Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A prevenção e detecção do câncer são fundamentais para diminuir o índice de incidência da doença no Brasil

Confira abaixo alguns possíveis sintomas de câncer que podem te ajudar a fazer um diagnóstico precoce. Mas saiba que esses sintomas NÃO CONFIRMAM que a pessoa tem câncer, mas podem ser um indicativo. Lembrando sempre que estes são somente alguns indicadores que podem renovar o interesse na busca de ajuda especializada, portanto; caso tenha algum deles, procure ajuda médica.

Mudanças na urina

sintomas de câncer
Imagem editada e redimensionada de Syed Umer, está disponível no Unsplash

Todos sabemos que qualquer sangramento ou excreção (descarga) na sua urina é algo que deve ser relatado ao médico. Porém, não é apenas a mudança na natureza da urina que pode ser um problema, mas também a quantidade. Conforme envelhecemos, a necessidade de urinar é mais frequente, mas se você notar um aumento repentino na frequência de visitas ao banheiro, particularmente de noite, é válido procurar ajuda médica.

Mudanças na pele

Achou uma verruga nova? Ou percebeu que uma velha verruga parece estar mudando de forma ou cor? Examine seu corpo a procura de manchas e verrugas e fique de olho no ABC: Assimetria (se um lado da mancha ou verruga for maior que o outro, pode ser um sinal de melanoma), Borda (as bordas da verruga devem ser lisas, se forem irregulares ou indefinidas, vale dar uma checada com médicos) e Cor (a cor preta pode indicar o melanoma). Isso pode ser um dos sintomas de câncer de pele e deve ser checado pelo seu dermatologista imediatamente.

Nódulos nos seios ou vermelhidão

sutiã
Imagem editada e redimensionada de Pablo Heimplatz, está disponível no Unsplash

É de extrema importância que todas as mulheres realizem o autoexame regularmente à procura de caroços e nódulos, os mais conhecidos indicadores do câncer de mama. Mas também é importante ficar de olhos bem abertos para mudanças na pele, vermelhidão e secreção saindo do mamilo, que podem ser sinais de algo em desenvolvimento.

Sangramento intermenstrual

Se houver sangramento entre menstruação, você deve procurar ajuda médica. Pode ter inúmeras causas, desde inicio ou interrupção de pilulas anticoncepcionais, estresse, DSTs e até câncer do colo de útero, ovários ou vagina. É importante fazer visitas periódicas ao ginecologista e fazer o exame de papanicolau periodicamente para saber se não se trata de um dos sintomas de câncer.

sintomas de cancer
Imagem editada e redimensionada de terricks noah, está disponível no Unsplash

Perda de peso repentina

sintomas de cancer
Imagem editada e redimensionada de i yunmai, está disponível no Unsplash

Se você está tentando perder peso, isso pode ser algo bom. Mas se você não está tentando, e o peso continua sumindo, isso pode ser um sinal de um problema maior. Caso tenha perdido mais de 5% de seu peso nos últimos 6 ou 12 meses e essa perda de peso foi acompanhada de outros sintomas, vale a pena marca uma consulta com seu médico para dispensar o diagnóstico de câncer.

Manchas brancas ou vermelhas em sua boca ou lábios

Notar aparecimento de manchas nos lábios é importante para detectar câncer na boca. É importante também realizar o autoexame mostrado no vídeo acima. O câncer de boca é um dos mais comuns entre homens e fumantes. Se encontrar algum dos sintomas, é importante fazer uma visita ao médico, pois o diagnóstico precoce auxilia fortemente na hora do tratamento.

Dores de cabeça

sintomas de cancer
Imagem editada e redimensionada de Trần Toàn, está disponível no Unsplash

Se você não está acostumado a ter dores de cabeça e elas estão cada vez mais frequentes, você deveria ficar de olho. Dores de cabeça crônicas podem ser causadas por estresse, por uma dieta ruim ou por falta de sono, assim como por outras inúmeras condições, e pode ser um dos sintomas de câncer.

Fadiga

Se você esta cansado devido a uma rotina agitada ou uma semana estressante, sem problemas, tire um tempo para si, cuide-se e priorize sua saúde! Mas se você está cansado o tempo todo por razão nenhuma, isso pode ser um tanto problemático. E se continuar por mais algumas semanas, você deve conversar com seu médico a fim de descobrir sua causa e descartar que seja um dos sintomas de câncer.

sintomas de cancer
Imagem editada e redimensionada de Hutomo Abrianto, está disponível no Unsplash

Tosse crônica

Sempre parece difícil se livrar de uma tosse quando ela te pega. Mas a realidade é que a tosse não deveria durar mais do que três ou quatro semanas. Se ela durar, especialmente se você for um fumante, é algo válido a ser checado pelo médico otorrinolaringologista ou pneumologista.

Lembre-se: fique de olho para qualquer anormalidade em seu corpo e tome bastante água!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais