Poupando o molho de tomate

eCycle

Veja essa fórmula inteligente para evitar o desperdício de molho de tomate em casa

No total, um terçoda produção de alimentos é desperdiçada ao redor do mundo. No Brasil, 60% do processo de desperdício de alimentos começa antes mesmo antes do produto chegar à sua casa. Por isso, evitar desperdício de alimentos no ambiente doméstico é extremamente importante e por menor que seja, cada pouquinho conta.

A maioria das receitas exige somente pequenas porções de molho de tomate. Você usa uma ou duas colheres de sopa e o resto vai para a geladeira, dentro da lata (que está aberta), e acaba estragando.

Mas o desperdício de alimentos pode diminuir com uma dica simples! Siga o passo a passo:

  1. Depois de usar as duas ou três colheres de molho de tomate, remova a extremidade de cima da lata com um abridor e corte também a tampa de baixo da lata, mas deixe-a no lugar (um pouco de molho irá cair, então tome cuidado);
  2. Embrulhe a lata em um filme plástico e a deixe no congelador por uma noite. Dê preferência para os plásticos de polietileno (PEBD-4). Você pode encontrá-los em embalagens de pão de forma e reaproveita-las, basta higienizá-las.
  3. No dia seguinte, com a tampa de metal da parte de baixo da lata, empurre a massa congelada para fora do recipiente;
  4. Descarte a lata, embrulhe novamente a massa congelada em um saco plástico e a armazene por até três meses. Para usar o molho, é só cortá-lo em rodelas e colocar na panela!

O resultado final vai ficar mais ou menos assim:

Molho congelado

Na hora de comprar molho de tomate, prefira os que não contêm conservantes. E, caso você tenha tempo, tente fazer o seu próprio molho de tomate produtos orgânicos.

Evite usar os filmes plásticos de PVC, estes podem ser nocivos à saúde, pois podem contaminar alimentos com ftalatos que são substâncias carcinogênicas.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail