Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Receita de biomassa de banana leva apenas banana verde e água e é muito benéfica para a saúde

A biomassa de banana verde é um ingrediente culinário feito a partir da polpa da banana quando ainda está verde. É uma importante fonte de amido resistente, um carboidrato que proporciona benefícios para a saúde. Por exemplo:  ação prebiótica, prevenção de diabetes e doenças cardíacas.

Bananas
Bananas: 11 benefícios incríveis

Outro benefício da biomassa de banana verde é que ela pode ser feita em casa e usa apenas banana verde e água. Sendo um alimento barato e acessível para a população de baixa renda. Além disso, ela ainda atua como um excelente espessante para preparações doces e salgadas, sem afetar a palatabilidade e o valor nutricional dos alimentos.

biomassa de banana verde
Imagem editada e redimensionada de Deryn Macey na Unsplash

Benefícios da biomassa de banana verde

Previne câncer no trato digestivo

A banana verde é bastante rica em amido resistente. O consumo dessa substância tem sido associado a efeitos anticancerígenos na região do cólon, reto e intestino grosso. Isso porque o amido resistente melhora a função intestinal, diminuindo o tempo de exposição da mucosa a substâncias tóxicas. Elas costumam ser frequentemente ácidos biliares secundários e proteínas fermentadas.

Sorvete de banana
Aprenda como fazer sorvete de banana

Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produzidos pela fermentação do amido resistente, são um dos principais fatores de proteção para a mucosa do cólon contra mutações celulares malignas.

Poluente emitido pela queima de biomassa causa dano ao DNA e morte de célula pulmonar

Faz bem para o intestino

O amido resistente da biomassa de banana verde ajuda a aumentar o volume do bolo fecal, melhora a textura das fezes e facilita o trânsito intestinal. Devido a esses benefícios, a biomassa de banana verde tem sido muito utilizada para o tratamento popular de diversas condições. Como a diarreia, dispepsia (inflamação ou infecção do trato digestivo) e úlceras pépticas.

Tem ação prebiótica

Os prebióticos são partes não digeridas dos alimentos que consumimos que servem de alimento para os micro-organismos benéficos do intestino. É por isso que ingerir alimentos prebióticos é importante para a manutenção da microbiota intestinal. A ação prebiótica da biomassa de banana verde é um dos fatores responsáveis por melhorias no trato digestivo.

Um estudo feito em Bangladesh com crianças internadas que apresentavam diarreia infecciosa, concluiu que o amido resistente presente na banana verde cozida, junto da hidratação via oral, auxiliou na recuperação diminuindo a perda de líquido pelas fezes e vômitos, além de reduzir de modo significativo o tempo de internação.

O que são prebióticos e seus benefícios?

Previne diabetes

O Índice Glicêmico (IG) de um alimento é dado pela velocidade da digestão do amido por enzimas pancreáticas. Alimentos com digestão lenta e baixo IG têm sido associados com o melhor controle do diabetes . Além de à sua prevenção quando consumidos a longo prazo.

O que é índice glicêmico?

A hiperinsulinemia está relacionada ao desenvolvimento de doenças crônicas conhecidas como “síndrome metabólica”. Ela é clinicamente reconhecida pela presença de diabetes do tipo II, obesidade, hipertensão, doenças coronarianas e dislipidemias. 

Pesquisas sugerem que o consumo de amido resistente, como o encontrado na biomassa de banana verde, poderia diminuir as taxas de glicose e a resposta insulínica pós refeição.

Ajuda a controlar o colesterol

Pesquisas mostram que o consumo continuado de amido resistente auxilia também na diminuição de níveis séricos de colesterol e triglicérides. Assim, contribuindo no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas. Um estudo realizado em ratos mostrou que em animais alimentados com amido resistente, como o encontrado na biomassa de banana verde, as concentrações plasmáticas de colesterol e triglicérides foram menores 32 e 29% respectivamente, do que nos animais tratados com drogas específicas.

Substitui receitas com glúten

Celíacos são pessoas com intolerância ou sensibilidade ao glúten; ou que não querem ingerir alimentos com glúten. Elas podem utilizar a biomassa de banana verde como substituta em receitas que levam cereais que contêm glúten, como trigo, aveia e centeio.

Como fazer biomassa de banana verde

Ingredientes

  • 1 cacho de banana verde
  • Água filtrada suficiente para cozinhar a banana

Modo de preparo da biomassa de banana verde

Em uma panela de pressão, coloque as bananas e a água, feche a tampa e espere até pegar pressão. Aguarde sete minutos para desligar o fogo. Depois que toda a pressão sair, abra a panela e retire as bananas

Você pode batê-las com a casca mesmo, já que a biomassa fica com muito mais fibras. Vira uma maçaroca. Depois, pode guardar em uma forminha de gelo, usando um cubinho por vez.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais