Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça os benefícios da argila amarela para sua saúde e beleza

As argilas são minerais que apresentam tamanho inferior a dois µm (micrômetros – milésima parte do milímetro) em uma rocha. Formam-se a partir da degradação e decomposição da rocha devido à exposição a vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral. O principal componente da argila amarela é o silício, mas alumínio, ferro e potássio também fazem parte de sua composição e proporcionam diversos benefícios não só para a beleza, mas também para a saúde.

Os componentes presentes em cada tipo de argila conferem propriedades terapêuticas e diversos usos. Não é de hoje que o ser humano usufrui das qualidades das argilas. Elas foram uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pela humanidade e foram utilizadas pelas civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos.

Argila bege
Argila bege: conheça propriedades e benefícios

 De uns tempos pra cá, elas se tornaram excelentes aliadas nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila para tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.

Cuidados com a pele
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

A qualidade, assim como as composições das argilas, dependem muito da região de onde são extraídas. Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferente e é essa composição que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, é muito importante se informar sobre qual tipo é o mais adequado para a finalidade desejada.

Benefícios da argila amarela

Dentre os vários tipos de argila, a amarela funciona como um excelente rejuvenescedor para ser utilizado como máscara facial. Ela é rica em dióxido de silício e pode ser usada em todos os tipos de pele. Mas o uso é mais indicado para peles secas e maduras, em que seu potencial de ação é maior. 

Também chamada de argila dourada, a argila amarela é um elemento catalisador para formação de colágeno da pele e da elasticidade, reduzindo as rugas. Dessa forma, ela combate e retarda o envelhecimento da pele, aumentando a defesa do tecido conjuntivo.

O silício auxilia na reconstituição dos tecidos cutâneos e atua como adstringente, desintoxicante e purificante. Essas propriedades ajudam a reduzir inflamações e proporcionam efeito calmante, ótimo para peles irritadas. 

A argila amarela também tem ação cicatrizante. Devido ao alumínio presente que inibe o desenvolvimento de bactérias que podem causar espinhas, celulites e até mesmo pneumonias. Ela pode ser usada em ferimentos para acelerar a regeneração dos tecidos e para conter sangramentos, já que apresenta propriedade hemostática.

Além do silício, o ferro e potássio têm a capacidade de manter a hidratação na pele, nutrindo-a, tonificando-a e dando elasticidade. Quando aplicada no corpo, a argila amarela proporciona sensação de bem-estar e alivia o estresse.

Argila branca: para que serve e benefícios

A argila amarela pode ser usada em pele acneica, pois além de possuir ação anti-inflamatória. Auxilia também na redução de manchas e absorve a oleosidade, muitas vezes o principal motivo do aparecimento de acnes, sem desidratar a pele.

Mas não é somente na pele que a argila pode ser aplicada – ela também tem seus benefícios quando utilizada nos cabelos. Ajuda na circulação sanguínea e regula a oleosidade do couro cabeludo, acelerando o crescimento dos fios, além de desobstruir os folículos capilares. Ela limpa profundamente os cabelos, absorvendo toxinas e removendo células mortas.

Para que serve a argila amarela

A argila amarela pode ser utilizada para tratamento facial e corporal. Ela é encontrada na forma de pó, portanto, para aplicá-la, misture com água morna pura ou soro fisiológico. A argila amarela contém uma quantidade de nutrientes suficiente para ser usada sozinha. Não misture com cremes hidratantes corporais ou capilares quando for aplicá-la.

No rosto, aplique a pasta formada, exceto na região dos olhos, e deixe agir por 20 minutos antes de removê-la com água. A máscara pode ser feita a cada duas semanas. No entanto, produtos a base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente.

Para tratamentos corporais, aplique a pasta de argila amarela na região desejada e envolva com filme plástico. A fim de fazer uma compressa com a argila

A temperatura da argila aplicada depende da região do corpo beneficiada pelo tratamento. Ou seja, em locais excessivamente frios pode-se aplicar a argila um pouco aquecida. Já em locais quentes deve-se usá-la em temperatura ambiente.

argila-rosa
Argila rosa: ótima para peles sensíveis

Sua aplicação quente é recomendada para tratamentos que beneficiam problemas nos ossos e articulações, pulmões, fígado, vesícula biliar, rins e coluna vertebral. Já a argila fria deve ser utilizada em casos de articulações com doenças infecciosas e congestivas, como vermelhidão, dor e calor. A argila amarela também serve para adsorção de venenos, muco, gases e drenagem de secreções de ferimentos.

Argila amarela para o cabelo

A argila amarela limpa profundamente o couro cabeludo e remove resíduos. Para cabelos que contém químicas como relaxamento e alisamento, a aplicação da argila deve ser feita dois meses após o procedimento químico. Isso pois ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo.

Aplique a pasta de argila nos cabelos molhados da raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Vale ressaltar que, para tais benefícios, a argila amarela deve ser natural e pura, livre de substâncias nocivas. Você pode encontrar a argila amarela na Loja eCycle. Por serem produtos puros e naturais, as argilas não degradam o meio ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais