Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Quer saber mais sobre os tipos de painel solar? Entenda suas funções e vantagens

O painel solar é uma alternativa para todas as pessoas que já pensaram em uma maneira mais sustentável de se obter energia. Uma das fontes alternativas e renováveis que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros é a solar. O Brasil é um excelente mercado para o setor energético. Isso porque a radiação solar média sobre a superfície do país é de até 2300 kWh/m², conforme o Atlas Solarimétrico da Cepel.

Uma das principais vantagens da energia solar é que ela reduz a preocupação com os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Afinal, elas têm sofrido com a falta de chuvas e o excesso de Sol

Apesar dos incentivos para a utilização da energia renovável, ainda existem dúvidas sobre a aplicação desse sistema em residências ou em empresas. 

Como ele funciona? Qual o custo de sua instalação? O retorno financeiro é vantajoso? Onde comprar? As perguntas são muitas. Bem, vamos às respostas!

Como funciona a energia solar?

Um sistema de energia solar é um modelo em que os componentes de seu kit funcionam de forma a realizar a captação da energia solar, e sua conversão em eletricidade ou energia térmica. Saiba mais na matéria:

energia solar
Energia solar: entenda o que é e seus usos

A energia produzida pode ser então utilizada no abastecimento da rede elétrica em larga escala. Isso acontece em usinas solares , mas também pode ser gerada em escalas menores, como a energia solar residencial. Além do sistema solar para geração de energia elétrica, há também aquele para energia térmica, que tem por objetivo a utilização da radiação solar para o aquecimento de água.

Os sistemas de energia solar fotovoltaica possuem alguns componentes básicos, chamados de kit de energia solar, agrupados em três diferentes blocos: o bloco gerador, o bloco de condicionamento de potência e o bloco de armazenamento. Cada grupo é formado por componentes com funções específicas.

  • Bloco gerador: painel solar; cabos; estrutura de suporte.
  • Bloco de condicionamento de potência: inversores, ou microinversor solar; controladores de carga.
  • Bloco de armazenamento: baterias.

Mas nisso tudo, o que é painel solar fotovoltaico? Ele é considerado o coração dos sistemas e fazem parte do primeiro bloco, o de geração de energia. Sua função específica é a de converter a energia solar em eletricidade. O número de painéis solares necessários varia de acordo com a demanda de energia da residência.

energia solar é renovável ou não renovável
Energia solar é renovável ou não renovável?

Como funciona o painel solar?

A principal função das placas solares é converter a energia da luz do Sol em energia elétrica ou térmica. Para tanto, existem diversos tipos de painéis solares para atender diferentes demandas. Focaremos, principalmente, no painel solar fotovoltaico.

Painel solar fotovoltaico

O painel fotovoltaico gera energia elétrica a partir do sol de forma muito simples. Além da energia fotovoltaica ser considerada limpa por não gerar resíduos para além das placas e não causar danos ao meio ambiente, os painéis que realizam a transformação da luz solar em energia elétrica demandam manutenção mínima.

Um painel solar fotovoltaico é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que possuem elétrons (partículas de carga negativa que giram ao redor dos núcleos dos átomos) e esses, por sua vez, ao serem atingidos pela radiação solar, se movimentam gerando uma corrente elétrica.

Por esse motivo, são necessárias inspeções periódicas para verificar se há acúmulo de poeira, folhas ou outros interferentes (como detritos de pássaros) sobre o painel. Geralmente a chuva é o suficiente para manter o painel livre de detritos, mas, quando não for, basta limpá-lo com um pano úmido e detergente neutro, sempre utilizando luvas de borracha e checando os fios soltos ou oxidados (o que acontece principalmente em regiões mais úmidas ou com maresia) para evitar acidentes.

Painel solar CSP

O painel solar CSP (Concentrating Solar Power), faz parte de um sistema de energia solar também conhecido como heliotérmico ou termossolar. Assim como a energia solar fotovoltaica, tal sistema tem como função transformar a energia solar em eletricidade. Porém, de forma indireta.

Neste sistema, os painéis solares são compostos por espelhos côncavos, que refletem a luz solar em um ponto, concentrando todo o seu calor. Assim, o calor é usado para aquecer um fluido, que gera vapor para movimentar turbinas ou motores. Com isso, é gerada energia elétrica, que é distribuída na rede elétrica.

Painel de aquecimento solar

Com o objetivo de aquecer fluidos de estabelecimentos, esses painéis, também chamados de coletores, são utilizados para capturar a radiação solar e convertê-la em energia térmica. Esse processo é feito por meio de um aquecedor solar, que aquece a água do estabelecimento.

Tamanho, potência e vida útil dos painéis fotovoltaicos

Os tamanhos e pesos dos painéis solares são bastante variáveis. Há vários tipos e variações, mas um painel possui, em média, aproximadamente um metro quadrado, e pesa pouco mais de 10 quilos. Um painel destas proporções possui cerca de 36 células fotovoltaicas, sendo capaz de produzir por volta de 17 volts, e uma potência de até 140 watts.

Os modelos existentes geralmente variam de cinco até 300 watts de potência máxima, dependendo da finalidade de seu uso, e da tecnologia adotada. Além disso, podem ser instalados diversos painéis fotovoltaicos, que podem ser organizados de formas diferentes, possibilitando que se trabalhe com muitas variações de sistemas de energia solar.

Um painel solar tem vida útil de aproximadamente 25 anos, sendo bem prático por não precisar de manutenção pesada (lembrando que outros componentes do sistema podem ter uma vida útil maior ou menor em comparação a esse). O tempo de retorno do investimento no sistema fotovoltaico é variável, e depende da quantidade de energia que o imóvel demanda.

Apesar disso, o sistema caseiro oferece economia: uma vez atingido este tempo de retorno, a conta de energia não precisará mais ser paga. Energia solar que se transforma em eletricidade “grátis”, uma das vantagens do sistema.

Exemplos de sucesso

Nos EUA, por exemplo, por muito tempo, empresas temeram que os painéis solares aumentassem os custos de eletricidade para pessoas sem painéis. Mas professores de engenharia elétrica e de computação da Michigan Technological University constataram o contrário.

Na verdade, proprietários de energia solar fotovoltaica ligada à rede estão subsidiando seus vizinhos. Joshua Pearce, um dos professores, diz que “qualquer pessoa que instala energia solar está sendo um grande cidadão para seus vizinhos e sua comunidade local”.

Além de ser boa para as comunidades, a tecnologia solar fotovoltaica é boa para o planeta e pode ser um método lucrativo para descarbonizar a rede. Ainda assim, uma reforma regulatória futura é necessária para garantir que esses proprietários não estejam subsidiando injustamente.

energia solar
Empresas de energia solar: como escolher?

Existem três tipos básicos de painéis solares fotovoltaicos

Painel solar monocristalino

Apresentam alto rendimento, e são feitos de células de silício monocristalino, ou seja, cada célula é formada por um único cristal desse elemento. O processo de fabricação do painel solar monocristalino é complexo, pois exige a produção de cristais únicos de silício de alta pureza para cada célula fotovoltaica.

Painel solar policristalino

Menos eficiente que o painel anterior; no silício policristalino, as células são formadas por diversos cristais, e não somente por um. O resultado final do painel solar policristalino é uma célula fotovoltaica com aparência de vidro quebrado.

Painel de filme fino

O material fotovoltaico de silício é depositado diretamente sobre uma superfície (podendo ser de metal ou de vidro), para formar o painel. Apesar de serem mais baratos, possuem uma eficiência energética muito menor, fazendo com que seja necessária uma área bem maior para compensar.

Como escolher?

A escolha do tipo e da quantidade de painéis a serem instalados depende então de diversos aspectos, tais como:

  • Demanda de energia;
  • Finalidade de uso da energia;
  • Local da instalação do sistema;
  • Espaço disponível.

Onde instalar?

Os painéis solares residenciais são geralmente instalados nos telhados (rooftop), porém, deve-se estar atento a algumas recomendações:

  • A geração de eletricidade pelos painéis solares pode ser prejudicada por ventos, sombras e superfícies reflexivas, que interferem, diminuindo a eficiência do processo;
  • É importante que haja uma boa circulação de ar no local, para que as células não superaqueçam;
  • O telhado deve ser resistente ao peso dos painéis.

A inclinação e a orientação dos painéis também podem interferir na eficiência do painel solar. No caso do Brasil, localizado no hemisfério sul da Terra, o painel solar instalado deve ter a face orientada para o norte verdadeiro. Esse não é o mesmo norte dado pela bússola.

Para países do hemisfério norte, o painel solar deve estar orientado para o sul verdadeiro. O norte magnético, para onde uma bússola padrão aponta, está alinhado com os pólos da Terra e está em constante movimento, apesar de leve. O norte real é o que você vê em um mapa de papel e é constante.

Veja mais sobre como instalar energia solar em sua casa. Veja também o vídeo sobre o funcionamento do painel solar (em inglês).

Lembre-se de garantir que os componentes utilizados tenham a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ele realizou a implementação da Portaria n.º 357 em 2014, com o objetivo de estabelecer regras para os equipamentos de geração de energia fotovoltaica.

Desvantagens

A energia solar é um dos recursos renováveis mais promissores no Brasil e no mundo. Pois causa impactos ambientais mínimos e reduz a pegada de carbono dos consumidores. Isso porque, ao optar por painéis solares, eles minimizam suas emissões ao optar por uma forma de obtenção de energia de baixo potencial danoso.

Infelizmente, ainda há poucos incentivos e linhas de financiamento desse tipo de energia no Brasil. Espera-se que, com a subida do consumo de sistemas de energia fotovoltaica, surjam novos incentivos, mais aplicáveis e acessíveis à habitação comum.

Apesar do uso da energia solar ser considerado limpo, o uso dos painéis solares pode ser problemático. Isso porque, além de custarem caro, especialistas já mostram preocupação com o que será feito com milhares de placas solares no final da vida útil.

O Ministério do Meio Ambiente do Japão alertou que, até 2040, o país produzirá 800.000 mil toneladas de resíduos solares.

A Agência Internacional de Energia Renovável calculou que, até 2050, o número de painéis solares será de 75 milhões, pesando 250 mil toneladas. O que pode ser um grande problema em termos de resíduos sólidos, de acordo com cientistas.

energia solar vantagens e desvantagens
Energia solar tem vantagens e desvantagens

Como é feita a reciclagem dos painéis solares?

A reciclagem dos painéis solares ainda não é viável economicamente. Apesar de possuírem materiais valiosos, como cobre e prata, eles não valem tanto quanto os de celulares e outros aparelhos.

Por causa disso, o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica afirma que a melhor solução, por enquanto, são aterros.

Entretanto, em Washington, nos Estados Unidos, foi aprovada uma legislação que obriga fabricantes de painéis solares a terem planos de reciclagem para seus produtos.Na Europa foi inaugurada a primeira usina de reciclagem de painéis solares em junho de 2018.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais