Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A esfoliação da pele deve ser feita com produtos naturais para evitar impactos ao meio ambiente

A esfoliação é um tratamento feito com substâncias granulares misturadas a cremes ou óleos com o objetivo de limpar, renovar e hidratar a pele. Os benefícios são inúmeros, como deixar a pele mais macia. Ela melhora e uniformiza a tonalidade da camada superficial da pele, é eficaz contra a celulite, estimula a circulação sanguínea, auxilia na eliminação de toxinas e impurezas, além de devolver à pele um aspecto saudável, vigoroso, luminoso, uniforme, macio e com toque sedoso.

Apesar de possuir todos os tipos de benefícios para a saúde e beleza da pele, alguns esfoliantes contêm substâncias granulares feitas de microplásticos, que contaminam água de mares, rios e lagos. Por isso, é tão importante que você opte por produtos naturais.

Esfoliação com borra de café
Como fazer esfoliação com borra de café

Importância 

A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso merece um cuidado especial. Todos os dias estamos expostos à agentes que acabam prejudicando a saúde e beleza da pele, como ataques dos raios solares, vento, poluição e resíduos que ficam suspensos no ar.

Na superfície da pele, camadas de células mortas e sujeiras ficam acumuladas e se depositam nos poros. Além de criar uma camada que impede a ação eficiente dos cosméticos, essas substâncias deixam a pele com uma aparência áspera, fosca, seca e cansada. Dessa maneira, a esfoliação é importante porque uniformiza a tonalidade da pele, devolvendo a ela um aspecto saudável, luminoso e vigoroso.

O que é a esfoliação?

A esfoliação é um tratamento facial ou corporal que auxilia na renovação da pele, eliminando as células mortas e as impurezas que deixam o maior órgão do corpo envelhecido, seco e desidratado. A eliminação dessas células mortas remove as impurezas, o que libera os poros e, consequentemente, a respiração cutânea. Além disso, ela permite que a pele possa absorver de maneira mais eficaz os compostos presentes em cremes e cosméticos que serão aplicados posteriormente.

A particularidade da esfoliação facial é a sua ação de limpeza profunda que desintoxica a pele, tornando-a nitidamente mais lisa, suave e luminosa. Esfoliar o corpo ajuda no combate às celulites, gorduras localizadas e afina as partes mais grossas do corpo, como cotovelos, joelhos e pés.

Para cada parte do corpo deve ser usado um tipo de esfoliante específico. Esfoliantes corporais devem ser mais consistentes e com granulação maior. Já os faciais devem ser mais suaves e com menor granulação para não irritar a pele sensível do rosto.

Principais benefícios da esfoliação

A esfoliação é um tratamento muito importante para a pele, já que elimina impurezas que a deixam com um aspecto danificado. Os benefícios que esta ação promove são diversos, entre eles estão:

  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Remove as células mortas expelidas pelo organismo;
  • Desobstrui os poros, limpando profundamente;
  • Atenua e combate rugas e linhas de expressão;
  • Combate o aparecimento de acnes e cravos;
  • Elimina manchas e marcas de acnes;
  • Estimula a produção de células novas com mais colágeno;
  • Evita oleosidade excessiva;
  • Deixa a pele pronta para hidratação, aumentando a capacidade de absorção dos cremes hidratantes.

No corpo, além de ser eficaz contra celulite e gordura localizada, ajuda a evitar pelos encravados. Recomenda-se esfoliar três dias antes da depilação para remover células mortas e afinar a pele, e três dias depois para evitar que os pelos se encravem.

Quando feita no verão, a esfoliação física assegura um bronzeamento natural, uniforme e duradouro em uma pele bem preparada, sem defeitos e manchas. Dependendo dos ingredientes e da técnica utilizada, ela pode ser feita na forma de massagem corporal, uma vez que possui características relaxantes e revigorantes.

Como se faz esfoliação?

A frequência com que se deve fazer a técnica varia com o tipo de pele de cada pessoa.

Peles normais a secas

Para pessoas com peles normais a secas, recomenda-se que o processo de esfoliar seja feito de uma a duas vezes por semana. As peles ressecadas renovam as células mais lentamente e acumulam grande quantidade de escamas na superfície. Duas esfoliações por semana conseguem diminuir a espessura da camada córnea, reativando a renovação celular.

Peles oleosas ou mistas

Peles oleosas ou mistas podem ser esfoliadas de duas a três vezes por semana. Nesse tipo de pele, a esfoliação auxilia na desobstrução dos poros, reduzindo a existência de cravos.

Peles sensíveis

Podem ser submetidas ao processo com técnicas suaves a cada 15 dias.

Peles maduras

Em função da menor taxa de renovação das peles maduras, recomenda-se a prática duas vezes por semana, sempre com esfoliantes suaves.

Peles com acnes

Pessoas com pele acneica devem evitar a esfoliação, já que pode ocorrer ruptura das pústulas, havendo risco de infectar glândulas sebáceas e agravar o problema. No caso de acnes leves, a técnica pode ser feita sob orientação médica.

A aplicação é feita com os dedos, em movimentos suaves e circulares, colocando uma leve pressão enquanto espalha o produto pelo rosto. Em regiões mais ásperas, deve-se aumentar um pouco a pressão. Deixe o esfoliante agir por alguns minutos e remova com água morna.

Dicas para se esfoliar

No rosto, o ato de esfoliar pode ser seguido de algum outro procedimento, como extração dos cravos, máscara facial ou massagem. O importante é sempre finalizar com um creme hidratante, óleo vegetal ou, caso seja realizada de dia, aplique um protetor solar antes de se expor ao sol. É fundamental realizar uma boa hidratação após o processo.

No verão esfolie o corpo uma vez por semana para garantir um bronzeado harmonioso. Nunca tome sol logo em seguida da esfoliação, dê um espaço de um dia para se expor aos raios solares. No inverno, deve ser realizada com menor frequência para que a pele não perca a camada de gordura que a protege do frio.

Nos pés, ela pode ser feita mais de uma vez por semana, a fim de evitar o ressecamento e rachaduras. Aplique o produto apenas na planta do pé, nunca na região superior.

Nunca faça esse procedimento em peles com acnes, feridas, dermatites, machucados ou queimaduras, pois o atrito que a esfoliação corporal promove poderá irritar a pele e agravar os problemas. Olhos e bocas também não devem ser esfoliados; para os lábios, existem esfoliantes adequados.

Atente-se ao tipo de esfoliante mais indicado para seu tipo de pele. Nunca utilize um produto para esfoliar o corpo no rosto. Para cada região existe um tipo de esfoliante específico.

Impactos da esfoliação para o meio ambiente

Apesar de trazer muitos benefícios para a saúde e beleza da pele, a esfoliação pode prejudicar o meio ambiente e os ecossistemas aquáticos. A maioria dos esfoliantes é composto por substâncias granulométricas. O que muitos não sabem é que essas pequenas bolinhas presentes nesses produtos são microesferas de polietileno, os populares microplásticos, altamente poluentes e que contaminam a água de mares, rios e lagos. Quando chegam aos ecossistemas aquáticos, pequenos crustáceos e peixes acabam se alimentando delas e, consequentemente, se contaminando.

Para evitar que os rios e oceanos se contaminem com essas perigosas substâncias, vale a pena conferir os rótulos dos produtos antes de comprá-los. Evite aqueles que contêm polyethylene ou polypropylene na composição. Alguns deles também podem conter substâncias nocivas à saúde, como parabenos. Por isso, opte pelos cosméticos orgânicos e naturais, que não prejudicam a saúde ou o meio ambiente.

Esfoliantes caseiros podem ser uma boa opção. Basta escolher a granulometria adequada, dependendo da região do corpo em que for aplicar. As argilas também são uma ótima opção, já que possuem as mesmas propriedades dos esfoliantes e são naturais. Você pode encontrar na Loja eCycle os esfoliantes naturais, argilas e outros produtos.

Esfoliação caseira

Para fazer uma esfoliação caseira, é indicado que misture duas colheres de sopa de mel e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Umedeça a pele com água fria e aplique a mistura no rosto utilizando movimentos circulares. Em seguida, enxágue bem.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais