Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira receitas e benefícios da limpeza de pele com mel

O mel é composto por propriedades que tornam seu uso recomendado em diversas situações. Além de melhorar a memória, tratar tosses e feridas, o produto feito pelas abelhas auxilia em diversos tratamentos de estética. Por apresentar propriedades antissépticas e antioxidantes, a limpeza de pele com mel hidrata a pele e garante a ela um aspecto saudável. Entretanto, utilizar esse produto pode prejudicar as abelhas, que são insetos cruciais para a polinização de mais da metade dos alimentos consumidos pela humanidade.

abelha
Abelha: o que é preciso saber sobre sua importância

Em média, uma abelha leva a vida inteira para produzir apenas uma colher de café de mel, e esse produto é importante para proteger a colmeia. No Brasil, a situação é ainda mais delicada, pois as abelhas que mais produzem mel, e, portanto, as que são mais utilizadas comercialmente, competem com as abelhas nativas. Por isso, o ideal é tentar reduzir o uso desse produto ou dar preferência ao mel orgânico certificado de abelhas nativas.

Conheça os benefícios do mel
Conheça os benefícios do mel

É bom fazer limpeza de pele com mel?

A substância pode ajudar a combater as bactérias causadoras de acne e favorecer processos de cicatrização. Confira receitas de máscaras e esfoliantes faciais para fazer a sua limpeza de pele com mel. Mas, lembre-se: antes de adicionar esse produto na sua rotina de beleza, dê preferência para alternativas menos nocivas às abelhas, como óleo essencial de melaleuca, limão (apenas durante a noite para não manchar a pele com a luz solar) e argila verde.

Receitas de máscaras de limpeza de pele com mel

Uma máscara de hidratação feita com mel pode renovar o aspecto da sua pele. Todas as máscaras devem ser aplicadas com o rosto limpo e seco. Confira quatro receitas com um ou dois ingredientes que auxiliam na limpeza de pele com mel:

Abelhas levam gerações para se recuperar de efeitos nocivos dos inseticidas

Mel e fubá

A máscara facial de mel e fubá é uma receita caseira recomendada para manter a pele bem hidratada e sem manchas.

  • Mel
  • Fubá

Em um recipiente, misture o mel e o fubá, de preferência orgânico. Em seguida, aplique a máscara em todo o rosto e deixe-a agir por 20 minutos. Para retirar a máscara facial de mel, enxágue o rosto somente com água morna. Esse processo deve ser repetido duas vezes por semana.

Mel e azeite de oliva

A máscara facial de mel e azeite de oliva é indicada para hidratar e esfoliar a pele, deixando-a com aspecto mais saudável.

  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Misture o mel e o azeite de oliva até que a solução fique homogênea. Em seguida, aplique a máscara sobre a pele utilizando movimentos circulares e deixe-a agir por 15 minutos. Para retirá-la, use água corrente. Repita o processo duas vezes por semana.

Mel e canela em pó

A máscara de mel e canela em pó auxilia na eliminação de acnes, já que as duas substâncias possuem propriedades antissépticas.

  • ½ colher de chá de canela em pó
  • 3 colheres de chá de mel

Misture o mel e a canela em pó em um recipiente adequado. Em seguida, aplique a máscara sobre o rosto utilizando movimentos circulares. Evite a região dos olhos e deixe-a agir por 15 minutos. Para retirar a máscara facial de mel, utilize água fria.

Esse processo deve ser repetido duas vezes por semana.

Limpeza de pele com mel

  • 1 colher de chá de mel

Espalhe o mel sobre a pele utilizando movimentos leves. Depois, enxágue com água morna. Repita o processo duas vezes por semana

Limpeza de poros com mel

Um dos benefícios do mel é que ele apresenta propriedades antibacterianas. Ou seja, o mel pode limpar os poros de sua pele. Confira a receita:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Misture o mel e o óleo de coco até que a solução fique homogênea. Aplique a mistura sobre a pele limpa e seca, massageando-a suavemente. Em seguida, enxágue com água morna.

Esfoliante com mel

A esfoliação é uma técnica que consiste na retirada de células mortas e excesso de queratina da superfície da pele, proporcionando a renovação e a suavização de marcas e manchas de acne. Além disso, ela também estimula a circulação sanguínea e facilita a penetração de substâncias hidratantes. Confira duas receitas de esfoliantes feitos com mel:

Mel e bicarbonato de sódio

Para fazer o esfoliante caseiro, misture o mel e o bicarbonato de sódio. Umedeça a pele com água fria e aplique a mistura no rosto utilizando movimentos circulares. Em seguida, enxágue bem.

Limpeza de pele com mel e açúcar

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar

Em um recipiente, misture o mel e o açúcar. Em seguida, com o rosto umedecido, aplique o esfoliante utilizando movimentos circulares. Deixe a mistura agir por 10 minutos e remova-a com água morna.

Clareamento de pele com mel

Limpeza de pele com mel
Imagem de Art Rachen no Unsplash

Uma mistura com mel também pode clarear a pele, diminuindo a aparência de cicatrizes, devido às propriedades curativas naturais do mel. 

  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de óleo de coco ou azeite de oliva

Misture o mel e o óleo de coco ou azeite de oliva até que a solução fique homogênea. Aplique a mistura na área afetada e massageie por dois minutos, utilizando movimentos circulares. Com a máscara ainda no rosto, coloque uma toalha quente sobre a região e deixe-a descansar até esfriar. Repita o processo diariamente.

A limpeza de pele com mel traz diversos benefícios para a pele. O produto feito pelas abelhas hidrata, limpa os poros, reduz os sintomas da acne e os sinais de envelhecimento, além de atuar na esfoliação do rosto — promovendo a cura de uma pele danificada, ajudando na cicatrização. Consulte a Loja eCycle e adquira os ingredientes necessários para hidratar sua pele.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais