O que é óleo essencial de ylang ylang e seus benefícios

eCycle

Óleo essencial de ylang ylang é usado para aliviar depressão, ansiedade, estresse, ressecamento capilar e mais

óleo essencial de ylang ylang
Imagem editada e redimensionada de Kelly Sikkema, está disponível no Unsplash

O óleo essencial de ylang ylang é produzido a partir de uma flor amarela que cresce na árvore da espécie Cananga odorata. Essa espécie tropical é nativa de países que circundam o Oceano Índico, como Índia, Filipinas, Malásia, Indonésia e partes da Austrália. Na aromaterapia, o óleo essencial de ylang ylang é usado para melhorar o humor, aliviar a ansiedade e a depressão, entre outros benefícios. Seu aroma é doce, frutado e suave. Por isso pode ser encontrado na composição de alguns perfumes como o Chanel Number Five.

Benefícios do óleo essencial de ylang ylang

óleo essencial de ylang ylang
Imagem editada e redimensionada de Forestowlet, está disponível no Wikimedia

Alguns estudos concluíram que o óleo essencial de ylang ylang pode ser usado para melhorar o humor, a ansiedade e a depressão; reduzir a pressão sanguínea; diminuir a frequência cardíaca; estimular a produção de óleo na pele e no couro cabeludo; repelir insetos voadores e matar larvas de insetos.

Algumas pessoas usam o ylang ylang como afrodisíaco. Entretanto, são necessário mais estudos sobre isso. Outros usos do óleo essencial de ylang ylang incluem alívio de problemas no estômago, reumatismo, gota, malária, dor de cabeça e pneumonia.

O que a ciência diz a respeito

Um estudo concluiu que o óleo essencial de ylang ylang reduz a ansiedade e melhora a auto-estima quando é aplicado na pele ou inalado. Esses benefícios foram corroborados por outros estudos complementares.

Um terceiro estudo concluiu que inalar o óleo essencial de ylang ylang reduz significativamente as taxas de pressão arterial sistólica e diastólica, bem como a frequência cardíaca em homens saudáveis.

Além disso, o ylang ylang contém linalol, um composto que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. De acordo com uma análise, o ylang ylang eficaz no combate à Candida Albicans, um fungo que pode causar infecção.

As flores de ylang ylang são trituradas em forma pasta e usadas como inalante no tratamento da asma. Quando secas, essas flores são usadas para tratar os sintomas da malária em países da Ásia.

Efeitos colaterais

O ylang ylang contém alérgenos, como o isoeugenol. De acordo com um estudo, ele pode causar dermatite ou irritação quando usado aplicado topicamente.

Como com qualquer óleo essencial, não aplique ylang ylang direramente na pele. Para usá-lo, dilua-o em algum óleo carreador como óleo de coco, óleo de semente de uva, gergelim, entre outros. Aplica em uma pequena área de teste na pele antes de usar em grandes áreas.

O ylang ylangé tóxico para cães e gatos. Não aplique-o na pele, patas ou pelo do seu animal, e certifique-se de não usá-lo onde ele possa lamber ou inalar.

Como usar

O óleo essencial de ylang ylang pode ser misturado com um óleo transportador e usado para cuidados com a pele seca e para massagem. Também pode ser esfregado no couro cabeludo para promover a produção de óleo e reduzir o ressecamento capilar. Mas como ele pode causar dermatite, realize um teste em uma pequena área do corpo e espere 24 horas.

  • Para usar topicamente, adicione uma gota de óleo essencial para cada colher de chá de óleo transportador.
  • Armazene adequadamente. Armazene em um recipiente de vidro opaco em local fresco e escuro.
  • Use e monitore sua qualidade. O óleo essencial de ylang ylang tem uma vida útil longa, portanto você pode fazer vários lotes para armazenar por um ano ou mais. No entanto, nunca use um óleo que tenha expirado ou cheira mal.
  • Use com água em um difusor de óleo. O ylang ylang também pode ser inalado como tratamento de aromaterapia, usando-se em um difusor de ambiente.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×