Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Dicas e truques de como economizar no supermercado e de como evitar comprar mais do que o necessário

Entender como economizar no supermercado pode fazer toda a diferença na rotina. Fazer as compras de mês, afinal, pode ser o gasto mais complexo dependendo do seu estilo de vida. Alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza podem pesar na conta, porém são essenciais e, na maioria das vezes, insubstituíveis.

Cortar gastos desnecessários no supermercado é um hábito bom a se desenvolver e que pode gerar um dinheiro extra no final do mês. Comece a guardar dinheiro aprendendo a otimizar suas compras mensais. 

Menos desperdício

O desperdício pode ser o que mais nos faz gastar. Compramos mais comida no que consumimos ou decidimos pedir em restaurantes, mesmo tendo uma geladeira cheia. Para evitar desperdícios faça um plano de refeições por semana, utilize alimentos em receitas diferentes e tente evitar pedir comida pronta. 

Seja realista, pense no que você gosta de comer e quanto tempo você tem para cozinhar todos os dias. Mantenha-se no plano quando for fazer compras, monte uma lista e siga-a à risca. 

Visitas semanais

Ao invés de fazer uma compra grande por mês, tente ir uma vez no meio da semana. Após seguir o seu plano semanal, compre o que for necessário. Isso evita o desperdício e faz com que você tenha uma noção mais objetiva do que já tem e do que precisa. 

Vá sozinho

Ir ao supermercado com alguém pode resultar em gastos desnecessários. Crianças e parceiros também são menos propensos a seguir a lista de essenciais e comprar por gosto e não pelo que é necessário. Portanto, vá sozinho, priorize o essencial e encurte seu tempo no supermercado. 

Tente achar o problema

Guarde as notas fiscais de idas anteriores ao supermercado e tente entender onde gastou demais. Quais foram as compras desnecessárias, quais são exatamente os seus essenciais mensais e o que não pode faltar na sua casa. 

Preste atenção no freezer

Olhar o seu freezer pode ser a melhor dica de como economizar no supermercado. É normal negligenciar o freezer, esquecer o que temos congelado e priorizar a comida fresca. Porém, congelamos as coisas por um motivo. Certifique-se de que você não tem algo congelado que precise comprar no supermercado. Priorize as sobras congeladas que ainda podem ser consumidas e, para evitar esquecer do freezer novamente, inclua-as no seu plano semanal. 

Limpeza natural

Os produtos de limpeza, além de serem caros, também podem ser uma fonte para a poluição química da sua casa. Aprenda a fazer produtos naturais a partir do que você já tem em casa, como sal, bicarbonato de sódio e até mesmo casca de laranja. 

Reduza a carne

A carne é, muitas vezes, vista como essencial no dia a dia, mas pode ser substituída por outras fontes de proteínas mais baratas. Legumes, grãos e vegetais são mais baratos e também podem inspirar novas receitas. Invista em ingredientes naturais e não em substitutos de carne industrializados. 

Tente essa substituição por proteína vegetal pelo menos uma vez por semana e veja se a conta semanal diminui! 

Essas dicas podem parecer óbvias, porém não são comumente praticadas. É normal comprar coisas desnecessárias, esquecer dos essenciais e seguir a intuição. Praticar a praticidade pode ser difícil de primeira, mas pode garantir um dinheiro extra que pode ser investido em outras áreas da vida. Aprenda como economizar no supermercado prestando atenção no que você já tem.