Teste da escada pode indicar boa saúde do coração, afirma estudo

eCycle

Você consegue subir quatro lances de escada em menos de um minuto? Faça o teste e cheque sua saúde cardíaca

Subir quatro lances de escada em menos de um minuto é um indicativo de boa saúde cardíaca, de acordo com um estudo recente conduzido pelo Dr. Jesús Peteiro, cardiologista do Hospital Universitário A Coruña, na Espanha. A pesquisa foi apresentada durante a EACVI – Best of Imaging 2020, congresso científico organizado pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC).

Faça a experiência e responda: você leva mais de um minuto para subir quatro lances de escada? Se a resposta foi afirmativa, pode ser a hora de consultar um profissional da área médica. Segundo Dr. Peteiro, o teste da escada é uma maneira fácil e rápida de checar se a saúde do seu coração está em dia.

Desenvolvimento do estudo

Para a realização do estudo, Dr. Peteiro reuniu 165 pacientes com suspeita ou diagnóstico de doença arterial coronariana, que apresentavam sintomas como dor no peito ou falta de ar durante atividades que exigiam algum nível de esforço físico. Os participantes caminharam ou correram em uma esteira, aumentando gradativamente a intensidade e persistindo até a exaustão. A capacidade de exercício foi medida como equivalentes metabólicos (METs).

Após um descanso de quinze a vinte minutos, os pacientes tiveram de subir quatro lances de escada, totalizando 60 degraus, em ritmo regular, rápido e contínuo, mas sem correr. O tempo de cada um foi registrado. A análise dos resultados se debruçou sobre a relação entre os METs obtidos durante o teste e o tempo que os participantes levaram para subir os 60 degraus.

Ao final da análise, o estudo revelou que os pacientes que subiram as escadas em 40 ou 45 segundos alcançaram de 9 a 10 METs. Estudos anteriores já haviam demonstrado que atingir um resultado de 10 METs durante testes de esforço está associado a uma baixa taxa de mortalidade (de 1% ou menos por ano, ou 10% em dez anos). Em contraste, os pacientes que levaram um minuto e meio ou mais para subir as escadas alcançaram menos de 8 METs, o que se traduz em uma taxa de mortalidade de 2 a 4% ao ano, ou 30% em dez anos.

Dr. Peteiro diz que a motivação inicial do estudo era encontrar um método simples e acessível para avaliar a saúde do coração, examinando a relação entre uma atividade diária – subir escadas – e os resultados obtidos em testes de exercício feitos em laboratório. Segundo o cardiologista, isso pode ajudar os médicos na triagem de pacientes para exames mais complexos.

Durante o teste de esteira, os pesquisadores também geraram imagens do coração para avaliar suas funções durante o exercício. O funcionamento normal do coração durante a atividade indica, por exemplo, baixa probabilidade de doença arterial coronariana. Em seguida, essas descobertas foram comparadas com os resultados da subida da escada.

A análise revelou que cerca de 58% dos pacientes que completaram a subida da escada em um minuto e meio ou mais apresentaram função cardíaca anormal durante o exame na esteira. Por outro lado, apenas 32% daqueles que subiram as escadas em menos de um minuto apresentaram função cardíaca irregular no mesmo exame.

Por fim, Dr. Peteiro observou que a correlação entre o tempo de escada e a capacidade de exercício (ou seja, os METs) seria semelhante na população em geral. No entanto, as taxas de mortalidade correspondentes e a função cardíaca por imagem seriam mais favoráveis ​​entre pessoas saudáveis do que para pacientes com sintomas e suspeita ou diagnóstico de doença arterial coronariana. O teste da escada é simples e pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer idade. Caso você não consiga concluir os quatro lances de escada no tempo proposto e notar alguma irregularidade durante o exercício, recomendamos buscar orientação médica.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×