Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Quem nunca brincou de basquete com a lixeira de casa ou do trabalho que atire a primeira bolinha de papel amassado. Mas, se você ficava com preguiça de levantar e recolher o lixo em caso de um arremesso falho, saiba que o engenheiro japonês Minoru Kurata gastou várias noites tentando resolver esse problema.

A invenção de Kurate é uma lata de lixo inteligente chamada de Smart Trash Can (algo como “Lata de Lixo Inteligente para Latas”) e sua principal inovação é que ela, literalmente, corre atrás do lixo. Isso porque há sensores de movimento instalados nas paredes do local em que a lata é colocada. Assim que eles detectam onde o objeto arremessado vai cair, repassam a informação ao computador, que processa os dados e os envia ao sensor instalado no fundo da lata, via conexão wireless.

O fundo da lata possui uma placa de circuitos, uma bateria e três conjuntos de rodinhas com um único eixo que se move por 360 graus. Desse modo, no momento em que o lixo é arremessado, a lata corre para a posição correta.

O sistema ainda tem de 10% a 20% de chance de errar o local em que o lixo vai cair, mas o engenheiro afirma que está trabalhando duro para aumentar a margem de acerto.

Kurata ainda está tentando patentear a invenção para comercializá-la. Enquanto isso, pratique o consumo consciente e jogue lixo no lugar certo.

Confira o vídeo que mostra a invenção na prática:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais