Os incríveis benefícios da abóbora

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Abóbora faz bem para os olhos, coração, imunidade, entre outros benefícios

abóbora
Imagem editada e redimensionada de Markus Spiske, está disponível no Unsplash

Abóbora ou jerimum são nomes populares que fazem referência às várias espécies de frutos das plantas da família Cucurbitaceae, tal como a melancia, o pepino, o melão e o chuchu. Essa fruta, muito consumida no Brasil na forma de doce de abóbora, creme de abóbora e caldo de abóbora, é muito benéfica para a saúde. Ela faz bem para os olhos, coração, imunidade, entre outros benefícios. Confira:

Propriedades nutricionais

A abóbora é um alimento incrivelmente nutritivo. Embora suas propriedades possam variar de abóbora para abóbora, em geral, elas são ricas em vitaminas e minerais e pobres em calorias.

A abóbora geralmente é redonda e laranja, mas seu tamanho, forma e cor podem variar dependendo do tipo. Sua casca externa é grossa, lisa e nervurada, com interior praticamente oco, se não fosse pela presença de sementes. Há dois principais gêneros de abóbora: abobra e curcubita. A abobra é uma espécie nativa da América do Sul e curcubita é um gênero que inclui vários tipos de abóbora, inclusive a abobrinha.

Uma xícara de abóbora cozida fornece:

  • Calorias: 49
  • Carboidratos: 12 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Vitamina K: 49% da IDR (Ingestão Diária Recomendada)
  • Vitamina C: 19% da IDR
  • Potássio: 16% da IDR
  • Cobre, manganês e riboflavina: 11% da IDR
  • Vitamina E: 10% da IDR
  • Ferro: 8% da IDR
  • Folato: 6% da IDR
  • Niacina, ácido pantotênico, vitamina B6 e tiamina: 5% da IDR
Ela também é muito rica em beta-caroteno, um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina A no organismo.

Principais benefícios para a saúde

A maioria dos benefícios para a saúde de uma abóbora vem do seu conteúdo em micronutrientes e do fato de ser uma fruta cheia de fibras e com pouco carboidrato. Embora não existam muitos estudos especificamente sobre a abóbora, sabe-sr que ela é rica ereceim vários nutrientes que proporcionam benefícios à saúde.

Imunidade

A abóbora fornece uma grande dose de beta-caroteno, que é parcialmente convertido em vitamina A. A vitamina A, por sua vez, pode ajudar o organismo a combater infecções (confira aqui estudos a respeito: 1, 2 e 3). Pesquisas recentes mostraram que a vitamina A é particularmente importante para fortalecer o revestimento intestinal, tornando-o mais resistente a infecções. Outros micronutrientes da abóbora como a vitamina C, a vitamina E, o ferro e o folato, também ajudam a aumentar a imunidade, incluindo as vitaminas C e E, ferro e folato.

Saúde ocular

A abóbora é um alimento muito rico em beta-caroteno, vitaminas e minerais que ajudam a retina a absorver a luz e protegem os olhos da degeneração macular relacionada à idade. Um estudo descobriu que pessoas com degeneração macular relacionada à idade podem retardar sua progressão tomando um suplemento contendo zinco, vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e cobre.

Pele saudável

Os antioxidantes encontrados na abóbora (beta-caroteno e vitaminas C e E) são excelentes para a saúde da pele. O betacaroteno, em particular, ajuda a proteger a pele dos raios UV prejudiciais do sol (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).

Interações medicamentosas

A abóbora é levemente diurética e pode ser um problema para pessoas que tomam certos medicamentos, especialmente o lítio. Se você tiver ingerido muita abóbora, pode ser difícil para o organismo limpar o lítio, o que pode levar a efeitos colaterais.

Saúde do coração

Consumir frutas e legumes, em geral, faz bem para o coração. Mas a abóbora, em específico, possui fibras, vitamina C e potássio, que são benéficos para a saúde cardíaca, ajudando a melhorar a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.

Síndrome metabólica

Ingerir alimentos ricos em beta-caroteno, como a cenoura e a abóbora, pode ajudar a diminuir o risco de síndrome metabólica (confira aqui estudo a respeito: 3). A síndrome metabólica é um conjunto de sintomas associados à gordura abdominal. Ela é caracterizada pela pressão alta, aumento nos níveis de açúcar no sangue e de triglicerídeos - fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes.



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