Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mundo BANI é uma nova forma de caracterizar o mundo: frágil, ansioso, não-linear e incompreensível.

Mundo BANI é a maneira como o mundo tem sido descrito, sobretudo a partir do ano de 2020. Nesse período, o termo BANI foi sugerido pelo antropólogo Jamais Cascio como uma alternativa ao antigo mundo VUCA. Segundo Cascio, o momento de caos político, desastres climáticos e pandemia global demonstra a necessidade de uma forma de dar mais sentido ao mundo e entender essa era do caos.

BANI é, na verdade, um acrônimo que evoca as primeiras letras de quatro palavras: frágil (brittle), ansioso (anxious), não-linear (nonlinear) e incompreensível (incomprehensible). Diferente do VUCA, o BANI indica que o mundo não é só volátil, incerto, complexo e imprevisível, mas sim caótico, imprevisível e incompreensível.

O que significa cada palavra?

Frágil

A fragilidade, segundo Jamais Cascio, é uma força ilusória. As coisas que são frágeis, muitas vezes parecem fortes, mas acabam desmoronando. Além disso, coisas frágeis não são resilientes.

Como exemplo da fragilidade, o antropólogo cita as monoculturas. O ato de cultivar uma única safra parece algo forte, porque significa produção máxima. Mas, ao chegar um inseto que afeta a espécie específica, o campo todo pode ser destruído. Há um único ponto de dependência que, se passar por falha, destrói o sistema.

Se o sistema envolver interconexões entre diferentes fatores, uma falha pode significar uma sequência de falhas. E pensar sobre essas questões leva à ansiedade.

Ansioso

Um mundo ansioso está sempre à espera de algo. A hiperconectividade e a quantidade de informações estão diretamente relacionadas à ansiedade. Espera-se sempre por uma atualização das notícias, por exemplo, sendo que, entre elas, há fake news elaboradas com más intenções. Em resumo, há uma série de fatores contribuindo para que o mundo se torne mais ansioso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao redor do mundo, há cerca de 264 milhões de pessoas sofrendo com transtornos de ansiedade (dados de 2020). No Brasil, 9,3% da população são ansiosos.

Não-linear

No mundo que é não-linear, de acordo com Jamais Cascio, causa e efeito são coisas desconectadas ou desproporcionais. As mudanças climáticas, por exemplo, mostram-se uma questão não-linear, pois há um longo intervalo entre a causa e o efeito total, isto é, as consequências da degradação ambiental não se manifestam imediatamente. 

O antropólogo aponta que “poderíamos parar de emitir gás carbônico na atmosfera agora e ainda veríamos o planeta aquecer por pelo menos mais uma geração e temperaturas elevadas por séculos. O cérebro humano simplesmente não evoluiu para pensar nessa escala”.

Essa não-linearidade das situações e sistemas se torna, grande parte das vezes, incompreensível – que é a última palavra do termo mundo BANI.

Incompreensível

Houve eventos e situações tão ilógicos que, mesmo que insistamos em tentar encontrar respostas, elas não fazem sentido. É desafiador entender o funcionamento das tecnologias emergentes, os comportamentos complexos e outras peculiaridades da humanidade.

Nesse contexto, muitas coisas parecem incompreensíveis. Mas, segundo Cascio, não são incompreensíveis para sempre. Os mistérios certamente serão descobertos em um futuro próximo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais