Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Os arquitetos do escritório Architecture Studio Nolla projetaram, no Japão, uma casa especial para suportar possíveis abalos sísmicos, comuns em tal parte do mundo. A grande sacada foi utilizar um novo tipo de material altamente resistente.

Chamado de Glulam, ele é composto por várias lâminas de madeira que são fixadas com um adesivo de alta aderência, forte e resistente à umidade. O produto inovador se mostrou mais resistente do que diversos materiais, inclusive o aço, o que significa que pode suportar o desgaste normal que uma residência sofre e, responde melhor a situações de possíveis desastres ambientais, como fortes tempestades ou terremotos, já que suas lâminas suportam mais adaptações sem comprometer a estrutura. Seu custo é condizente com a durabilidade, mas quando comparado aos materiais utilizados em construções convencionais, oferece praticamente o mesmo custo benefício.

Mas não são apenas funcionalidades “de defesa” que a casa possui. A arquitetura conta com características para aproveitamento de iluminação e ventilação naturais e seus vãos e telhado são protegidos com o objetivo de prevenir o demasiado aquecimento no interior da residência.