Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira algumas dicas simples para ter um vestuário sustentável

 

O meio ambiente sofre muito impacto oriundo da indústria têxtil, que é uma das quatro que mais consomem recursos naturais, de acordo com dados da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) – isso nos âmbitos da produção e da distribuição. A própria utilização das vestimentas também acaba proporcionando um grande dano por causa dos gastos com água e com produtos químicos para a lavagem. A moda da roupa sustentável vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço, porém, a roupa convencional ainda predomina em nossos armários. Por isso, separamos algumas dicas simples de como ter um vestuário sustentável e a reduzir os custos ambientais de usar roupas.

Compre apenas quando necessário

Não compre roupas em excesso ou por impulso. Além de gastar dinheiro, você perde um bom espaço no armário e causa, indiretamente, um grande impacto ambiental por causa da fabricação e do transporte da mercadoria. Compre apenas as peças necessárias.

Evite lavar a seco

O solvente mais utilizado na lavagem a seco é o percloroetileno (também conhecido como tetracloroeteno), que está associado a ameças ambientais e é classificado como um “potencial cancerígeno” pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Atualmente, existem algumas alternativas para a lavagem a seco e que são mais amigáveis para o meio ambiente, como a lavagem utilizando o CO2 como solvente ou com silicone à base de areia – porém, quase não existem lavanderias com essas opções atuando no Brasil.

Outra dica legal é evitar a compra de vestimentas com tecidos que necessitem ser lavados dessa maneira.

Lave direito

Junte bastante roupa antes de utilizar a máquina de lavar; isso economizará energia, água e sabão. Procure utilizar também sabão, amaciante e outros produtos de limpeza de roupas que sejam biodegradáveis e livres de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, como fosfato (faça você mesmo: sabão líquido lava-roupas). Sobre o seu consumo de água e de energia elétrica, outra dica legal é ficar de olho ao adquirir uma lavadora, e verificar se ela possui o selo Procel de Eficiência Energética.

Evite também utilizar água quente para a lavagem, isso causa uma diferença de até 80% no gasto de energia (veja nossa matéria de como lavar suas roupas de uma maneira sustentável).

Utilize um varal para secar as roupas

A utilização de uma secadora implica em um gasto de energia elétrica desnecessário. Caso você possua um espaço para instalar um varal, permitindo que as suas roupas sequem naturalmente, instale-o e use-o. Além disso, essa ação fará com que suas roupas durem mais. Isso porque não sofrerão impacto da ação mecânica dentro da secadora.

Veja algumas dicas de como secar sua roupa mesmo com o clima ruim.

Prefira roupas que não saem de moda

Uma das maiores razões para comprar mais roupas novas é de ficar sempre na moda. Infelizmente, a moda é passageira, o que faz com que algumas peças nunca mais sejam usadas após certo tempo. Então procure sempre por roupas tradicionais, que nunca saiam de moda, como calças jeans (mas não precisa ter muitas, já que elas gastam muita água para serem produzidas), jaquetas, camisetas pretas e brancas, entre outras.

Não compre pela marca

A marca é um estilo, e geralmente esse estilo acaba fazendo a peça de roupa custar mais. Em alguns casos, as empresas investem mais no marketing do que na produção. Com isso, além de possuir uma qualidade mais baixa, a produção costuma oferecer péssimas condições aos trabalhadores, além de pouca ou nenhuma preocupação ambiental.

Frequente brechós

Comprar roupas em brechós pode ser uma maneira muito barata e divertida de melhorar seu guarda-roupa. Eles permitem que você compre sem culpa de causar danos ao meio ambiente, sem pressão dos vendedores, além de possuírem um preço muito baixo. Feirinhas e troca entre amigos também são ótimas pedidas.

Tenha um bom destino para suas roupas usadas

Doe suas roupas velhas – o que é inútil para você pode ajudar outra pessoa. Reinventar suas roupas também é uma ótima maneira de criar um novo uso para suas peças velhas.

Invista em peças orgânicas

Prefira sempre roupas confeccionadas com tecidos orgânicos e que possuam selos de autenticação. Apesar de terem um custo um pouco mais elevado que as normais, elas causam um impacto significativamente menor no meio ambiente em sua confecção – ou seja, apresentam menos externalidades negativas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais