Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira uma lista com 13 imperdíveis benefícios do óleo essencial de patchouli

Patchouli, patchouly, pachouli, pachuli, patechuli, patexulí ou oriza são os nomes de algumas espécies de plantas pertencentes ao gênero Pogostemon, normalmente as espécies Pogostemon heyneanus, Pogostemon patchouly ou Pogostemon cablin.

O patchuoli é uma erva arbustiva com flores brancas muito cultivada na Indonésia e seus benefícios são aproveitados principalmente na forma de óleo essencial ou folhas secas. E, também, sua utilização na indústria foi popularizada na década de 60 como fragrância.

O óleo essencial de patchouli possui um perfume forte e amadeirado, sendo muito utilizado na perfumaria e na aromaterapia. Nesta última, o seu óleo essencial é usado por suas propriedades antidepressivas, anti-inflamatórias, antissépticas, afrodisíacas, adstringentes, cicatrizantes, desodorantes, diuréticas, febrífugas, fungicidas, inseticidas, sedativas e tônicas.

O óleo essencial de patchouli é adquirido através da extração e destilação a vapor das folhas da planta de patchouli e tem como componentes básicos o alfa-patchoulene, beta-patchoulene, alfa-guaiane, alfa-bulneseno, cariofileno, norpatchulenol, álcool patchouli, seychellene e o pogostol.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Para que serve o óleo essencial de patchouli e seus benefícios

Patchouli
Imagem editada e redimensionada de Dinesh Valke, está disponível no Wikimedia e licenciada sob CC by 2.0

1. Patchouli alivia a depressão

O óleo essencial de patchouli funciona muito bem para quem sofre de depressão. Ele melhora o humor e promove relaxamento na maioria das pessoas. Ao inalar o óleo essencial de patchouli, há estímulo à liberação de hormônios do prazer, como a serotonina e a dopamina. E os sentimentos de ansiedade, raiva e tristeza são amenizados.

2. Anti-inflamatório

O óleo essencial de patchouli também é produzido para ajudar e aliviar a inflamação e a febre.

3. Previne infecções

O óleo essencial de patchouli melhora feridas e úlceras.

4. Afrodisíaco

O óleo essencial patchouli é afrodisíaco e tem sido utilizado há centenas de anos. Por estimular os hormônios sexuais, ele aumenta a libido.

5. Patchouli é adstringente

O óleo essencial da espécie Pogostemon paniculatus (Willd.) estimula as contrações dos músculos, dos nervos e da pele. Isso ajuda a evitar a flacidez, a perda de cabelo e o afrouxamento do tecido muscular. Além disso, a adstringência do óleo essencial de patchouli também ajuda a parar a hemorragia, contraindo os vasos sanguíneos.

6. Acelera a cicatrização

O óleo essencial de patchouli ainda ajuda a acelerar o processo de cicatrização de cortes e feridas e também acelera o desaparecimento das cicatrizes através da regeneração celular. É igualmente eficaz na eliminação de marcas deixadas por furúnculos, acne, varíola e sarampo.

7. Estimula a circulação sanguínea

Essa propriedade do óleo essencial de patchouli promove a geração de novas células. Ele também ajuda na produção de glóbulos vermelhos, melhora a circulação e a oxigenação dos órgãos e das células em todo o corpo.

8. Patchouli elimina o mau cheiro

O aroma doce e picante do óleo essencial de patchouli ajuda a desodorizar o corpo. No entanto, por ser muito concentrado, ele deve ser usado de forma diluída em algum óleo vegetal neutro, como óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas.

9. Diurético

O óleo essencial de patchouli aumenta a frequência da micção e a quantidade de urina. Isso ajuda a perder peso, abaixar a pressão arterial, aumentar o apetite, diminuir o colesterol e eliminar toxinas do corpo. A micção remove o excesso de água, sais desnecessários e ácido úrico, o que reduz as chances de desenvolver pedras na vesícula biliar e nos rins, bem como condições como a gota.

10. Patchouli melhora a febre

O óleo essencial de patchouli reduz a febre, combatendo as infecções que a causam.

11. Inibe o crescimento de fungos

O óleo essencial de patchouli é bastante eficaz na inibição do crescimento de fungos e infecções, fornecendo proteção contra algumas infecções como o pé de atleta.

12. Mata insetos

As propriedades inseticidas do óleo essencial de patchouli são reconhecidas desde a antiguidade. Apesar de ter um cheiro doce, ele é muito eficaz em manter os insetos à distância. É frequentemente usado em sprays, loções corporais, vaporizadores e incensos.

Ele também pode ser misturado com água para lavar roupas e lençóis de cama para afastar mosquitos, formigas, percevejos, piolhos, pulgas, moscas e traças. Apenas algumas gotas são necessárias para manter os insetos longe. Você também pode aplicar o óleo essencial de patchouli em um difusor.

traça
Traças: o que são e como afastá-las naturalmente

13. Patchouli atua como tônico

O óleo essencial de patchouli tonifica todo o corpo. Ele otimiza as funções metabólicas, como a decomposição de alimentos e a absorção de nutrientes. Ele também promove a excreção adequada, regula as secreções endócrinas de hormônios e enzimas e tonifica o sistema nervoso, tornando-o mais alerta e ativo. O óleo essencial de patchouli ainda estimula o sistema imunológico.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

No caso de tratamento de doenças, o uso da erva e de seus óleos essenciais deve ser feito através da orientação de um profissional. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais