Chás para menopausa: alternativas para alívio dos sintomas

eCycle

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa

Chá para menopausa

Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase natural da vida de qualquer mulher.

A maioria das mulheres começa a experimentar os sintomas da pré-menopausa entre os 40 e 50 anos, embora ela possa ocorrer mais cedo em alguns casos.

A menopausa é marcada pela ausência natural do ciclo menstrual por um período de 12 meses consecutivos. É também um tempo de diminuição lenta da quantidade de hormônios produzidos pela mulher. Durante a menopausa, o equilíbrio entre os hormônios estrogênio, progesterona e testosterona muda, o que faz com que apareçam sintomas como ondas de calor e mudanças de humor. Esses sintomas começam a diminuir com o amadurecimento da menopausa.

Chás para menopausa

Existe tratamento hormonal para alívio dos sintomas da menopausa, mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais indesejados e complicações graves. Por isso a busca por chás para menopausa e outros tipos de tratamento natural tem se tornado cada vez maior.

Confira abaixo uma lista de chás para menopausa que devem ser feitos na proporção de uma colher de sopa da erva para uma xícara de água quente:

Erva-de-são-cristóvão (black cohosh)

Uma pesquisa mostrou que o chá de erva-de-são-cristóvão pode ajudar a reduzir a secura vaginal e as ondas de calor causadas pela menopausa. Mas a pesquisa concluiu que o chá é mais eficaz para mulheres que experimentam a menopausa precoce.

A erva-de-são-cristóvão também pode ser tomada sob forma de pílula. O chá não é indicado para mulheres gestantes e nem para aquelas que passam por tratamento para pressão arterial ou para problemas no fígado.

Chá de ginseng

Chá de ginseng

Um estudo mostrou que o ginseng vermelho pode aumentar a excitação de mulheres na menopausa. Além disso, ele também ajuda a reduzir as ondas de calor e os suores noturnos. Outra pesquisa mostrou que ginseng vermelho pode diminuir o risco de doença cardiovascular em mulheres menopáusicas.

Você pode ingerir diariamente chá de ginseng para obter seus benefícios na menopausa.

Chá de dong quai (angelica sinenses) e camomila

Um estudo mostrou que a combinação de dong quai e camomila pode reduzir as ondas de calor da menopausa em até 96%.

Chá de dong quai (angelica sinenses) e camomila

Chá de amora

Chá de amora

O chá da folha de amora também é utilizado para aliviar sintomas da menopausa, da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas.

Chá verde

Chá verde

Um estudo publicado pela revista científica Elsevir mostrou que o chá verde pode ser uma maneira eficaz de fortalecer o metabolismo ósseo e diminuir o risco de fraturas ósseas, especialmente em mulheres na menopausa.

O chá verde também é rico em antioxidantes e a sua cafeína aumenta o metabolismo, ajudando a combater o aumento de peso que muitas mulheres experimentam na menopausa. A versão do chá verde descafeinado pode ser uma alternativa para mulheres que querem evitar problemas para dormir.

Ginkgo biloba

gingko biloba para menopausa

O ginkgo biloba contém fitoestrógenos e pode aumentar os níveis de estrogênio, melhorando naturalmente os desequilíbrios hormonais da menopausa.

Um estudo sugeriu que o ginkgo biloba pode melhorar os sintomas da TPM e a flutuação do humor que pode ocorrer antes e durante a menopausa. Essa erva pode interferir na coagulação do sangue, mas como chá para uso em curto prazo apresenta baixo risco.

Se você começar a notar sintomas de menopausa, procure ajuda médica.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail