Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O greenhushing pode prejudicar a representatividade de empresas verdes no mercado e confundir os consumidores

Greenhushing é uma prática feita por empresas sustentáveis que se recusam a divulgar qualquer coisa sobre a sustentabilidade dos seus produtos ou serviços por medo de críticas. Assim, ela pode ser considerada uma atividade oposta ao greenwashing. O greenwashing, por sua vez, consiste na estratégia de promover discursos sobre ser mais ambientalmente, ou ecologicamente, correto do que realmente é.

No entanto, acredita-se que algumas empresas também praticam o greenhushing para se mostrarem mais sustentáveis do que realmente são. Isso significa que tal prática pode se combinar ao greenwashing, o que pode se tornar mais um problema.

Essa estratégia faz parte de uma lista de diversas práticas empresariais que prejudicam o meio ambiente. Confira mais sobre os outros tipos de greenwashing:

  1. Greenlabelling: o greenwashing escondido em rótulos
  2. Greencrowding: estratégia de greenwashing em grupo
  3. O que é greenlighting e por que você pode estar sendo enganado 
  4. Greenrising: as falsas metas verdes empresariais
  5. Greenshifting: empresas responsabilizam consumidores por impactos ambientais
  6. Lavagem climática: empresas capitalizam eco-ansiedade com climate-washing
  7. Woke-washing: pratica empresarial coloca humanidade em risco

Por que algumas empresas verdes praticam o greenhushing?

Foto de Dylan Gillis na Unsplash

As empresas comprometem-se ao greenhushing quando trabalham ativamente para tomar medidas ambientalmente sustentáveis, tais como reduzir a sua pegada de carbono, produzir menos resíduos e fabricar menos plástico, mas não divulgam seus esforços ao público.

Coleta de resíduos
A importância de praticar a coleta de resíduos

Isso acontece, principalmente, por medo de consumidores julgarem seus objetivos de sustentabilidade como insuficientes e exigirem mais. Da mesma forma, muitos têm medo de terem seus produtos julgados como de qualidade inferior por serem de origem natural, o que pode afastar clientes. 

Além disso, essas empresas também temem o ressentimento de investidores e políticos que acreditam que medidas sustentáveis prejudicam os lucros. Este é o caso do estado do Texas, nos Estados Unidos, que baniu seus municípios de firmarem negócios com bancos que possuíam políticas ESG e eram contra o uso de combustíveis fósseis. Essa medida fez muitas empresas “verdes” dos Estados Unidos ocultarem suas práticas por medo de receberem a mesma retaliação.

Os alvos mais afetados são pequenos negócios que buscam um espaço no mercado. Isso porque anunciar suas práticas sustentáveis pode atrair muita pressão de consumidores para criarem metas mais ambiciosas, o que acaba diminuindo seu lucro. 

Consequências do greenhushing

Praticar o greenhushing pode ser um grande obstáculo na luta para difundir medidas sustentáveis entre empresas. Ao escolher não divulgar suas iniciativas e conquistas ecologicamente corretas, uma empresa se priva de tornar-se um ponto de referência para outras instituições que buscam adotar políticas sustentáveis. Assim, não há representatividade no mercado para incentivar outras indústrias a se tornarem mais sustentáveis. 

Além disso, o greenhushing pode prejudicar consumidores que buscam por marcas sustentáveis e desviar investidores que procuram financiar empresas e tecnologias verdes. 

O que pode reduzir o greenhushing?

Uma solução para reduzir as práticas de greenhushing é a adoção de políticas mais rigorosas para empresas divulgarem seus relatórios climáticos. Esses regulamentos dependem de cada governo. Porém, essa medida pode diminuir as escolhas das empresas de praticarem o greenhushing, segundo artigo publicado na revista Fast Company.

Greenhushing usado como um tipo de greenwashing

Um tipo diferente de greenwashing pode ser praticado quando uma empresa adere ao greenhushing para esconder-se sob o pretexto de ser “silenciosamente consciente”, isto é, promover impactos ambientais positivos sem se exibir. No entanto, ao permanecer vaga, ela pode dar a impressão de que é mais verde do que realmente é.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais