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Conheça mais sobre o estado de fluxo, ou o flow, e como atingi-lo

O estado de fluxo, ou flow state em inglês, é um termo que descreve um sentimento de profunda concentração e imersão. Profissionais da psicologia descrevem-no como um estado mental de absorção em alguma coisa, seja um hobby ou atividade. 

O termo foi adotado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que em busca do propósito do bem-estar na felicidade, entrevistou diversos artistas para conseguir apontar onde, exatamente, em nossas vidas nos sentimos felizes. Seus entrevistados descreviam momentos de foco tão intenso comparado ao sentimento de êxtase, onde seu trabalho apenas fluía e o tempo passava mais rápido. Esse “transe” foi, então, traduzido para o estado de fluxo

A indução do estado de fluxo varia em cada indivíduo e segue suas habilidades e valores individuais, onde a atividade precisa de atenção para ser exercida, mas não é tão complicada. Embora muitas pessoas acreditem que o sentimento só é desencadeado por atividades criativas como a música ou a arte, especialistas acreditam que o estado pode ser encontrado em diversas áreas da vida. 

O flow é mais comum em momentos desafiadores, em vez de instâncias de relaxamento. O próprio Csikszentmihalyi acredita que os melhores momentos da vida do ser humano não ocorrem durante momentos passivos, onde o corpo e a mente não estão estimulados, e sim o contrário. 

Benefícios

Associado à produtividade e à motivação, o estado de fluxo conta com diversos benefícios para a saúde mental, incluindo o aumento da felicidade, bem-estar e da criatividade. Além disso, os outros benefícios do fluxo são: 

  • Melhor senso de concentração 
  • Senso de clareza
  • Maior prazer e realização
  • Performance melhorada
  • Desenvolvimento de habilidades
  • Menos estresse

Tempo livre e solidão 

Em meio a pandemia de coronavírus, diversos estudos foram feitos para relacionar o tempo livre com a solidão. Desse modo, pesquisadores tentaram encontrar modos para reduzir a solidão das pessoas e descobriram que indivíduos que engajam em atividades e experiências significativas e desafiadoras eram menos propensos a sentimentos de isolamento. 

A pesquisa, então, foi capaz de comprovar outro aspecto positivo do estado de flow, sua capacidade de fazer com que indivíduos se sintam menos sozinhos. Essa imersão em hobbies e atividades conseguem ter um impacto significativo na vida das pessoas onde o estímulo social é insuficiente. 

Como entrar no estado de flow 

Para atingir o estado de flow é necessário encontrar uma atividade estimulante que condiz com suas próprias habilidades e gostos. Enquanto a televisão pode ser uma distração, ela não é exatamente responsável por induzir o estado de consciência. Encontre um hobby que você realmente goste e tente explorá-lo. Entretanto, ele não deve ser tão difícil ou fácil, e sim o equilíbrio perfeito entre os dois. 

De acordo com Csikszentmihalyi, é necessário estabelecer metas claras, para que sua mente consiga focar na atividade e na sua conclusão. Além disso, para otimizar o foco, é recomendado que todas as distrações possíveis sejam eliminadas, impedindo que o estado se quebre. 

Evite locais muito barulhentos, ou com mais distrações. Prefira se engajar com a atividade em casa ou em áreas calmas e menos populosas.

E finalmente, adicione desafios para que sua mente continue estimulada pela atividade, uma vez que alvos muito fáceis não são capazes de entreter a cabeça tempo suficiente para que o estado de flow seja atingido.