Alcachofra emagrece?

eCycle

Alcachofra possui diversos benefícios para saúde. Mas necessita de mais estudos sobre seus efeitos emagrecedores

Alcachofra emagreceImagem redimensionada de Siniz Kim, está disponível no Unsplash

A alcachofra é uma planta de nome científico Cynara cardunculus subsp. scolymus, anteriormente designada por Cynara scolymus. O termo "alcachofra" vem do árabe al-kharshûf, que significa "planta espinhuda". O nome cynara vem do grego e, de acordo com uma antiga lenda, seria o nome de uma jovem que rejeitou Zeus e foi transformada em planta como forma de castigo.

Muito rica em vitamina C e sais minerais como ácido fólico, magnésio e potássio, a alcachofra pode ser encontrada em feiras em diversas parte do mundo. Mas teve origem, provavelmente, no Magreb, na África.

Estudos a respeito da alcachofra concluíram que extratos brutos e purificados da planta, testados tanto em animais quanto em humanos, demonstram atividades hipolipidêmica, hepatoprotetora, colerética, colagoga (facilitam a transferência de bile contida na vesícula biliar para o duodeno), antioxidantes e outras. Relata-se que a cinarina é a principal responsável pelas atividades colagoga e colerética (aumentam a quantidade de bile segregada pelo fígado que fica armazenada na vesícula biliar).

Alguns estudos sugerem que o extrato de alcachofra tem outros benefícios potenciais à saúde, podendo, por exemplo, ajudar a melhorar a digestão, diminuir os níveis de colesterol e regular o açúcar no sangue. Mas não há prova clínica de que os suplementos de alcachofa ajudem a perder peso.

Se você acha que alcachofra emagrece, procure ajuda médica antes de tomar suplementos.

Como o extrato de alcachofra afeta a digestão?

O extrato de folha de alcachofra contém altas concentrações de um composto chamado cynarin. Algumas evidências sugerem que ele pode ajudar a promover a digestão.

De acordo com um artigo de revisão publicado no Plant Foods for Human Nutrition, o cynarin ajuda a estimular a produção de bile, uma substância natural que ajuda o organismo a digerir gorduras e absorver nutrientes da comida.

Algumas evidências sugerem que o extrato de alcachofra ainda pode ajudar a aliviar dores no estômago e sintomas da síndrome do intestino irritável.

Como o extrato de alcachofra afeta o colesterol?

Pesquisas sugerem que o extrato de alcachofra pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol. O artigo de revisão publicado no Plant Foods for Human Nutrition relata que o extrato de alcachofra pode inibir a síntese de colesterol, ajudando a diminuir os níveis de colesterol total no sangue, assim como os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecido como "colesterol ruim".

Um artigo publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews também confirma que o extrato de alcachofra pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Mas os autores advertem que mais pesquisas são necessárias.

Manter níveis saudáveis ​​de colesterol é importante para a saúde geral, especialmente para a saúde do coração. O colesterol alto pode causar a formação de placas nas artérias. Isso pode levar a dor no peito, ataques cardíacos e derrames. Se você tem colesterol alto, seu médico provavelmente recomendará que você faça uma dieta bem balanceada e faça exercícios regularmente. Ele também podem prescrever medicamentos para baixar o colesterol. 

Como o extrato de alcachofra afeta o açúcar no sangue?

Suplementos de extrato de alcachofra também podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, beneficiando pessoas pré-diabéticas. Se você tem pré-diabetes, seus níveis de glicose no sangue em jejum estão acima do normal.

Um estudo publicado na Phytotherapy Research sugere que suplementos de extrato de alcachofra podem ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue em pessoas com excesso de peso. Os participantes que tomaram os suplementos mostraram melhorias em seus níveis de açúcar no sangue. Eles também mostraram melhorias em seus níveis de colesterol.

Se não for tratada, a pré-diabetes pode levar a diabetes, que, por sua vez, pode aumentar o risco de muitos problemas de saúde, incluindo doença renal, doença cardíaca, derrame e coma diabético. Se você for diagnosticado com pré-diabetes, seu médico provavelmente o encorajará a fazer uma dieta bem equilibrada, fazer exercícios regularmente e perder o excesso de peso.

Mas afinal, alcachofra emagrece?

Apesar de algumas pessoas afirmarem que o extrato de alcachofra emagrece, essas alegações ainda não foram apoiadas por estudos científicos.

Para cortar “calorias vazias”, evite alimentos que são ricos em açúcar processado e gorduras insalubres. Limite o consumo de alimentos fritos, biscoitos, bolos, refrigerantes e outros doces.

Segundo a Clínica Mayo, os alimentos ricos em fibras proporcionam maior sensação de saciedade do que as alternativas com baixo teor de fibras. Eles podem satisfazer a vontade de comer por mais tempo, o que pode ajudar a evitar excessos. Para saber quais são os alimentos ricos em fibras, dê uma olhada na matéria: "Quais são os alimentos ricos em fibras".

Para saber como emagrecer com saúde, sem deixar de comer, dê uma olhada na matéria: "21 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde".


Fonte: Healthline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail