"Looop": como funciona o novo sistema de reciclagem de roupas da H&M

eCycle

Loja da H&M em Estocolmo, na Suécia, é a primeira a receber máquina que recicla roupas velhas em poucas horas

A gigante de fast fashion H&M criou uma máquina de reciclagem que transforma, em poucas horas, roupas usadas em peças novinhas. A tecnologia, batizada de Looop, foi desenvolvida pela Fundação H&M em parceria com o Instituto de Pesquisa de Hong Kong (HKRITA). A primeira Looop foi instalada em uma loja da H&M em Estocolmo, na Suécia, e está disponível para qualquer cliente que quiser experimentá-la.

A indústria têxtil está entre as quatro indústrias que mais poluem e mais consomem recursos naturais, segundo dados da Environmental Protection Agency. Para combater as mudanças climáticas, a indústria da moda precisa ser repensada – desde o uso de matérias-primas até a relação do consumidor com as marcas. Dessa necessidade surgiu o conceito de moda circular, que busca estender a vida útil das peças e reduzir o impacto ambiental da produção de roupas.

Como funciona a Looop

A Looop é um passo importante rumo à moda sustentável. A máquina funciona de uma maneira simples: sua tecnologia desconstrói roupas velhas e as transforma em novas num processo que dura cerca de cinco horas. A H&M garante que o sistema não utiliza água nem produtos químicos, o que resulta em um impacto ambiental muito menor do que a produção tradicional de roupas.

O processo conta com oito etapas:

1. Limpeza

Primeiro, a roupa velha é borrifada com ozônio para remover micro-organismos.

2. Fragmentação

A peça é fragmentada em pequenos pedaços de fibras de tecido.

3. Filtragem

Pedaços triturados são filtrados para remover a sujeira. Depois, adiciona-se material virgem extra para fortalecer a fibra.

4. Cardagem

A mistura de fibra limpa é endireitada em uma teia de fibra e, em seguida, puxada em fatias.

5. Desenho

Várias fitas de fibra são combinadas para criar fitas ainda mais fortes e espessas.

6. Fiação

As fibras grossas são fiadas para criar fios de um único fio.

7. Torção

Os fios de um único fio são dobrados e trançados juntos para aumentar sua resistência.

8. Tricô

O fio é tricotado em uma nova peça de roupa, pronta para ser usada.

H&M tem projeto de moda circular de longo prazo

A máquina fica dentro de um contêiner de vidro, tornando todo o processo visível ao público. Para experimentar o serviço, membros do programa de fidelidade H&M Member desembolsam 100 coroas suecas (cerca de R$ 63,00). Clientes não membros também podem desfrutar dos benefícios da Loop por 150 coroas suecas (cerca de R$ 95).

Todos os rendimentos da Looop são destinados a projetos de pesquisa de materiais. A iniciativa faz parte de um plano maior da H&M, que pretende liderar a revolução para uma indústria da moda sustentável. O objetivo da empresa é, em longo prazo, tornar-se totalmente circular e positiva para o clima.

Em 2013, a H&M fundou um programa global de recolha de têxteis. O cliente deixa um saco de roupas usadas na caixa de reciclagem de sua loja preferida, que serão enviadas para uma unidade de reciclagem. Por cada saco de roupas, o cliente recebe um voucher que poderá ser utilizado na próxima compra.

Até 2030, a gigante espera que todos os materiais utilizados na confecção de suas peças sejam reciclados ou obtidos de maneiras mais sustentáveis. A Looop da loja de Estocolmo é, por enquanto, a única em funcionamento no mundo, mas a HKRITA pretende licenciar a tecnologia para que, no futuro, toda a indústria possa seguir o conceito de moda circular. Isso é importante porque, para promover uma mudança real, todas as marcas precisam ter acesso a tecnologias como a Looop.

O lançamento da Looop não é apenas um vislumbre do futuro da moda: é um lembrete para tratar todas as roupas como um recurso. Nenhuma roupa está tão rasgada que não possa ser reciclada e nenhuma peça deve acabar no lixo. A reciclagem é uma etapa fundamental para que a moda circular funcione – e a Looop é o início de uma revolução da reciclagem na moda.

Saiba mais sobre a Looop no vídeo abaixo ou visite o canal da H&M no YouTube:



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×