Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A pandemia do coronavírus trouxe fragilidades e desafios para a comunidade de Pedra Branca, na ilha de Cotijuba, no Pará

Imagem: Da Tribu/Divulgação

A pandemia do coronavírus trouxe fragilidades e desafios para a comunidade de Pedra Branca, na ilha de Cotijuba, no Pará. Cerca de 30 pessoas que lá vivem são parceiras da Da Tribu na produção de acessórios de moda sustentável, extraindo látex e tecendo os fios que dão vida aos acessórios.

A Da Tribu é um negócio de impacto socioambiental de moda sustentável. Do látex e de seu desdobramento em fios emborrachados surgem peças que valorizam a economia da floresta, gerando renda para suas comunidades e preservando a biodiversidade.

O trançar dessa moda tem um fio que nos leva à Comunidade de Pedra Branca, localizada na ilha de Cotijuba, na Amazônia Paraense. É de lá que vem o látex extraído por Manoel Magno, líder comunitário de 70 anos que trabalha na extração dessa matéria-prima há cinco décadas. E é também de lá que vem a feitura dos fios emborrachados, alma dos acessórios da Da Tribu, tessitura coordenada por Corina Magno, filha mais jovem de Manuel.

A parceria entre a comunidade e a Da Tribu gera sustento e impacta direta e indiretamente 30 pessoas. As mulheres são 16, e os homens, 14. Responsabilizar-se pela qualidade de vida dos povos amazônicos é, em nossas relações, motivação e propósito: garantia de renda para a comunidade e compromisso de manter a floresta em pé.

Nos últimos meses, como efeito da emergência da pandemia, não foram efetuadas vendas. Empenhada em garantir entrada de recursos para as famílias de Cotijuba atravessarem os próximos meses, foi lançada a campanha Tu pontes, Nós ponteios.

Semelhante às campanhas realizadas em plataformas de financiamento coletivo, a iniciativa oferece como recompensas biojóias de design único, vales-presente e passeio pela comunidade quando a pandemia passar.

Assim, cada peça Da Tribu celebra a proteção da floresta e a valorização dos saberes tradicionais da Amazônia, garantindo segurança e renda para as comunidades nesse período de crise.

Para saber mais sobre a campanha e o trabalho da Da Tribu, clique aqui: datribu.com/tupontes-nosponteios


Veja também: