Evite a proliferação na gaveta de verduras da geladeira de germes e bactérias

eCycle

Local acumula muitos germes e bactérias, mas três dicas bastam para desinfetá-lo

Gaveta de verduras da geladeira

A escolha pelos vegetais no cardápio diário é ótima para a saúde, para o bolso e para o meio ambiente. Isso porque são alimentos mais nutritivos, econômicos e que, em sua produção, não consomem tanta água como as carnes, por exemplo. É necessário ficar atento com a procedência, devido ao tratamento com agrotóxicos que ocorre largamente no agronegócio brasileiro, e dar preferência aos orgânicos. Assim, além de estar ingerindo alimentos saudáveis, você também reduz sua pegada hídrica.

Esse bom hábito, no entanto, precisa de um método condizente de armazenamento na geladeira. Segundo estudo recente da NSF Internacional, a gaveta dos vegetais costuma ser o local mais infestado de germes de toda a cozinha. E.coli, Salmonella, Listeria, bolores e leveduras são os micro-organismos mais frequentes na gaveta.

De acordo com a pesquisa, um em cada seis norte-americanos contrai doenças devido à ingestão de alimentos contaminados anualmente, sendo que 21% das vezes isso ocorre em casa. Portanto, é importante saber quais medidas tomar para efetivar a prevenção contra os germes e se alimentar de forma despreocupada. Acompanhe abaixo três dicas importantes para evitar problemas:

1. Troque os vegetais de lugar e consuma-os rapidamente

Se um alimento fica na gaveta por muito tempo, os germes também terão mais tempo para crescer ao seu redor. Certifique-se de trocar os vegetais de lugar (dentro da própria gaveta) sempre que possível e realize o consumo o mais rápido que puder;

2. Verifique a temperatura da geladeira

A temperatura da sua geladeira deve ser mantida a aproximadamente 4°C ou abaixo disso. Desse modo, os alimentos se manterão preservados e a temperatura impedirá que os micro-organismos existentes se multipliquem;

3. Lave suas gavetas mensalmente

Para ficar a salvo das bactérias e germes, a NSF recomenda lavar a gaveta de vegetais uma vez por mês. Comece limpando o interior e, se possível, retire a gaveta da geladeira. Em seguida, misture detergente neutro e água morna em uma bucha vegetal e aplique no local. Para tirar o mau cheiro, misture um quarto de copo de água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e faça a limpeza com um pano. Espere que a gaveta seque ou enxugue-a com outro pano antes de fazer a devolução à geladeira.


Fonte: BrightNest


 

Comentários  

 
+2 #1 2013-05-29 18:16
Tudo relacionado a higiene é saúde é bom.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail