Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo essencial de ylang ylang é usado para aliviar depressão, ansiedade, estresse, ressecamento capilar e mais

O óleo essencial de ylang ylang é produzido a partir da destilação a vapor de uma flor amarela que cresce na árvore da espécie Cananga odorata. Essa espécie tropical é nativa de países que circundam o Oceano Índico, como Índia, Filipinas, Malásia, Indonésia e partes da Austrália.

Na aromaterapia, o óleo essencial de ylang ylang é usado para melhorar o humor, aliviar a ansiedade e a depressão, entre outros benefícios. Tem um aroma doce, frutado e suave. Por isso é conhecido por ser encontrado na composição de alguns perfumes como o Chanel Number Five.

Benefícios do óleo essencial de ylang ylang

óleo essencial de ylang ylang
Imagem de Forestowlet no Wikimedia sob CC BY-SA 3.0

Alguns estudos concluíram que o óleo essencial de ylang ylang pode ser usado para melhorar o humor, a ansiedade e a depressão; reduzir a pressão sanguínea; diminuir a frequência cardíaca; estimular a produção de óleo na pele e no couro cabeludo; repelir insetos voadores e matar larvas de insetos.

Algumas pessoas usam o ylang ylang como afrodisíaco, para desperta a sensualidade. O óleo essencial de ylang ylang costuma ser usado por pessoas com frigidez e impotência sexual. Entretanto, são necessário mais estudos sobre isso. Outros usos do óleo incluem alívio de problemas no estômago, reumatismo, gota, malária, dor de cabeça e pneumonia.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

O que a ciência diz a respeito

Um estudo concluiu que o óleo essencial de ylang ylang reduz a ansiedade e melhora a auto-estima quando é aplicado na pele ou inalado. Esses benefícios foram corroborados por outros estudos complementares.

Um terceiro estudo concluiu que inalar o óleo essencial de ylang ylang reduz significativamente as taxas de pressão arterial sistólica e diastólica, bem como a frequência cardíaca em homens saudáveis.

Além disso, o ylang ylang contém linalol, um composto que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. De acordo com uma análise, o ylang ylang eficaz no combate à Candida Albicans, um fungo que pode causar infecção.

As flores de ylang ylang são trituradas em forma pasta e usadas como inalante no tratamento da asma. Quando secas, essas flores são usadas para tratar os sintomas da malária em países da Ásia.

Efeitos colaterais do óleo essencial de ylang ylang

O ylang ylang contém alérgenos, como o isoeugenol. De acordo com um estudo, ele pode causar dermatite ou irritação quando usado aplicado topicamente.

Assim como para outros óleos essenciais, não recomenda-se aplicar ylang ylang diretamente na pele. Para usá-lo, dilua-o em algum óleo vegetal carreador como óleo de coco, óleo de semente de uva, gergelim, entre outros. Aplica em uma pequena área de teste na pele antes de usar em grandes áreas.

O ylang ylang possui efeito tóxico para cães e gatos. Não aplique-o na pele, patas ou pelo do seu animal, e certifique-se de não usá-lo onde ele possa lamber ou inalar. Lembre-se de procurar a orientação de um profissional.

Como usar o óleo essencial de ylang ylang

O óleo essencial de ylang ylang é de uso tópico. Ele pode ser misturado com um óleo transportador e usado para cuidados com a pele seca e para massagem. Também pode ser esfregado no couro cabeludo para promover a produção de óleo e reduzir o ressecamento capilar. Mas como ele pode causar dermatite, realize um teste em uma pequena área do corpo e espere 24 horas.

  • Para usar topicamente, adicione uma gota de óleo essencial para cada colher de chá de óleo transportador.
  • Armazene adequadamente. Armazene em um recipiente de vidro opaco em local fresco e escuro.
  • Use e monitore sua qualidade. O óleo essencial de ylang ylang tem uma vida útil longa, portanto você pode fazer vários lotes para armazenar por um ano ou mais. No entanto, nunca use um óleo que tenha expirado ou cheira mal.
  • Use com água em difusores de aroma. O ylang ylang também pode ser inalado como tratamento de aromaterapia, usando-se em um difusor de ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais