Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba tudo sobre o derrame, ou acidente vascular cerebral (AVC), que afeta 15 milhões de pessoas no mundo por ano

Um derrame, ou acidente vascular cerebral (AVC), ocorre quando algo bloqueia o suprimento de sangue para uma parte do cérebro ou quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe. Em ambos os casos, regiões do cérebro são danificadas ou morrem. Um derrame pode causar danos cerebrais duradouros, incapacidade de longo prazo ou a morte.

Para entender o derrame, é importante entender o cérebro. O cérebro controla nossos movimentos, armazena nossas memórias e é a fonte de nossos pensamentos, emoções e linguagem. O cérebro também controla muitas funções do corpo, como respiração e digestão.

Para funcionar corretamente, seu cérebro precisa de oxigênio. Embora o cérebro represente apenas 2% do peso corporal, ele usa 20% do oxigênio que você respira. Suas artérias fornecem sangue rico em oxigênio para todas as partes do cérebro.

Se algo acontece para bloquear o fluxo de sangue, as células cerebrais começam a morrer em poucos minutos, porque não conseguem obter oxigênio. Então, ocorre um derrame.

Tipos de derrame

Existem dois tipos de derrame ou AVC: isquêmico e hemorrágico. Cada tipo se divide em outros subtipos.

Derrame isquêmico

Um derrame ou AVC isquêmico é resultado do bloqueio dos vasos sanguíneos por coágulos de sangue ou outras partículas para o cérebro. As placas, ou depósitos de gordura, também podem causar bloqueios, acumulando-se nos vasos sanguíneos.

Além do derrame isquêmico tradicional, existe também o isquêmico transitório (TIA). Qualquer coisa que bloqueie temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro causa um TIA. O coágulo sanguíneo e os sintomas de AIT duram um curto período de tempo.

Um derrame isquêmico ocorre quando um coágulo sanguíneo impede que o sangue flua para o cérebro. O coágulo sanguíneo geralmente se deve à aterosclerose, que é um acúmulo de depósitos de gordura no revestimento interno de um vaso sanguíneo.

Uma parte desses depósitos de gordura pode se romper e bloquear o fluxo sanguíneo no cérebro. O conceito é semelhante ao de um ataque cardíaco, em que um coágulo de sangue bloqueia o fluxo sanguíneo para uma parte do coração.

Um derrame isquêmico pode ser embólico, o que significa que o coágulo de sangue viaja de outra parte do corpo para o cérebro. Estima-se que 15% dos acidentes vasculares cerebrais embólicos se devam a uma condição chamada fibrilação atrial, em que o coração bate irregularmente.

Um derrame trombótico é um derrame isquêmico causado pela formação de um coágulo em um vaso sanguíneo no cérebro. Ao contrário de um TIA, o coágulo de sangue que causa um acidente vascular cerebral isquêmico não desaparece sem tratamento.

Derrame cerebral hemorrágico

Um derrame ou AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo em seu cérebro se rompe, derramando sangue para os tecidos circundantes.

Existem três tipos principais de acidente vascular cerebral hemorrágico: o primeiro é um aneurisma, que faz com que uma parte do vaso sanguíneo enfraquecido inche e às vezes se rompam. A outra é uma malformação arteriovenosa, que envolve vasos sanguíneos com formação anormal.

Se o vaso sanguíneo se rompe, causa um derrame hemorrágico. Por último, a pressão arterial muito alta pode causar o enfraquecimento dos pequenos vasos sanguíneos do cérebro e resultar em sangramento no cérebro também.

Quais são os sintomas de um derrame?

Os diferentes tipos de AVC causam sintomas semelhantes porque cada um afeta o fluxo sanguíneo no cérebro. A única maneira de determinar que tipo de derrame você pode estar tendo é consultar um médico. Um médico pedirá exames de imagem para ver seu cérebro.

O sintoma mais comum de um derrame é a fraqueza repentina no rosto, no braço ou na perna, quase sempre em um lado do corpo. Os potenciais sinais de alerta para um derrame são observar quatro fatores principais:

  • Rosto: Quando você sorri, um lado do rosto fica caído?
  • Braços: quando você levanta os dois braços, um deles desce?
  • Fala: sua fala está arrastada? Você está tendo problemas para falar?
  • Tempo: Seja rápido. Caso você sinta algum desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente. O tempo é fundamental na recuperação de um derrame.

Sintomas adicionais incluem:

  • Confusão repentina, como dificuldade em entender o que uma pessoa está dizendo;
  • Dificuldade para caminhar, tontura súbita ou perda de coordenação;
  • Dor de cabeça súbita e intensa, geralmente acompanhada por vômito, tontura e alteração de consciência;
  • Dificuldade em enxergar, com um ou ambos os olhos.

Um TIA causará esses sintomas por um curto período de tempo, geralmente de um a cinco minutos. No entanto, você não deve ignorar os sintomas do AVC, mesmo que eles desapareçam rapidamente.

Que complicações um derrame pode causar?

Mudanças de comportamento

Sofrer um derrame pode contribuir para a depressão ou ansiedade. Você também pode experimentar mudanças em seu comportamento, como ser mais impulsivo ou mais afastado do convívio social.

Dificuldades na fala

O derrame pode afetar áreas do cérebro relacionadas à fala e à deglutição. Como resultado, você pode ter dificuldade em ler, escrever ou entender as outras pessoas quando elas estão falando.

Dormência ou dor

O derrame pode causar dormência e diminuição da sensação em partes do corpo. Às vezes, lesões cerebrais também podem afetar sua capacidade de sentir a temperatura. Essa condição é conhecida como dor de derrame central e pode ser difícil de tratar.

Paralisia

Um derrame no lado direito do cérebro pode afetar o movimento do lado esquerdo do corpo e vice-versa. Quem já teve um derrame pode não conseguir usar os músculos faciais ou mover um braço lateralmente. É possível recuperar a função motora, a fala ou as habilidades de deglutição perdidas após um derrame por meio da reabilitação. No entanto, isso pode levar algum tempo.

Fatores de risco

Muitos fatores podem aumentar o risco de derrame. Os fatores de risco de AVC potencialmente tratáveis ​​incluem:

  • Obesidade;
  • Inatividade física;
  • Alcoolismo;
  • Uso de drogas ilegais, como cocaína e metanfetamina;
  • Pressão alta;
  • Tabagismo ou exposição ao fumo passivo;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, defeitos cardíacos, infecção cardíaca ou ritmo cardíaco anormal, como fibrilação atrial;
  • Histórico pessoal ou familiar de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou ataque isquêmico transitório;
  • Idade acima de 55 anos;
  • Hormônios (o uso de pílulas anticoncepcionais ou terapias hormonais que incluem estrogênio aumenta o risco).

Como prevenir

Existem muitas mudanças no estilo de vida que você pode adotar para reduzir os riscos de ter um derrame ou uma recorrência. Exemplos incluem:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Evitar o consumo de álcool, cigarro e drogas ilegais, como cocaína e metanfetaminas
  • Controlar a pressão arterial elevada (hipertensão);
  • Reduzir a quantidade de colesterol e gordura saturada em sua dieta;
  • Controlar o diabetes;
  • Manter um peso saudável;
  • Seguir uma dieta rica em frutas e vegetais, reduzindo o consumo de produtos de origem animal.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais