Chá verde ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares e mal de Alzheimer, entre outros benefícios

O chá verde é uma bebida feita a partir da planta Camellia sinensis, que também dá origem a outros tipos de chá, como o chá preto, o chá branco e o oolong. O que difere todos esses tipos é o processo de preparação de cada um, que garante distintas propriedades medicinais, de textura, aroma e sabor.
Carregado de antioxidantes, o chá verde proporciona benefícios para a função cerebral, perda de gordura, prevenção contra o câncer, entre outros benefícios. Confira:
Benefícios do chá verde
1. Melhora a saúde
Muitos dos compostos vegetais existentes nas folhas da Camellia sinensis ainda estão presentes no chá verde, conferindo significativa quantidade de polifenóis, substâncias que reduzem a inflamação e o risco de câncer.
Cerca de 30% do peso do chá verde é composto por polifenóis, incluindo grandes quantidades de uma catequina chamada EGCG, um antioxidante natural que ajuda a prevenir danos às células, entre outros benefícios.
Essas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no organismo, protegendo as células e moléculas de danos, envelhecimento precoce e todos os tipos de doenças.
O EGCG (Epigalocatequina Gallate) é um dos compostos mais poderosos presentes no chá verde. Ele tem sido estudado para tratar várias doenças e pode ser uma das principais razões pelas quais o chá verde tem propriedades medicinais tão poderosas.
O chá verde também possui minerais importantes para a saúde.
2. Melhora a função cerebral
Além de manter a pessoa acordada, o chá verde melhora a função cerebral. Seu principal ingrediente ativo é a cafeína, um estimulante. Entretanto, o chá verde não contém tanta cafeína quanto o café, o que confere uma melhor resposta do organismo, sem causar agitação e ansiedade.
O chá verde também contém L-teanina, um aminoácido que proporciona efeitos anti-ansiedade, aumenta os níveis de dopamina e a produção de ondas alfa no cérebro.
Estudos mostraram que a cafeína em combinação com a L-teanina possui efeitos sinérgicos, melhorando a função cerebral (confira aqui os estudos: 1, 2).
3. Queima gordura e melhora o desempenho físico
Se você buscar por uma lista de alimentos que ajudam a emagrecer, certamente encontrará o chá verde entre os ingredientes da lista.
Dois estudos mostraram que o chá verde aumenta na queima de gordura e acelera o metabolismo de humanos.
Outro estudo, realizado com dez homens, concluiu que o chá verde aumenta o gasto de energia em 4%. Outra pesquisa mostrou que o chá verde aumenta a oxidação da gordura em 17%.
4. Diminui o risco de câncer
O câncer é causado pelo crescimento descontrolado de células. O dano oxidativo contribui para o desenvolvimento de câncer; os antioxidantes, por outro lado, exercem um efeito protetor contra o câncer. E o chá verde é uma excelente fonte de antioxidantes.
Um estudo mostrou que mulheres que consumiram chá verde apresentaram de 20% a 30% menos riscos de desenvolvimento de câncer de mama. No caso dos homens, uma pesquisa mostrou que os que consumiram chá verde apresentaram 48% menos chance de desenvolver câncer de próstata, o câncer mais comum na população masculina.
Uma análise de 29 estudos concluiu que pessoas que consomem chá verde têm 42% menos chance de desenvolver câncer colorretal.
Porém, não coloque leite no seu chá, pois, de acordo com um estudo, ele reduz a quantidade de antioxidantes.
5. Diminui o risco das doenças de Alzheimer e de Parkinson
A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa crônica mais comum em humanos e lidera as causas de demência. O mal de Parkinson vem em segundo lugar, e está relacionado à morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro.
Alguns estudos mostraram que os compostos de catequina presentes no chá verde proporcionam efeitos protetores sobre os neurônios de animais, o que indica um potencial de redução do risco de desenvolvimento das doenças de Alzheimer e de Parkinson em humanos (confira aqui os estudos: 3, 4, 5).
6. Diminui o risco de infecções
As catequinas presentes no chá verde têm a propriedades de matar bactérias e inibir o crescimento de vírus como a da influenza, diminuindo o risco de infecções (confira aqui estudos sobre: 6, 7, 8, 9).
7. Melhora a saúde bucal
Estudos concluíram que o consumo de chá verde em conjunto de uma boa higiene bucal está associado à melhora da saúde bucal e ao menor risco de desenvolvimento de cáries (confira aqui os estudos: 10, 11, 12, 13).
Outros estudos concluíram ainda que o consumo de chá verde reduz o mau hálito.
8. Diminui o risco de diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 está relacionada a elevadas taxas de açúcar no sangue, causadas por resistência à insulina ou incapacidade do organismo de produzir insulina.
Um estudo concluiu que o chá verde melhora a sensibilidade à insulina e reduz as taxas de açúcar no sangue. Outra pesquisa concluiu que pessoas que consumiram chá verde tinham 42% menos risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Um terceiro estudo constatou que o chá verde previne a perda acentuada de albumina por pacientes diabéticos, podendo ser usado como aliado no tratamento da doença renal associada à diabetes.
9. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Um estudo concluiu que o chá verde pode melhorar os níveis de colesterol e triglicérides. Outros dois estudos concluíram que o chá verde melhora a capacidade antioxidativa do sangue. Esses fatores estão relacionados e, em conjunto, promovem a saúde cardiovascular.
Veja também:
- Reutilize os saquinhos de chá e seja mais sustentável no dia-a-dia
- 18 remédios naturais para cultivar em casa
- 18 opções de remédio para garganta inflamada
- Chá para tosse caseiro e natural
- Guaraná tem potencial antioxidante maior do que chá verde
- Chá verde reduz drasticamente perda de importante proteína em diabéticos
- Ipê-roxo: uso medicinal e como fazer seu chá