Aprenda a fazer manteiga composta

eCycle

Não tem nada a ver com minhocas, a manteiga composta, ou manteiga temperada, é simples e fácil de fazer, ainda mais se você tiver uma horta em casa

Para os desavisados, comida saudável é sinônimo de um alimento “light” e sem gosto. Mas com um pouquinho de criatividade é possível mudar essa fama ruim e fazer cardápios diferentes, apetitosos e gastando bem pouco.  É possível dar um ótimo sabor à comida com temperos. No entanto, em vez de comprar aqueles saquinhos com ervas desidratadas, no mercado, adquira pequenas mudas e plante-as no seu quintal ou em pequenos vasos. A cabeça de alho que sobra na geladeira ou o bulbo da cebolinha podem ser  as primeiras tentativas. Depois disso, basta reservar um lugar de casa em que bata sol da manhã e experimentar as ervas que se adaptam melhor ao ambiente do jardim. Pimenta dedo-de-moça e manjericão também são boas opções para não desanimar no início da horta.

Hortinha pronta. É hora de testar as iguarias. Para isso encontramos uma receita rápida, prática e digna de restaurante. É a manteiga composta, ou manteiga temperada. Calma, não há nada em comum com a composteira! A receita de manteiga composta é bem simples:

Ingredientes

  • 100g de manteiga;
  • Sal a gosto;
  • Plantas da sua horta (2 colheres de sopa de salsinha, meia pimenta poucas folhas de manjericão são excelentes opções).

Modo de preparo

Escolha a manteiga que preferir. Como apontamos na matéria "15 alimentos que não precisam estar na geladeira", dependendo da frequência de uso da manteiga, ela não precisa ser refrigerada. Para essa receita, a manteiga não precisa estar derretida nem dura. Deixá-la em temperatura ambiente por um tempo deve ser suficiente para ficar no estado ideal.

Assim que a manteiga estiver mole o suficiente, pique bem as ervas da sua hortinha e despeje-as juntamente com a manteiga. Misture bem e coloque a mistura em um papel manteiga, ou papel filme, e feche como um bombom. Deixe esfriar e depois coloque a manteiga composta no congelador.

Quando estiver consistente, corte-a em rodelas. As pequenas porções dessa manteiga são ótimas para temperar carnes e deixar o sanduíche natural mais apetitoso!


Texto: Flavia Alves


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail