Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça alimentos e substâncias naturais que funcionam como remédio natural para ajudar no tratamento dos sintomas da diabetes

O remédio natural para diabetes pode ajudar pessoas que sofrem com a condição e estão fazendo tratamento médico. Apesar dessas substâncias oferecerem certo alívio para os sintomas, o acompanhamento com um profissional não deve ser ignorado. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de diabéticos vem crescendo. A doença já é considerada uma epidemia e a cada ano cerca de sete milhões de pessoas entram nessa lista. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que 12 milhões de pessoas têm a doença. Porém, cerca de metade delas não sabe disso.

diabetes
Diabetes: tipos, sintomas e como tratar

Quais os tipos de diabetes?

A doença é classificada em dois tipos: diabetes tipo 1 e tipo 2 . Na diabetes tipo 1, o pâncreas para de produzir insulina subitamente. A diabetes tipo 2, no entanto, afeta a capacidade do organismo de converter o açúcar presente no sangue em energia. Ou seja, ele não responde e nem produz insulina no corpo como deveria.

O tipo 1 é autoimune e não há prevenção. Já a diabetes tipo 2 pode ser evitada na maioria dos casos com a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável. Segundo a diretora da Associação Diabetes Brasil, cerca de 90% dos pacientes possuem diabetes tipo 2.

Adquirir uma vida saudável é fundamental para todos, mas principalmente para quem descobre que tem diabetes. Mesmo que a pessoa não apresente os sintomas, afinal, ajuda a controlar diversas condições. Desse modo, você evita que o quadro se agrave e afasta as temidas complicações, como cegueira, falência renal, problemas circulatórios e infarto.

Como tratar a diabetes?

Segundo balanço do Ministério da Saúde, a diabetes mata quatro vezes mais do que a Aids no Brasil. Entender como ela funciona e como causa alterações no organismo é fundamental para evitar as complicações.

Por isso, selecionamos receitas e alimentos que podem te auxiliar na prevenção e no controle da diabetes. Eles não substituem o tratamento, mas são remédios naturais que atuam em conjunto com os fármacos para amenizar os sintomas. Lembrando que é necessário consultar um(a) médico(a) e informar sobre possíveis alterações em sua dieta. Ele (a) pode determinar estratégias adequadas ao tratamento do seu caso.

O principal objetivo no controle da diabetes é baixar os níveis de glicose no sangue. Medidas que podem auxiliar pessoas diabéticas a conseguir isso são: manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente e tomar medicamentos.

Um estilo de vida saudável não significa cura, mas pode oferecer uma qualidade de vida com a redução dos sintomas. O primeiro passo é a restrição calórica e a abstenção do consumo de açúcares simples.

adoçante natural
Adoçante natural: conheça seis opções

Existem diversas substâncias na natureza que vêm sendo estudadas por sua atuação na prevenção ou redução de sintomas da diabetes. Contudo, lembramos da necessidade de sempre monitorar seus níveis de açúcar no sangue. Além de consultar sua médica ou médico sobre a utilização de suplementos.

Remédio natural para diabetes caseiro

Confira aqui uma lista de dez alimentos que são remédios naturais capazes de auxiliar no tratamento para diabetes:

1. Ácido Alfa Lipóico

Ele está presente em alimentos como espinafre, brócolis, ervilha, fígado, batatas, levedura de cerveja, couve-de-bruxelas e farelo de arroz. Diversos estudos relacionam a substância a uma melhora do metabolismo da glicose e ao aumento da sensibilidade à insulina. 

Além disso, pesquisas indicam que ele pode contribuir para a redução de lesões causadas por neuropatia periférica resultante da diabetes. Suplementos em cápsula de ácido alfa lipóico ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo um ótimo remédio natural para diabetes. Eles estão disponíveis em lojas de alimentos naturais e em algumas farmácias. Lembrando que é bom consultar sua médica sobre a possibilidade de tomar o suplemento.

2. Gymnema (Gymnema sylvestre)

A planta é utilizada no tratamento para diabetes na medicina Ayurveda há mais de dois mil anos. O vegetal é natural das florestas tropicais da Índia e da África. Ele tem sido muito estudado por suas propriedades de reduzir os níveis sanguíneos da glicose por diminuir sua absorção intestinal. Outros efeitos secundários que também têm sido relacionados à ingestão da planta são relacionados às reduções de peso e de colesterol.

3. Crômio

O cromo ou crômio pode ser encontrado em alimentos, como na levedura de cerveja, em ostras, fígado, queijo, bananas, oleaginosas e batatas, na forma de crómio trivalente (Cr3+). A deficiência desse mineral está associada a alterações relacionadas com a diabetes, como:

  • Resistência à insulina;
  • Diminuição de seus receptores;
  • Intolerância à glicose;
  • Incapacidade de a utilizar como fonte de energia;

 A suplementação de cromo aumenta a sensibilidade à insulina.

4. Canela

A canela, além de saborosa, pode ser uma aliada no tratamento da diabetes. O uso regular da especiaria auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol.

5. Betaglucana

Ela é encontrada em cereais, como a aveia, em cogumelos, leveduras e na cevada. Fibras são muito importantes para a manutenção da saúde. As betaglucanas são fibras altamente viscosas e sua ingestão está relacionada à atenuação da resposta glicêmica e insulínica. 

Por isso, têm sido estudadas como eficientes na redução dos níveis de colesterol e dos níveis sanguíneos de glicose. A fibra é um excelente remédio natural para diabetes e sua ingestão é recomendada para modular a glicemia e a necessidade de insulina.

6. Mirtilo

O consumo de frutas está relacionado à redução da possibilidade de desenvolvimento de diversas doenças. O mirtilo ou blueberry está relacionado à prevenção da diabetes. Além disso, é útil no tratamento por apresentar propriedades que diminuem a resistência à insulina.

7. Ginseng

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do Ginseng e de sua utilização na medicina chinesa. Mas, entre outras propriedades, o ginseng tem sido pesquisado por suas potencialidades hipoglicemiantes. Ou seja, ele atua diretamente como um remédio natural na redução da concentração de glicose no sangue.

suco detox
Suco detox para emagrecer: receitas e benefícios

8. Momordica charantia

Conhecido como melão amargo ou melão-de-são-caetano, o vegetal está relacionado com a tolerância à glicose em pacientes diabéticos. Uma pesquisa, aponta que 73% dos pacientes analisados apresentaram uma tolerância à glicose superior após o tratamento com a planta. Extratos da planta ou chás podem ser utilizados como remédio natural para diabetes.

9. Feno-grego

O feno-grego é uma erva utilizada há milhares de anos pela medicina oriental para o tratamento de diversas doenças. Um de seus usos é justamente como remédio natural para diabetes. Pesquisas demonstram que a erva melhora a tolerância à glicose e reduz os níveis de açúcar no sangue devido a sua atividade hipoglicemiante. Você pode encontrar suplementos de feno-grego, em pó e em cápsulas, em lojas de produtos naturais.

10. Rabanete

O delicioso vegetal de sabor picante combina com saladas e traz diversos benefícios para a saúde, como o auxílio na perda de peso. Seu uso não é tão popular, porém pesquisas apontam que ele é um vegetal que quando à dieta, pode ajudar no tratamento. O rabanete auxilia na redução dos níveis glicêmicos do sangue.

Na medicina tradicional, diversos outros vegetais são utilizados como remédios naturais para diabetes. Alguns exemplos são:

 Contudo, é preciso sempre monitorar seus níveis de açúcar no sangue e conversar com seu médico (a) sobre a utilização de suplementos.

A ingestão desses vegetais precisa estar acompanhada de uma alimentação saudável, com alta ingestão de fibras e da prática de exercícios físicos. Manter-se hidratado e relaxado também é muito importante. 

O estresse e a depressão podem causar uma elevação dos níveis de açúcar no sangue. A diabetes é uma condição que te obriga a levar uma vida mais saudável. Com o acompanhamento correto e as adequações na rotina, é possível aproveitar a vida com qualidade.

11. Chá

Uma análise, publicada em 2022 , apontou que beber chá também pode ser uma alternativa para evitar o tipo 2 de diabetes. Apesar de serem necessários mais estudos, pesquisadores acreditam que os polifenóis presentes na bebida ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue. Assim diminuindo os riscos de desenvolver a condição. 

Segundo os estudos, a quantidade é importante para que ocorra a prevenção. Logo é necessário ser um grande apreciador de chá e ingeri-lo continuamente. Porém, também é preciso tomar cuidado ao consumi-lo, já que chá em excesso pode sobrecarregar os rins. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais