Faça você mesmo: desinfetante caseiro

O desinfetante caseiro pode ser usado na limpeza da casa, também como antisséptico para pequenas feridas e esterilizador de legumes e verduras

Germes e bactérias estão por toda parte da sua casa. Eles são muito comuns e aparecem nos móveis, nas louças, no banheiro e onde você menos imagina. Por isso, é importante que se tenha um desinfetante para ajudar na remoção desses microorganismos e para deixar sua casa mais limpa. No entanto, a maior parte desses produtos é considerada tóxica e pode contaminar o usuário e o ambiente. Juntando um lugar sujo, cheio de bactérias, com um spray que é nocivo à saúde, o resultado só pode ser ruim.

Existem outros métodos mais sustentáveis para resolver esse problema. Um deles é o desinfetante caseiro com ingredientes acessíveis e menos danosos ao meio ambiente. O que apresentaremos abaixo foi desenvolvido por um cientista do Departamento de Ciência Alimentícia e Tecnologia da Virginia Tech, nos EUA,para remover salmonela das carnes e vegetais, mas que funciona também para eliminar microorganismos transmissores de gripes e resfriados.

Ingredientes necessários

  • 100 ml de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a uma concentração de 3%(ou 10 volumes como se encontram descritas em farmácias);
  • 250 ml de vinagre branco
  • 250 ml de água
  • 1 frasco com capacidade para 600 ml;
  • 1 bico de pulverização (caso o frasco não o possua).

Procedimento

Encha o frasco com a água e o vinagre branco e coloque o bico de pulverização na sequência.

Mantenha seu potinho de água oxigenada em uma mão e o spray de vinagre na outra. Em seguida, defina a área que você quer desinfetar e despeje um pouco de água oxigenada e, depois, borrife o vinagre diluído.

Esse desinfetante caseiro foi desenvolvido para ser pulverizado diretamente na comida, mas você pode usá-lo para vários outros fins. Ele pode servir como um antisséptico para pequenos ferimentos ou até como esterilizador de frutas e legumes (mas é necessário lavá-los após a aplicação do desinfetante).

Essa variedade de opções ocorre devido às propriedades antissépticas da água oxigenada.


Veja também:


 

Comentários  

 
-2 #1 2014-02-08 23:08
Onde encontrar água oxigenada a 3%? Seria 30 volumes?
Citar
 
 
+1 #2 2014-02-10 11:14
Citando Suzana M:
Onde encontrar água oxigenada a 3%? Seria 30 volumes?

Olá Suzana,

Equivale à de 10 volumes.

Por uma pegada mais leve,
Equipe eCycle
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail