Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisa foi publicada em famosa revista e alerta para a perda de outros tipos de espécies

A revista Conservation Biology publicou uma pesquisa em sua edição de maio com um dado preocupante: 47 espécies de aves provavelmente foram extintas da região metropolitana de Belém-PA, desde o ano de 1812. A constatação se deu a partir de levantamento de dados históricos de espécimes coletadas e observadas por diversos naturalistas, entre eles o famoso inglês Alfred R. Wallace.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) e pela Rede Amazônia Sustentável (RAS) e liderado pela Dra. Nárgila Moura, apontou que nenhuma das espécies em questão foi vista na região depois de 1975. As primeiras a desaparecerem foram as de grande porte, como a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) e o gavião-real (Harpia harpyja), que devem ter sido extintos antes de 1900.

As primeiras perdas (de aves grandes) estão mais relacionadas ao tráfico, à caça e à construção de ferrovias e rodovias, o que aumentou o desmatamento na região. Em meados do século XX, as espécies de pequeno porte foram afetadas, exatamente por serem mais dependentes de florestas primárias e ainda mais sensíveis ao desmatamento.

Como as aves são um grupo de animais cuja documentação é rica, é bem provável que o alerta sirva de sinal para a possível extinção de outros vertebrados, plantas e insetos, incluindo espécies que não existem em mais nenhum lugar do mundo.

Pesquisadores apontam que o que resta agora é proteger os animais remanescentes de efeitos como caça e fogo, pois isso pode garantir o futuro de outras espécies da região. A extinção também gera perda para a economia local, já que muitos ecoturistas e observadores de pássaros viajam longas distâncias para ver aves amazônicas.

Veja também:
Quanto mais longeva a vida humana, mais perigo aves e mamíferos correm, diz estudo
Turbina eólica que não ameaça pássaros está em fase de testes


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais