Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A plataforma digital possui vantagens ambientais, mas também tem seus problemas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Conforme mais pessoas se conscientizam sobre a importância de preservar o planeta, cresce também a preocupação em evitar desperdício e reciclar o que for possível. Um dos meios encontrados para lidar com o desperdício de papel, que é uma das grandes causas de desmatamento no mundo, foi a gradual substituição da plataforma física pelos arquivos digitais. Cartas, contas e jornais são substituídos por e-mails, pagamentos online e sites. Só que, por mais eficiente e econômico que abrir mão da mídia impressa pareça ser, deve-se também se atentar aos impactos ambientais do digital e ser consciente em relação ao seu uso.

Papel x internet

Os impactos da mídia impressa já são bem conhecidos. O desmatamento, o alto consumo de energia, a grande quantidade de água utilizada no processo de produção e a degradação do solo são alguns dos principais malefícios.

Mas para a mídia digital, embora haja diferenças, há danos. Os eletrônicos necessitam de metais de terras raras, ouro, silício, plástico e outros produtos para serem fabricados. A obtenção desses itens gera sérias consequências para o meio ambiente. Os data centers, responsáveis pelo armazenamento de arquivos online, consomem muita energia e água – não no processo de produção, mas para não superaquecerem e funcionarem corretamente. Até mesmo um e-mail spam, de acordo com uma pesquisa encomendada pela McAfee para a empresa ICF International, gera 0,3 gramas de CO2, um dos gases responsável pelo aquecimento global. Só em 2008, cerca de 62 trilhões de spams foram enviados internacionalmente.

No entanto, ambas as plataformas (impressa e digital) buscam seguir caminhos mais verdes. No caso do papel, existem métodos de branqueamento que não utilizam cloro, evitando a produção de dioxinas. Enquanto isso, a tecnologia dos data centers evolui para utilizar menos energia. No entanto, o caminho é longo para dizer que a utilização de alguma das plataformas é totalmente sustentável.

Faça sua parte

Independentemente do que você prefira e utilize, é possível reduzir danos. Os e-mails desnecessários usam muito espaço no data center. Por isso, para ajudar a diminuir o número de dados armazenados, delete os e-mails antigos, o que já faz diferença. Descarte corretamente os seus dispositivos eletrônicos para que eles possam ser reciclados. Utilize papéis reciclados e descarte corretamente os papéis após usá-los (de preferência, dos dois lados).

Veja onde descartar corretamente seus papéis e eletrônicos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais