Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Democrática e barata, caminhada garante diversos benefícios à saúde e ajuda a emagrecer

A caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas, porque não exige alto condicionamento físico, mas ajuda a melhorar significantemente a qualidade de vida.

Qualquer um pode sair para caminhar, necessitando apenas de um tênis confortável e um pouco de disposição. A caminhada pode ser realizada em diversos locais, desde parques a ruas tranquilas do bairro, e não requer investimentos significativos. Além disso, a prática é uma aliada eficaz no processo de perda de peso, ajudando a queimar calorias de maneira gradual.

Conheça dez benefícios dessa atividade e saiba por que devemos praticá-la com mais frequência.

Benefícios da caminhada

1. Caminhar proporciona benefícios ao cérebro

De acordo com um estudo de 2010, adultos que caminharam por 40 minutos três vezes por semana durante um ano exibiram crescimento na região de seu hipocampo cerebral.

Essa região é associada à memória espacial. Isso significa que o simples ato de caminhar algumas vezes por semana ajuda a melhorar a função cerebral, prevenindo o Alzheimer e a demência com o avançar da idade.

2. Dá energia

Pessoas fatigadas vivenciam grande melhora na qualidade de vida quando inserem exercícios leves como a caminhada em sua rotina.

Ao contrário dos tiros rápidos e intensos que às vezes podem proporcionar mais cansaço e fome, caminhar é um exercício que lubrifica as juntas e energiza seu corpo inteiro sem estressar ou exaurir.

3. Combate a depressão

Um estudo de 1999 comparou os efeitos de exercícios, do medicamento antidepressivo Zoloft e da combinação dos dois em um adulto moderadamente deprimido.

Os resultados apontaram que, enquanto a medicação reduzia os sintomas da depressão mais rapidamente, o exercício constante, como andar, é mais eficiente em longo prazo.

Também comprovou que, após 16 semanas, não houve diferenças significativas nas taxas de depressão entre grupos. Após dez meses, aqueles que se exercitavam sem medicação apresentaram taxas significativamente menores de depressão que os outros dois grupos.

Mesmo sem estar deprimido, caminhar melhora a sensação de bem-estar e o seu humor, assim como estimula sua criatividade.

4. Melhora a qualidade do sono

Caminhar aumenta os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o seu corpo. Além disso, a caminhada ajuda a melhorar a circulação sanguínea, e a produção de linfonodos resultante da prática faz com que a pessoa se sinta mais alerta e acordada.

Quem pratica exercício físico tem menos dificuldades em adormecer, acabando por ter um sono mais profundo e reparador. A outra boa notícia é que durante a noite ocorre o pico de produção de GH, hormônio do crescimento, que tem papel fundamental no processo de renovação celular e na construção dos músculos.

5. Previne doenças cardíacas

O exercício físico fortalece o músculo do coração e relaxa os vasos, diminuindo a pressão arterial. Segundo um estudo do Lawrence Berkeley National Laboratory, dos Estados Unidos, uma caminhada moderada é tão eficiente quanto uma corrida para o sistema cardiovascular. Por ajudar a controlar a pressão, a prática também ajuda na prevenção de derrames e infartos.

6. Trabalha os músculos

À medida que caminhamos, o pé mantém um contato prolongado e constante com o solo, o que resulta em um aumento no tempo de contração dos músculos da perna. Esse fenômeno conduz a um notável desenvolvimento e definição corporal em áreas específicas, tais como os glúteos, o abdômen e as panturrilhas.

7. Controla o colesterol e a diabetes

Para aqueles que caminham frequentemente, a possibilidade de apresentar colesterol alto diminui em 4,3 %, sem contar que o hábito estimula a produção do colesterol bom, o HDL.

Auxilia também aqueles com diabetes devido à maior circulação de sangue nos órgãos e ao estímulo de atividades do pâncreas e do fígado, aumentando a produção de insulina, substância responsável pela absorção de glicose no corpo. O exercício também reduz os níveis de glicose, ajudando a ação da insulina no corpo.

8. Combate a osteoporose

Apenas 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, faz maravilhas para prevenir e tratar o afinamento dos ossos.

Uma pesquisa recente aponta uma ligação entre exercícios aeróbicos e o aumento da densidade óssea. Segundo George Kelley, do Instituto de Saúde do Hospital Geral de Boston, nos Estados Unidos, a prática de exercícios regulares apresentou um aumento de 2% na massa óssea.

9. É benéfica na gestação

mulher grávida praticando caminhada
Foto de lucas Favre na Unsplash

A caminhada é considerada um exercício ideal para gestantes por ser simples e não sobrecarregar os joelhos. Pode ser feita, em diferentes níveis de esforço, durante toda a gestação e ajuda a amenizar alguns dos sintomas mais chatos da gravidez, como o inchaço dos pés e a pressão alta.

No entanto, é preciso salientar que o acompanhamento médico na hora de decidir começar a praticar a caminhada é fundamental.

Além disso, um estudo mostrou que a caminhada é capaz de ajudar no alívio dos sintomas da depressão pós-parto em algumas mulheres.

10. Caminhada emagrece sim!

Por último e não menos ou mais importante, caminhar emagrece. Se a pessoa não é praticante, a atividade física extra vai demandar uma queima calórica maior do corpo, queimando gordura.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, devido à aceleração do metabolismo causada pelas caminhadas regulares, a pessoa continua a emagrecer mesmo horas depois do exercício. Caminhar é um ótimo jeito de começar a praticar exercícios físicos. E pode ajudar a prolongar a sensação de bem-estar. Incrível, não?

Não se esqueça de

  • Hidratar-se antes, depois e durante a caminhada! Se for sair para uma caminhada longa ao ar livre, o ideal é levar uma garrafinha com você (e não reutilize a garrafa plástica comum);
  • Lembrar-se de passar protetor solar caso a caminhada seja diurna, mesmo se for passar apenas 15 minutos na rua;
  • Faça alongamentos prévios e também ao final da caminhada;
  • Usar roupas largas, confortáveis e com tecidos respiráveis.

Saiba mais benefícios da caminhada no vídeo a seguir:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais