O que são bactérias?

eCycle

Existem diversos tipos de bactérias, algumas delas benéficas ao ser humano e outras que causam doenças

As bactérias são seres procariontes e unicelulares, isto é, são formadas por uma única célula, sem núcleo e com organelas ligadas à membrana. Elas podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos que possuem formas típicas e variam entre as espécies.

Estrutura da célula bacteriana

As bactérias medem entre 0,2 e 1,5 nm de comprimento e apresentam um envoltório externo rígido, chamado de parede bacteriana, que determina a forma e protege a bactéria contra agressões físicas do ambiente. Sob a parede celular, encontra-se a membrana plasmática, que delimita o citoplasma, fluido onde há milhares de proteínas e organelas responsáveis pelo metabolismo da bactéria. O cromossomo bacteriano, constituído por uma molécula de DNA, também fica mergulhado diretamente no citoplasma.

Muitas bactérias se movimentam graças ao batimento de longos filamentos proteicos ligados à membrana e à parede celular, denominados flagelos.

Tipos de agrupamentos bacterianos

Existem milhares de espécies de bactérias, que diferem quanto ao metabolismo, habitat e à forma de suas células. O tipo de agrupamento e a forma celular são características fundamentais para a classificação.

As células bacterianas podem apresentar forma esférica (coco), de bastonete (bacilo), espiralada (espirilo) e de vírgula (vibrião). Os agrupamentos são desdobramentos dos formatos das células, como dois cocos unidos (diplococo), por exemplo.

Nutrição das bactérias

As bactérias autótrofas possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento, enquanto as heterótrofas dependem das moléculas orgânicas elaboradas por seres autótrofos para se alimentar e completar sua cadeia respiratória. Quanto à fonte de energia que utilizam, as bactérias autótrofas podem ser classificadas em dois grandes grupos: fototróficas ou quimiotróficas.

Bactérias fototróficas são aquelas que utilizam a luz como fonte primária de energia, enquanto bactérias quimiotróficas dependem de reações químicas para obter sua energia.

Reprodução das bactérias

As bactérias apresentam reprodução assexuada, que se dá por meio da divisão binária ou da formação de esporos. Não há envolvimento de gametas nesse tipo de reprodução e, consequentemente, não ocorre uma variabilidade genética.

Divisão binária

A divisão binária é um processo no qual a célula da bactéria duplica seu material genético e se divide ao meio, originando duas novas bactérias idênticas a ela.

Esporulação

Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos.

No processo de formação do esporo, o material genético duplica-se e uma das cópias é isolada do restante da célula e envolta por uma membrana plasmática. Em seguida, em torno dessa membrana, surge uma parede espessa, constituindo o esporo.

O restante do conteúdo celular se degenera e a parede original se rompe, libertando o esporo. Em ambiente propício, esse esporo se hidrata e reconstrói uma nova bactéria, que passa a reproduzir-se por divisão binária.

Bactérias e a biotecnologia

O desenvolvimento científico e tecnológico possibilitou o aproveitamento de seres vivos para tecnologias úteis à humanidade, atividade conhecida como biotecnologia. Além de participarem do processo de produção de alguns alimentos, as bactérias são empregadas em larga escala na indústria farmacêutica, para a produção de antibióticos e vitaminas.

A biorremediação, processo em que micro-organismos, principalmente bactérias, são usados para limpar áreas ambientais contaminadas por poluentes, é outro exemplo disso.

Doenças transmitidas por bactérias

Apesar de existirem bactérias úteis e benéficas aos seres humanos, há algumas que transmitem doenças. A infecção ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados.

As principais doenças transmitidas por bactérias são tuberculose, tétano, gonorreia, disenterias bacterianas, sífilis e lepra.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×