Vídeo: não é tão fácil andar de bike em Curitiba

eCycle

Documentário "O Veículo Fantástico" explora os problemas da capital sustentável do mundo, a cidade de Curitiba

Em 2010, Curitiba foi escolhida a cidade mais sustentável do mundo pela consultoria Globe Forum, mas ainda há problemas a serem resolvidos, principalmente no campo da mobilidade.

Mesmo com um forte sistema de ônibus e faixas especiais para o transporte público, a cidade não esconde a grande quantidade de carros, afinal é a capital brasileira com maior número de automóveis por habitante (0,63 contra 0,27 da média nacional, segundo o IBGE).

Além disso, o espaço para bicicletas é precário, como mostra o documentário O Veículo Fantástico, da geógrafa norte-americana Nicole DiSante. O filme expõe os problemas que os ciclistas enfrentam todos os dias para poder usar as magrelas rumo ao trabalho.

Nicole entrevistou o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que governou Curitiba entre o começo dos anos 70 e 1992, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), cicloativistas e usuários comuns de bicicletas.

Veja abaixo o documentário na íntegra e confira os principais problemas da metrópole verde:


Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br


 

Comentários 

 
0 #1 2014-03-04 18:43
No meu ponto de vista, Curitiba está a frente de todos as cidades do Brasil no termo de ciclovia... claro, tem muito a melhorar... mas gostei muito, porém o clima é frio, e chove muuuuuuuuuuuito , a média é de metade do ano nublado... então, acha trânsito!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail