Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira uma seleção de ideias para quem está evitando cafeína ou doces, mas também precisa de mais energia para a rotina

Três da tarde: o ponto crítico para quem está na ativa, os aposentados, as mães em período integral… Bem, basicamente para qualquer um que precise encarar o despertador logo cedo. O cafézinho tomado de manhã perdeu o efeito faz tempo,  e o horário de dormir parece estar a uma eternidade de distância. É o momento em que a tensão atinge a maioria das pessoas.

Antes de correr para mais uma xícara de café (tão tentador, tão inofensivo…) ou se render ao consolo de um chocolate, que tal experimentar algumas dessas onze dicas de como ter mais energia e disposição no dia a dia?

Sair para dar uma volta na rua, respirar profundamente, praticar atividades físicas e fazer um alongamento no meio do expediente são algumas ideias livres de cafeína e carboidratos refinados para te motivar, alegrar, beneficiar sua saúde mental e até economizar dinheiro todos os dias. E não se preocupe: você não precisa se esticar igual a moça da foto para ter mais energia. Ufa!

Além disso, é importante ressaltar que o ideal é buscar orientação de médicos especializados. Eles podem acompanhar seu progresso e fornecer orientações profissionais sobre como manter a energia ao longo do dia.

Como ter mais energia e disposição?

1. Coma batata doce

Fiel escudeira dos fãs de academia – não à toa -, a batata doce provém carboidratos imediatos, açúcar e fibras que saciam e nutrem mais do que um lanche. Assadas com um pouco de azeite e sal, são uma opção muito mais inteligente para ter energia e disposição do que bolachas insossas e previsíveis, que de nutrição conferem apenas uma injeção de açúcar no sangue, que empolga e cai rapidamente.

Outro fator positivo do consumo de batata doce é que ela é um dos alimentos ricos em nutrientes como ácidos graxos, que fornecem a quantidade necessária de energia para as células humanas.

2. Masque chiclete

O ato de mastigar aumenta a atenção (e isso é comprovado cientificamente). Caso você se encontre pescando durante a aula ou o trabalho, está aí uma solução fácil e comum para melhorar sua disposição.

3. Mantenha uma boa iluminação

Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar é sempre energizante, mas nem todo dia podemos contar com o efeito potente da iluminação natural. Uma opção para ter mais energia, especialmente no escritório onde não bate sol durante o dia, é utilizar lâmpadas que imitam esse brilho natural.

4. Aprenda algo novo

O interesse deixa o corpo naturalmente mais desperto e cheio de energia. Se você estiver se sentindo cansado no trabalho, dê uma pausa de dez minutos e se divirta com um livro de seu interesse, ou mesmo com vídeos na internet sobre palestras de assuntos variados. Após essa pausa, você voltará bem mais inspirado.

5. Dê uma volta do lado de fora

As pessoas se sentem melhores ao ar livre, como afirma esse estudo da Universidade de Rochester. O hábito de passear também contribui para fortalecer o sistema imunológico, promovendo um aumento na qualidade de vida e no bem-estar.

6. Jogue-se na batida

como-ter-mais-energia
Foto de Anna Shvets no Pexels

A música tem a capacidade de alterar completamente a atmosfera, mesmo que só você esteja ouvindo no seu fone, portanto use-a a seu favor: dez minutos de uma canção animada ajudam no entusiasmo.

7. Mexa-se

Você não precisa ir para a academia para conseguir uma dose extra de energia diária – embora isso seja altamente recomendável. Se a sua pegada é jogar tênis, arranje um tempo, antes ou depois do trabalho, para praticar. Saia para correr ou procure uma aula de ioga. Saia do sedentarismo!

Mas você também pode procurar um hobby que te ajude a se movimentar um pouco, que te distraia. Se você gosta de jardinagem, por exemplo, quando chegar em casa, suje as mãos à vontade. O importante é fazer algo de que você goste (para não abandonar o projeto em pouco tempo) e que te traga satisfação.

exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

8. Tire uma soneca

Às vezes essa é a única solução para te dar mais energia no dia – com apenas 20 minutos você já consegue se recuperar pelo resto do dia sem deixar metade do salário na cafeteria, e ainda promove uma boa qualidade do sono em sua vida.

Ter uma boa noite de sono antes de começar seu dia também pode ajudar a renovar suas energias para o dia seguinte.

9. Alongue-se

Esticar os músculos e lubrificar as articulações são ótimas ações tanto para aqueles que ficam sentados o dia todo olhando para a tela de um computador quanto para quem trabalha em pé. Coluna lombar, cervical, panturrilhas, abdômen… É importante não apenas para despertar ou relaxar, mas também para desfazer os malefícios que ficar muito tempo em uma mesma postura, seja ela em pé ou sentado, provoca na coluna.

10. Respire profundamente

As respirações profundas ajudam a oxigenar o cérebro quando você estiver deprimido ou estressado, aumentando a atenção. O aroma do limão pode colaborar na tarefa de ter mais energia durante o dia e disposição através do controle respiratório – ele tem um efeito terapêutico na energia e no humor. Você também pode fazer pequenas pausas para praticar o pranayama (técnica de controle da respiração da ioga) ou até meditações rápidas.

11. Hidrate-se

Antes de apelar para o chocolate ou para o café, tome um copo de água gelada, se possível com limão, para aumentar duplamente sua atenção. Muitas dores de cabeça e irritações nos olhos e nariz podem ser curadas com uma boa hidratação, por isso leve sempre uma garrafa com você (de preferência uma que não seja a descartável reutilizada, pois isso pode trazer problemas).

Existem muitas maneiras de se manter mais alerta, ter mais disposição e energia durante os horários difíceis do dia. O melhor de tudo é que nem sempre é preciso apelar para o café, que pode causar insônia após algumas horas. Tente algumas dessas dicas para ter uma pegada mais leve e veja qual se encaixa melhor para você!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais