Como fazer pasta de dente para cachorro

eCycle

Economize dinheiro e cuide da higiene bucal do seu cachorro fazendo a pasta de dente dele em casa

A pasta de dente para cachorro vendida em pet shops é segura, já que é desenvolvida levando em conta que os animais não cospem após a escovação, mas têm o reflexo de engolir a pasta de dente. Mas se você tem um cachorro e quer economizar um dinheiro, uma dica é aprender como fazer pasta de dente para cachorro - confira uma receita caseira e eficiente para seu melhor amigo. Antes de usar consulte uma veterinária ou veterinário de sua confiança.

Pasta de dente para cachorro - receita caseira

Ingredientes

  • Um terço de colher de chá de sal;
  • Seis colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • Quatro colheres de chá de glicerina;
  • Uma folha de hortelã picada;

Como fazer

Misture todos os ingredientes em uma tigela que tenha tampa; adicione algumas gotas de água e mexa bem até a pasta de dente ficar homogênea.

Use uma quantidade bem pequena para escovar os dentes do seu cachorro e guarde o que sobrar usando a própria tigela tampada - mantenha em um local seco, arejado e longe de fontes de luz.

Mas espere aí, como assim escovar os dentes do cachorro?

Muita gente nem pensa nisso, mas a higiene bucal dos animais é muito importante. Não só do cão, como do gato também (não citamos gatos anteriormente porque são animais muito sensíveis e se intoxicam com facilidade. Para o gato, prefira a pasta de dente industrializada, que é mais seguro - e não se esqueça de reciclar a embalagem).

Escovar os dentes de seu animal ao menos três vezes por semana ajuda a evitar a formação de placas bacterianas (o famoso “tártaro”), que causam inflamações na gengiva e perda dos dentes. Em casos avançados de doença periodontal, as bactérias podem invadir os vasos sanguíneos da boca e atingir a circulação, tendo acesso a qualquer órgão do corpo do animal e causando as mais variadas doenças.

Para acostumar seu pet a escovar os dentes, vá aos poucos: primeiro, faça-o se acostumar com seu dedo na boca dele. Depois, permita que ele lamba a pasta de dente, veja se consegue esfregar um pouco de pasta na boca dele com o dedo. O próximo passo é apresentar a escova de dente (pode ser uma escova infantil ou uma própria para animais) esfregando-a do lado de fora da boca do animal. Quando ele se acostumar, comece a esfregar os dentes. Depois de todos esses passos, o animal está pronto para permitir que seus dentes sejam escovados. Para facilitar este treinamento, ofereça petiscos a cada avanço e comece o mais cedo possível, de preferência ainda filhote (pode ser uma semana depois da terceira dose da primeira vacina).

Atenção: assim como o shampoo, a pasta de dente destinada a humanos não é recomendável para animais, mesmo que também seja caseira, pois, como já foi dito, os animais vão engolir o creme e isso exige maior atenção aos ingredientes e proporções. Antes de usar consulte uma veterinária ou veterinário.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail