Estudo afirma que 47 espécies de aves foram extintas em Belém nos últimos 39 anos

eCycle

Pesquisa foi publicada em famosa revista e alerta para a perda de outros tipos de espécies

A revista Conservation Biology publicou uma pesquisa em sua edição de maio com um dado preocupante: 47 espécies de aves provavelmente foram extintas da região metropolitana de Belém-PA, desde o ano de 1812. A constatação se deu a partir de levantamento de dados históricos de espécimes coletadas e observadas por diversos naturalistas, entre eles o famoso inglês Alfred R. Wallace.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e pela Rede Amazônia Sustentável (RAS) e liderado pela Dra. Nárgila Moura, apontou que nenhuma das espécies em questão foi vista na região depois de 1975. As primeiras a desaparecerem foram as de grande porte, como a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) e o gavião-real (Harpia harpyja), que devem ter sido extintos antes de 1900.

As primeiras perdas (de aves grandes) estão mais relacionadas ao tráfico, à caça e à construção de ferrovias e rodovias, o que aumentou o desmatamento na região. Em meados do século XX, as espécies de pequeno porte foram afetadas, exatamente por serem mais dependentes de florestas primárias e ainda mais sensíveis ao desmatamento.

Como as aves são um grupo de animais cuja documentação é rica, é bem provável que o alerta sirva de sinal para a possível extinção de outros vertebrados, plantas e insetos, incluindo espécies que não existem em mais nenhum lugar do mundo.

Pesquisadores apontam que o que resta agora é proteger os animais remanescentes de efeitos como caça e fogo, pois isso pode garantir o futuro de outras espécies da região. A extinção também gera perda para a economia local, já que muitos ecoturistas e observadores de pássaros viajam longas distâncias para ver aves amazônicas.

Veja também:
-Quanto mais longeva a vida humana, mais perigo aves e mamíferos correm, diz estudo
-Turbina eólica que não ameaça pássaros está em fase de testes


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail