Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com muitas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o óleo de neem é indicado para acnes e como repelente natural

Neem (ou nim) é uma árvore de grande porte, nativa da Índia e muito resistente à seca. Ela é conhecida pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas, encontradas principalmente em suas sementes, folhas e casca. 

É muito utilizada na indústria farmacêutica para a fabricação de produtos de higiene e limpeza. Mas também, na agropecuária para a produção de adubos e no controle de pragas. Sendo o mais famoso dos subprodutos da árvore, o óleo de neem apresenta diversos benefícios.

receitas com óleos essencias
10 receitas com óleos essenciais para self-care

O fruto é uma semente da árvore de neem que, quando tem sua casca retirada, apresenta uma amêndoa. O conjunto dessas amêndoas passa por processos de limpeza e remoção da casca. Em seguida, é triturado e prensado a frio. A partir daí é obtido o óleo de neem (também chamado por alguns de óleo de nim).

A torta resultante da prensagem da semente é incorporada em solos com a finalidade de controlar diversos tipos de fungos. Assim, podendo ser utilizada como vermífugo na alimentação animal). O óleo obtido é rico em ácidos graxos. Sendo principalmente composto de ácido oléico, linoléico, palmítico, esteárico e araquidônico, o óleo de neem apresenta muitas propriedades.

óleo de neem
Folhas de Neem. Imagem de punnamjai por Pixabay 

Benefícios do óleo de neem

Apenas recentemente os benefícios do óleo de neem vêm sendo descobertos. Ele é bastante conhecido como inseticida orgânico, podendo ser aplicado em plantas por ajudar a combater pragas e fungos patogênicos.

É um óleo que apresenta ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória. É por tudo isso que ele serve como ingrediente nas indústrias farmacêutica e de produtos de limpeza.

Ele pode ser usado diretamente tanto no corpo e no cabelo quanto em plantações e animais. Isso porque não é um produto tóxico. Devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas, esse óleo serve para combater mais de 200 espécies de insetos. Dentre eles, destacam-se pragas, baratas, traças, pulgas e piolhos.

Quando aplicado nos animais de estimação, afastar pulgas, carrapatos e sarnas, além de proporcionar brilho ao pelo do animalzinho. Basta adicionar um pouco de óleo de neem no xampu e sabonete do pet e banhá-lo normalmente.

cachorro
Veja como dar um banho em seu animal de estimação de um modo bom para ele e para o meio ambiente

Mas suas aplicações não param por aí! Por possuir muitos ácidos graxos e propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o óleo de neem é eficaz no tratamento de doenças de pele, como eczema, psoríase, catapora, erupções cutâneas e feridas. Ele ajuda a reduzir a inflamação e acelera a cicatrização da pele danificada. Pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado com pomada ou creme (pode potencializar os efeitos).

Como usar óleo de neem nas plantas?

Nas plantações, os efeitos também são eficazes. Um spray de óleo de neem misturado com água ou hidrolato de citronela pode ser borrifado nas plantas. Isso auxilia no combate às pragas e insetos que podem vir a prejudicar os vegetais. 

A mesma mistura pode ser aplicada no corpo para aliviar coceiras e vermelhidão. Isso quando são causadas por picadas de insetos – ele também pode ser usado como repelente.

Para que serve o óleo de neem

Além dos usos já citados, o óleo de neem também é um ótimo tratamento para pés e unhas, principalmente no caso de frieiras. Esse óleo elimina 14 tipos de fungos da pele, acabando com micoses nas unhas. Isso sem contar seu excelente poder de hidratação, reparando rachaduras causadas pelo ressecamento.

Além de proteger a pele de bactérias e infecções, o óleo de neem é hidratante. A presença de vitamina E em sua composição o torna um antioxidante que atua no combate dos radicais livres e na elasticidade, rejuvenescendo a pele e suavizando rugas e linhas de expressão.

Uma de suas melhores aplicações é no combate à acne. Suas propriedades eliminam as bactérias causadoras de cravos e espinhas, eliminando-as e evitando que novas possam surgir. Por isso, se você sofre por conta das acnes, o óleo de neem é uma ótima opção! 

Faça uma máscara de argila verde e, em seguida, hidrate a pele com o neem. Além de reduzir marcas e cicatrizes causadas pelas espinhas, elas também serão tratadas e amenizadas.

Além disso, quando diluído e massageado no couro cabeludo, assim como a babosa, o óleo diminui a intensidade de caspas e seborreia, retarda a perda de cabelos e hidrata os fios. O óleo de neem pode ser aplicado puro ou diluído em outros óleos vegetais (ou até em azeite de oliva).

Outras formas curiosas de como usar o óleo de neem:

  • Pode ser usado no tratamento e cuidados dentários por ter propriedade antisséptica. Quando diluído em água e usado como antisséptico bucal, diminui a frequência de infecções dentárias e problemas nas gengivas e na boca;
  • Melhora a aparência de objetos enferrujados;
  • Limpar tapetes e carpetes com misturas à base de óleo de neem elimina e evita o aparecimento de ácaros. Esses organismos podem causar alergias em pessoas sensíveis;
  • Ele é um ingrediente comum na fabricação de sabonetes artesanais.

O óleo de neem é biodegradável e não é bioacumulável. Isso significa que ele é inofensivo ao meio ambiente e a animais de sangue quente. O neem é de fácil manuseio e aplicação. Lembre-se de utilizar o óleo puro e 100% natural, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais