Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda como filtrar água com cascas de fruta. Você pode usar a técnica em casa, mas apenas com fontes de água seguras

Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura descobriram um método “faça você mesmo” simples de como filtrar água usando nada mais do que cascas de frutas e álcool.

O pesquisador Ramakrishna Mallampati inicialmente pensava no método como uma maneira fácil e barata para as comunidades rurais do mundo que não têm acesso a água limpa potável. Ele descobriu que cascas de maçã e tomate – dois dos frutos mais consumidos no mundo – foram incrivelmente eficientes em absorver uma grande variedade de poluentes nocivos, podendo assim ser “transformados” em filtradores de água. Mallampati descobriu que as cascas de maçãs e tomates juntas agem absorvendo íons tóxicos de metais pesados, produtos químicos orgânicos e inorgânicos dissolvidos, diversas nanopartículas, corantes e pesticidas.

Esta técnica ajuda a deixar a água mais limpa, porém ela não remove patógenos (organismos causadores de doenças) da água, apenas uma grande variedade de poluentes. Por isso, não é recomendado seu uso em abrangência, apenas se houver receio em encontrar qualquer um desses outros poluentes citados.

Mallampati não parou nas cascas de maçãs e de tomates. Os esforços de investigação já estão em curso para testar outros tipos de cascas de frutas, particularmente as cascas de frutas locais para as comunidades que precisam de água limpa para consumo.

Faça você mesmo

Para dar início a esta técnica, comece deixando de molho as cascas de maçãs e tomates em uma solução de álcool. Em seguida, retire as cascas e deixe-a secando. Assim que estiverem completamente secas, coloque-as em um recipiente com água e espere. Depois de algumas horas, retire as cascas da água e elá estará limpa – mas é bom lembrar que, se a água não for de fonte segura, ela ainda pode conter patógenos. 


Fonte: Mother Nature Network


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais