Monociclo movido a eletricidade reaproveita energia cinética

eCycle

Veículo promete ser uma alternativa aos transportes tradicionais emissores de gás carbônico

Em meio às discussões sobre problemas com mobilidade urbana e transporte público, a Focus Design criou um monociclo elétrico para ser uma alternativa de locomoção. Chamado de SBU V3, esse aparelho é abastecido por energia elétrica e pode andar cerca de 10 quilômetros com apenas uma carga. Por não usa combustível fóssil, também tem a vantagem de ser menos danoso ao meio ambiente.

Em países asiáticos, como o Japão, já é comum o uso de monociclos no dia-a-dia. Esse veículo, além de ser elétrico, tem como maior diferencial o fato de não precisar ser guiado pelas mãos. Apenas com movimento do corpo é possível controlá-lo, acelerando ao inclinar o corpo pra frente e curvando-se para trás para acionar o freio.

Outro diferencial ocorre ao exatamente ao desacelerá-lo. A SBU V3 liga o motor em um gerador, que captura energia cinética (do movimento), preenchendo a bateria para uso posterior. Isso aumenta a autonomia do aparelho, além de reduzir custos com o reabastecimento.

O problema é que o SBU V3 ainda está a venda apenas no Estados Unidos e Inglaterra, e com um preço salgado: U$ 1,7 mil (cerca de R$ 4,3 mil). Mesmo assim, é uma ótima alternativa a longo prazo, pois diminui o uso dos transportes tradicionais, que emitem poluentes a base de petróleo.

Assista abaixo dois vídeos sobre o SBU V3 e seu funcionamento:

Enquanto a novidade não chega ao Brasil, confira dicas alternativas ao uso excessivo de transporte à base de petróleo, uma tendência nos dias atuais.

Fonte: Focus Design

Veja também:
-Pesquisas apontam crescimento de transportes alternativos na preferência dos jovens
-Postura tradicional no vaso sanitário traz perigos à saúde
-Urso polar morre de fome e exaustão em busca por presa


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail