Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Nova coalizão pelo clima surge no país para fortalecer a agenda climática

Imagem de Harrison Moore no Unsplash

Acontece nesta quinta-feira (28/1) o lançamento da ACA Brasil (Aliança pela Ação Climática). Parte de uma rede de coalizões nacionais que já existe em vários países (como Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul), a ACA nasce no Brasil com a missão de fortalecer a agenda subnacional de clima ao conectar e mobilizar atores de diversos setores da sociedade.

Lideranças empresariais, investidores, autoridades locais e estaduais, acadêmicos, imprensa, entidades religiosas, organizações da sociedade civil e juventude são assim reunidas sob a bandeira conjunta da ação climática. Nesta dinâmica multi-setor, a ACA traz a aposta em uma atuação coletiva que traga como fruto uma agenda climática diversificada no Brasil, reforçando a visão de que, para superar a crise climática, precisamos apostar em soluções conjuntas.

“A atual emergência climática requer ação contundente de todos os atores da sociedade, de governos a empresas e indivíduos. Muito já está sendo feito no Brasil, mas ainda é necessário muito mais! A ACA Brasil será um espaço importante e necessário de compartilhamento, aprendizagem e ação para reduzir as emissões e os efeitos das mudanças climáticas”, diz Mauricio Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil.

A coalizão busca fortalecer o lugar de potencial do Brasil enquanto uma importante liderança global na agenda climática – já que, apesar de sermos o sexto maior emissor de gases de efeito estufa no mundo, temos uma grande capacidade de enfrentamento à crise climática graças à enorme biodiversidade do país e ao nosso extenso território de floresta tropical.

“Na ausência de políticas de enfrentamento das mudanças climáticas por parte do Governo Federal, a ACA e as iniciativas de governos estaduais e municipais, assim como de empresas em diversos setores, têm um papel fundamental para impulsionar a agenda climática no Brasil”, completa Mauricio.

A ACA se apresenta então como um caminho alternativo essencial para que o Brasil cumpra com os compromissos pactuados no Acordo de Paris – o que se torna ainda mais necessário ao considerar que as NDCs brasileiras recentemente revisadas trouxeram uma redução na ambição climática do país, indo no caminho oposto do Acordo.

O evento de lançamento da coalizão acontece em um momento de chamada à ambição e de potencialização das vozes de grandes lideranças climáticas no país. Ao trazer para o centro os compromissos e as práticas inspiradoras de atores subnacionais e não-estatais, a agenda climática brasileira tem uma nova chance de se aproximar de um novo nível de ambição que esteja à altura do desafio.

Assim, o lançamento da ACA Brasil marca um capítulo importante dentro da agenda de clima do país, e mostra que #JuntosÉPossível superar a crise climática. Não perca!

Assista ao evento nesta quinta, 28, às 14h, pelo Youtub da ACA Brasil e acompanhe novidades da Aliança pelas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais