Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda o que são as Soluções Baseadas na Natureza e por que é importante aplicá-las

Soluções Baseadas na Natureza (SbN), também chamadas em inglês de Nature Based Solutions, são uma expressão cunhada pela maior organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). 

As SbN são baseadas em sete princípios:

  1. Entregar uma solução efetiva para um desafio global utilizando a natureza;
  2. Fornecer benefícios da biodiversidade em termos de diversidade e ecossistemas bem manejados;
  3. Apresentar a melhor relação custo-efetividade quando comparada com outras soluções;
  4. Ser comunicada de maneira simples e convincente;
  5. Poder ser medida, verificada e replicada;
  6. Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais;
  7. Atrelar fontes de financiamento público e privadas.

A ideia é substituir as intervenções humanas poluidoras ou ecologicamente agressivas por práticas sustentáveis, inspiradas em ecossistemas saudáveis e que sirvam para enfrentar desafios urgentes. Um bom exemplo é a criação de parques, que traz diversos benefícios à saúde: além da melhora na qualidade do ar promovida pela arborização, há ainda a possibilidade de instalação de equipamentos de esporte e lazer, que estimulam a prática de atividades físicas. Tudo isso reduz os gastos com saúde pública e ajudam a reduzir o aquecimento global e o buraco na camada de ozônio.

As soluções baseadas na natureza andam em conjunto com a economia verde e a busca por atingir os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Elas ajudam a lidar com problemas urgentes, como o avanço do nível do mar e a escassez hídrica.

As soluções são uma forma de incentivar empresas e cidadãos a pensarem sobre seu impacto ambiental, quais os custos envolvidos em seus lucros e quais os métodos de produção utilizados pelos produtores dos itens que são consumidos. O grande desafio é incluir esses custos na conta de produção, ao invés de focar apenas no lucro imediato.

O vídeo, em português, explica um pouco mais sobre as soluções baseadas na natureza.



Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais