Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É possível conciliar a prática de exercícios físicos com um estilo de vida sustentável

A saúde é a principal forma de mantermos tudo o que conquistamos e almejarmos objetivos futuros, afinal, ela é fundamental para mantermos nossa temporária existência. Assim, apesar de não ser muito fácil, temos que tentar nos exercitar periodicamente – a prática regular de exercícios físicos ajuda a regular a circulação sanguínea, mantem a pressão arterial regulada, melhora a disposição e diminui o estresse. Então, se você buscar praticar a sustentabilidade no seu dia a dia, por que não fazer isso também na hora dos exercícios? Usar aparelhos públicos e garrafas reutilizáveis são algumas dicas sustentáveis que você pode adotar para os seus exercícios físicos.

Exercícios físicos sustentáveis

1. Tenha disposição

Antes de iniciar quaisquer treinamentos, é necessário que você tenha um mínimo de tempo e disposição para adequar à sua rotina atividades e práticas alimentares. Assim como leva um tempo para você se adaptar a reduzir ou zerar o seu lixo plástico, o início da prática regular de exercícios físicos também pode ser sofrido, mas o resultado faz você perceber que vale a pena. Lembre-se que antes de iniciar exercícios físicos e dietas alimentares é interessante consultar profissionais especializados para que eles possam acompanhar seu processo e identificar o que realmente é necessário no seu caso – especialmente se você tiver algum problema de saúde crônico. Elabore, junto com um(a) educador(a) físico, atividades baseadas em sua necessidade.

bicicleta
Exercite-se em qualquer idade: dicas para quem está nos 30, 40 ou 50

2. Exercícios físicos só em academia?

Não! Motivos financeiros, disponibilidade de tempo ou até o ambiente não propício afastam pessoas de academias. Mas é possível se exercitar em locais públicos, como parques, bosques, praias, montanhas, etc. E também existem academias que oferecem treinos ao ar livre. Verifique a disponibilidade e os parques da sua região. Se você não quer treinar sozinho e nenhuma academia da sua região oferece esse serviço, não tem problema. Combine com familiares ou amigos e compartilhe a ideia. Organize grupos de corrida ou caminhadas – contemplar a natureza também é uma forma de contribuir para sua saúde – se você mora em grandes cidades, fique atento a dicas especiais na hora de se exercitar em público.

banho-de-floresta
Banho de floresta: conheça a terapia shinrin-yoku

3. Use aparelhos públicos

Outra dica sustentável é usar a aparelhagem para exercícios físicos que algumas cidades disponibilizam em parques, bosques e outros locais públicos. Você pode usá-los gratuitamente. Pesquise os parques da sua região e visite-os para verificar se há disponibilidade de aparelhos no local. Se houver, consulte um/a profissional e elabore um treino para você. Dessa forma, você pode fazer uma espécie de academia a céu aberto e ainda economizar dinheiro.

4. Faça exercícios em casa

Há muitos moradores de grandes cidades que se dividem entre trabalho e estudo, sem contar o tempo que perdem no transporte público. O resultado, muitas vezes, é que não sobra tempo para a prática de exercícios físicos. Resolver esse problema é simples, mas vai exigir disposição (assim como a própria prática regular). Você pode procurar por vídeo-aulas de exercícios físicos – há diversos tipos de exercícios para todas as necessidades disponíveis na internet. Procure vídeos sobre os tipos de exercício dos quais você mais gosta ou de acordo com o que você deseja e precisa. Dessa forma, você pratica exercícios físicos sem sair de casa (confira algumas dicas no vídeo ao fim da página), evitando emissões de gases estufa, caso fosse usar o carro para se locomover.

exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

5. Use garrafas retornáveis

Não adianta optar por fazer exercício ao ar livre em contato com a natureza se você comprar todos os dias uma garrafa de água antes de iniciar seus exercícios ou depois que concluir o treino. O plástico é um dos maiores vilões que contribuem para a poluição em geral – e particularmente dos mares. Portanto, use a mesma garrafa reutilizável todos os dias. Existem vários modelos disponíveis no mercado.

garrafas-agua-reutilizavel
Qual é o melhor tipo de garrafa de água reutilizável?

6. Pratique o plogging

O plogging é uma prática que une corrida e coleta de lixo, uma espécie de “corrida sustentável“. Para adotar a modalidade, basta sair para correr ou caminhar equipado com um recipiente para coletar o lixo que você encontrar jogado ao longo do caminho – dê preferência para recipientes de coleta reutilizáveis, como ecobags, sacos de pano ou de papel. Recolher todo o lixo que você encontrar pelo caminho pode frustrar sua corrida, dependendo de onde você mora, então uma opção é separar apenas 5 ou 10 minutos do exercício físico para a coleta de lixo – aproveite para fazer o agachamento certinho!

plogging
Plogging: conheça a corrida sustentável
Como foi dito no inicio do texto, a saúde é o que nos mantém vivos, por isso é importante cuidar bem dela. A natureza contribui de forma direta para o bem estar do nosso corpo, então seguir essas dicas sustentáveis é um bom começo para cuidar de ambos.

 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais