Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os avanços da tecnologia trazem diversos benefícios para a saúde. Conheça a luva que permitirá aos médicos identificarem mais facilmente tumores em pacientes com câncer de mama

A háptica é a percepção tátil que nós possuímos, capaz de compreender um objeto através do toque. Todo o tecido corporal, a pele, possui receptores táticos que nos permitem sentir objetos e manejá-los.

Hoje já existem alguns exemplos de tecnologia háptica, como o celular touch ou o controle de vídeo game que vibra de acordo com certa ação. Mas essa tecnologia também tem aplicações muito mais avançadas.

As Haptic Gloves foram criada por pesquisadores da Universidade de Tóquio para otimizar a detecção de tumores em pacientes com câncer de mama. Nos exames normais, o médico usa uma luva de borracha que ás vezes atrapalha na sensibilidade do toque. O sensor de pressão criado é tão fino que cabe dentro da luva, tem 1/5 da espessura de um fio de cabelo e consegue medir a pressão de 144 lugares de uma só vez, permitindo o uso em outros procedimentos clínicos.

O sucesso se deu pelo uso de nanofibras, que são mais flexíveis; elas giram e defletem ao invés de se esticarem.

Os pesquisadores ainda afirmam que a tecnologia tem muito potencial para ser aplicada em outros dispositivos usando o software adequado.


Fonte: Nature Nanotechnology


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais