Cinco dicas para evitar que sua bicicleta seja furtada

eCycle

Ciclistas devem investir pelo menos 20% do preço de sua bicicleta em equipamentos para evitar furtos e roubos

Bicicleta com cadeado

Bicicletas são um ótimo investimento: elas dão retorno ao meio ambiente, à saúde e ainda te deixam mais feliz. Mas um problema a ser considerado quando você adquire sua bike é a questão da segurança. Em Amsterdã, na Holanda, capital do ciclismo no mundo e considerada a melhor cidade para se pedalar, o número anual de furtos de bicicletas varia de 50 mil a 80 mil, ou seja, até no lugar mais indicado do mundo para se pedalar, o furto é um problema sério.

Não existem estatísticas sobre o furto de bicicletas no Brasil, mas segundo o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, o número de ocorrências registradas no site passa de dois mil furtos e roubos e a tendência é esse número aumentar conforme a quantidade de ciclistas cresce. A taxa é alta devido à facilidade e ao baixo risco na hora de furtar uma bicicleta (como apontado no vídeo ao final desta matéria).

Mas há modos de você se prevenir. Confira algumas dicas para não ter a bicicleta roubada:

Invista em segurança

Seguradoras aconselham gastar o equivalente a 20% do preço da bicicleta em seu cadeado. Tenha em mente que com tempo e as ferramentas certas qualquer cadeado pode ser arrombado; porém, um bom cadeado irá atrasar o furto e desanimar o ladrão. Considere instalar mais de um cadeado, de preferência de diferentes tipos (rígido e flexível) pois estes irão atrasar ainda mais o processo e vão requerer mais ferramentas, complicando o que deveria ser um furto simples e rápido.

Tranque-a em um lugar firme

De preferência prenda sua bicicleta em um bicicletário ou em um paraciclo, porém se não houver nenhuma dessas opções, procure trancá-la em um lugar firme para dificultar furtos. Os paraciclos em formato de "U" invertido são os mais recomendáveis por permitirem prender as duas rodas.

Importante: Caso sua bicicleta tenha o acessório de engate rápido ou quick release, prenda-o também, ou leve-o com você.

Procure não acorrentar sua bicicleta a uma árvore, pois as tentativas dos ladrões podem danificar a árvore.

U-Lock e D-Lock

pneu de bicicleta com tranca pendurara mostra bicicleta mal trancada

Não são à prova de furto, mas aumentam bastante as chances do ladrão não ser bem-sucedido. Como dito anteriormente, não é recomendado investir em apenas uma tranca. O ideal é usar a U-Lock (também conhecida como D-Lock) para prender a roda traseira no local (paraciclo, poste, fica a seu gosto - desde que seja um local legalizado!), e um cabo de aço para prender o selim e a roda dianteira para evitar que você volte e encontre sua bicicleta na mesma situação da foto acima.

Dê preferência às trancadas a chave e evite aquelas com combinação por senha, pois com tempo e paciência é possível adivinhar a senha escolhida.

Registro de bicicletas

Registre sua bicicleta ou pesquise seu registro antes de comprá-la, assim você evita comprar um bike roubada e permite identificação do seu dono, dificultando o seu furto. Visite o site Bike Registrada para mais informações.

Por que não inovar?

Se você tem uma grana para investir em conceitos que estão saindo do papel, as possibilidades de furto também diminuem. A incrível nCycle dificulta bastante a vida dos ladrões, pois seu guidão é a própria trava. Já a Gi Bike utiliza tecnologia antifurto em suas rodas.

Porém, não apenas os ciclistas devem mudar seu hábitos para poder armazenar suas bicicletas com segurança. Iniciativas como Biceberg, estacionamento subterrâneo de bicicletas, mostra que investir na infraestrutura voltada para mobilidade urbana é tão importante quanto aumentar o número de ciclistas, garantindo segurança e conforto.

Confira os vídeos sobre furto de bicicletas (em inglês):


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail