Remédio para micose de unha caseiro: 13 opções

eCycle

Aprenda a fazer em casa vários tipos de remédio para tratar micose de unha

remédio para micose de unha
Imagem de Wokandapix por Pixabay

Conhecer um remédio para micose de unha caseiro é uma forma de ter a solução para o problema sempre à mão (ou pés). Confira 13 opções de remédio para micose no estilo caseiro e escolha qual se adapta melhor à sua rotina. Mas lembre-se: não substitua tratamentos convencionais e não deixe de procurar orientação médica.

A micose de unha é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina que compõe as unhas. O problema, cientificamente chamado de onicomicose, deixa a unha amarela, deformada e grossa e pode acontecer nas unhas do pés ou da mão. O tratamento da micose de unha em geral é feito com o uso de antifúngicos, que podem ser orais ou pomadas, cremes e esmaltes. Porém, para evitar o uso exagerado de produtos químicos, também é possível preparar receitas caseiras e naturais de remédio para micose de unha.

Antes de começar um tratamento a base de remédios caseiros para micose de unha, no entanto, consulte um/a dermatologista para saber qual a opção mais indicada no seu caso. Se a micose de unha estiver muito feia, e dependendo do seu quadro geral de saúde, pode ser que você precise de remédios com ação rápida, já que a micose de unha, se não for tratada, pode originar infecções como a paroníquia, que é causada por bactérias e ataca a região ao redor da unha. Em diabéticos e pessoas com o sistema imunológico comprometido, o risco de infecção é maior.

Para evitar a contaminação, algumas dicas são não andar descalço em piscinas ou banheiros públicos, evitar calçados muito apertados e tirar as meias logo após a prática de atividades físicas ou sudorese intensa, para não expor o pé ao excesso de umidade. Essas são as principais formas de contração de micose de unha no pé. A causa mais comum de micose na unha da mão, por sua vez, é o compartilhamento de materiais de manicure. Evitar o uso de toalhas compartilhadas e secar-se bem após o banho, em especial nas áreas de dobras, como o espaço entre os dedos do pé e a virilha, são outras dicas para evitar o risco de contrair micoses.

O tratamento para micose de unha pode levar até 12 meses, no caso de micose no pé, e até 6 meses, no caso de micose de unha da mão. Isso pode variar dependendo do caso e não é raro que a ferida pareça curada, mas ainda existam fungos na região afetada pela micose, então é importante fazer o acompanhamento médico. Também no caso dos remédios caseiros a frequência no tratamento é fundamental - não importa se você usa uma pomada de farmácia ou um remédio para micose feito com alho, é preciso seguir com o tratamento até que o problema se resolva. Afinal, ninguém quer fungos crescendo nas suas unhas e é preciso usar o remédio para micose até que eles tenham morrido de vez.

Tipos caseiros de remédio para micose de unha

Conheça algumas opções caseiras de remédio para micose de unha. Você pode usá-los para tratar micose no pé e também na mão.

1. Limão

limões
Imagem de Ben Landers por Pixabay

O limão possui limoneno, um terpeno que lhe confere ação bactericida e antifúngica. Além disso, o caráter ácido do limão controla o pH da pele, tornando o meio hostil à proliferação dos fungos que causam a micose de unha. Para usar o limão como remédio para micose de unha caseiro, deixe a região infectada de molho no suco de limão por cerca de cinco minutos - também é possível espremer o suco do limão diretamente na área afetada e esperar agir. Repita esse procedimento três vezes ao dia, durante uma semana. Mas lembre-se: não exponha-se ao sol com limão na pele, pois pode causar manchas.

2. Vinagre de maçã

vinagre de maça
Imagem editada e redimensionada de Jacek Dylag, está disponível no Unsplash

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos. Seque bem a região tratada e aplique óleo de coco.

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser usado para alcalinizar os calçados e afastar os fungos. Polvilhe bicarbonato dentro dos calçados, para matar os fungos eventualmente presentes ali (que em geral são os responsáveis pelo chulé) - saiba mais na matéria: "Dez dicas de como acabar com chulé".

4. Óleo Essencial de Melaleuca

melaleuca
Imagem de Linda Pom por Pixabay

O óleo essencial de melaleuca possui atividade antimicrobiana e antifúngica de amplo espectro, cujo mecanismo principal de ação atua sobre danos nas membranas das células. O terpinen-4-ol é o principal responsável pela eficácia do óleo para combater inúmeras doenças superficiais, incluindo acne, candidíase oral (sapinho) e micoses nas unhas, dentre outras. Leia mais na matéria: "Óleo de melaleuca: para que serve?".

Para usar esse remédio para micose de unha caseiro, acrescente de duas a três gotas do óleo essencial de melaleuca a um óleo transportador e aplique pelo menos uma vez ao dia (e no máximo três vezes ao dia). Também é possível pingar o óleo essencial diretamente na região afetada. Outra forma de usar o remédio natural é pingar algumas gotas do óleo essencial em uma bacia de água morna e deixar os pés descansando em torno de 20 minutos. Faça isso até a micose sumir completamente.

É importante ressaltar que este produto não deve ser consumido via oral, já que pode causar efeitos colaterais como confusão, incapacidade para caminhar, erupção e até coma.

5. Alho

O alho possui propriedades antibióticas e antimicrobianas que favorecem a eliminação de fungos e demais micro-organismos responsáveis pela micose de unha. Para fazer esse remédio caseiro, esmague dez dentes de alho até formar uma pasta, coloque em um recipiente com água morna e espere alguns minutos antes de mergulhar as partes afetadas. Deixe o pé ou mão com micose de molho por 15 minutos.

6. Azeite de oliva e alho

azeite
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Outra opção para tratar a micose de unha é misturar a pasta de alho com azeite de oliva e aplicar diretamente sobre as unhas afetadas, deixando agir durante 30 minutos (nesse caso você pode usar uma quantidade menor de dentes de alho).

7. Óleo de amêndoa e óleo de linhaça

Óleo de linhaça
Imagem de alexdante por Pixabay

Os óleos de amêndoa e linhaça são ricos em ácidos graxos e vitamina E, substâncias que impedem a fixação dos organismos invasores na pele. Com um algodão, aplique um dos produtos ou ambos na região da micose de unha e deixe agir por pelo menos dez minutos. Não é necessário retirá-los.

8. Hortelã-pimenta

hortelã
Imagem de José Filipe por Pixabay

O chá de hortelã-pimenta também age como remédio para micose de unha caseiro, já que a erva possui propriedades antissépticas que ajudam no combate aos fungos causadores da micose de unha. Faça um escalda-pés com o chá de 30g de folhas de hortelã-pimenta - espere a água esfriar um pouco para não se queimar. Deixe o pé ou a mão afetados de molho na água morna por cerca de 20 minutos e depois seque bem. Você também pode diluir 15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma bacia com água e seguir o mesmo procedimento.

9. Óleo essencial de orégano

Assim como os óleos essenciais de melaleuca e de hortelã-pimenta, o de orégano também tem excelente ação contra os fungos. No caso desse remédio caseiro, misture uma pequena colher de azeite de oliva com 3 gotas de óleo essencial de orégano e aplique todos os dias sobre a unha afetada, durante três semanas seguidas.

10. Tomilho

Tomilho
Imagem editada e redimensionada de Albert Melu, está disponível no Unsplash

Essa erva é um poderoso antisséptico e pode ser usada como remédio para micose de unha caseiro. Ferva dois copos de água junto com três colheres de sopa tomilho por 5 minutos. Apague o fogo, tape a panela e deixe esfriar. Depois, coloque o remédio caseiro embebido em algodão na unha com micose.

11. Cravo-da-índia

Cravo-da-índia
Imagem de Zichrini por Pixabay

O cravo-da-índia é um excelente antibiótico e antifúngico, além de conter ação cicatrizante. Você pode usar tanto o cravo inteiro quanto seu óleo essencial.

É possível fazer uma receita com uma colher de sopa de cravos inteiros e um pouco de azeite. Coloque os cravos em um recipiente de vidro próprio para ir ao fogo, junte um pouco de azeite e aqueça em banho-maria por alguns minutos, sem tampar. Depois, retire o remédio caseiro do fogo, tampe o recipiente e deixar esfriar. Coe e aplique diretamente na zona afetada todos os dias.

Caso prefira usar o óleo essencial de cravo, basta aplicar 2 a 3 gotas sobre a unha com micose. Use pelo menos duas vezes ao dia até curar a micose de unha.

12. Calêndula

calêndula
Imagem de Heike Frohnhoff por Pixabay

A calêndula possui funções calmante, antisséptica, antibacteriana, desinfetante, cicatrizante e anti-inflamatória. Para tratar micose de unha, é possível fazer um escalda-pés de calêndula e vinagre. Coloque 500 ml de água fervente sobre 4 colheres de sopa de flores de calêndula secas, tampe e deixar em infusão até amornar. Coe, coloque em uma bacia, junte 60 ml de vinagre de sidra e mergulhe os pés. Use esse remédio para micose de unha caseiro durante 20 minutos, duas vezes por dia.

13. Óleo de copaíba

Óleo de copaíba
Imagem: "Copaíba" por Frutos Atrativos do Cerrado está licenciado sob CC BY 2.0

A copaíba é uma planta medicinal que possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, emolientes e cicatrizantes, de modo que o seu óleo pode ser usado como remédio para micose de unha caseiro. Misture um pouco de óleo de copaíba com um óleo vegetal de base (pode ser o óleo de coco) ou com creme hidratante e aplique sobre a micose de unha pelo menos 3 vezes ao dia.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×