Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Agência Pública, Idec e Cátedra Josué de Castro vão distribuir seis bolsas de R$ 8 mil para repórteres investigarem a relação entre alimentação e mudanças climáticas

Agência Pública

Por Redação em Agência Pública Você já pensou em todos os processos relacionados à nossa alimentação? Há um longo caminho que envolve a produção, o processamento, a distribuição, comercialização, preparo e consumo dos alimentos. Os sistemas alimentares têm impacto na economia, na saúde, na produção de energia e no meio ambiente. 

Segundo documento publicado pela OMS e pela FAO – Organização Mundial da Saúde e Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, os sistemas alimentares são responsáveis por entre 20 e 35% das emissões de gases do efeito estufa. Relatório do Observatório do Clima mostra que em 2019, as mudanças de uso da terra para agricultura no Brasil, com destaque para o desmatamento na Amazônia e no Cerrado para abertura de novas áreas para o plantio, somaram 44% do total de emissões domésticas de gases de efeito estufa.

Há muito a ser investigado e debatido sobre a relação entre sistemas alimentares e mudanças climáticas. Por isso, a Agência Pública se juntou à Cátedra Josué de Castro, da Faculdade de Saúde Pública/USP, e ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para promover a 14ª edição do programa de Microbolsas. Repórteres de todo o Brasil podem inscrever pautas investigativas sobre alimentação e mudanças climáticas. As seis propostas vencedoras ganharão uma bolsa de R$ 8 mil para produzir a reportagem, com mentoria e edição da Pública. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de fevereiro por este formulário.

Estamos em busca de pautas que abordem diferentes aspectos do tema, como a falta de acesso a alimentos saudáveis e o alto consumo de ultraprocessados, o impacto da alimentação não saudável na saúde e o papel do agronegócio, que, ao mesmo tempo que contribui para as mudanças climáticas, é afetado por elas. Documento elaborado pela Health and Climate Network, com apoio do Idec, aponta diversas conexões entre os sistemas alimentares e as mudanças climáticas.

As pautas vencedoras serão escolhidas pela Agência Pública, pela Cátedra Josué de Castro e pelo Idec, considerando a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. O resultado será divulgado a partir da segunda quinzena de março. 

Confira o regulamento da 14ª edição das Microbolsas e faça sua inscrição.