Faça limpeza com bicarbonato de sódio

eCycle

Conheça utilidades do bicarbonato de sódio na limpeza. Ele substitui diversos produtos químicos, evita danos ambientais e é econômico

Bicarbonato de sódio

Produtos de limpeza industrializados costumam ter uma função específica, de modo que acabamos gastando cada vez mais dinheiro para ter em casa todos os produtos necessários. O bicarbonato de sódio, porém, é um componente barato, fácil de achar e eficaz para a limpeza diária. Fazer limpeza com bicarbonato é mais fácil do que você imagina, já que o sal possui diversas utilidades e pode ser empregado para a manutenção de inúmeros itens da casa.

Confira abaixo algumas receitas de como usar o bicarbonato de sódio na limpeza, pare de gastar dinheiro com vários produtos e evite química nociva:

Retirar o mofo

  • 240 ml de vinagre branco;
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Misture os dois ingredientes em um recipiente grande, pois a solução deve borbulhar bastante. Após o borbulhamento, coloque a mistura em um borrifador para aplicar e borrife a solução nos objetos mofados, deixando agir por mais ou menos 10 minutos. Depois, seque o local com um pano limpo. Esse processo deve ser repetido uma vez por mês.

Deixar camisas mais brancas (e eliminar odores)

Quando for lavar roupas brancas, acrescente um pouco de bicarbonato na máquina, assim elas ficarão ainda mais branquinhas. Isso também ajuda a reduzir o cheio de suar que fica impregnado nas roupas, pois elimina as bactérias acumuladas. Saiba mais na matéria: "Como tirar cecê da roupa?"

Tirar manchas amareladas da roupa

  • 1 colher de sopa de vinagre de álcool branco;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Faça uma pasta com os ingredientes. Com o tecido seco, espalhe sobre a parte amarelada da roupa e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar e lave-a normalmente. Antes de usar o vinagre como produto de limpeza, conheça alguns cuidados importantes: "Nove maneiras de não usar o vinagre na limpeza".

Retirar odores da geladeira ou do freezer

  • 1 colher de sopa de bicarbonato;
  • 1 litro de água morna.

Misture e passe dentro do local. A fórmula elimina as bactérias causadoras do mau cheiro.

Limpar cano de pia

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • ½ xícara de vinagre.

Misture os dois e coloque a solução no cano entupido - dependendo do motivo do entupimento, a mistura pode não funcionar.

Uma versão mais forte da fórmula leva limão junto com o bicarbonato e o vinagre. A receita completa você confere na matéria "Como desentupir ralo de maneira sustentável" e o vídeo abaixo ensina a preparar e usar a mistura:

Higienizar recipientes e eliminar odores

  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato;
  • ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio;
  • 1 litro de água.

Usar bicarbonato na limpeza de recipientes é fácil. Junte os ingredientes e passe a solução nos potes ou frascos que você deseja higienizar, como tábuas de carne, potes plásticos, cascas de frutas e legumes, cestos de lixo, entre outros. Deixe-os de molho por duas horas e enxágue. Conheça sete ingredientes simples que formam potentes produtos de limpeza caseiros

Limpar o micro-ondas

Essa é outra utilidade do bicarbonato na limpeza. Coloque o bicarbonato de sódio em uma esponja limpa e úmida e passe-a suavemente dentro e fora do micro-ondas sem arranhar (use o lado amarelo da esponja).

Limpar pentes, escovas e rolos de cabelo

  • 500 ml de água morna;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Mergulhe o que você deseja limpar nessa solução e deixe repousar durante algumas horas. Lave normalmente e deixe secar ao ar livre.

Limpar o forno

  • 1 copo com 3/4 de bicarbonato de sódio;
  • 1 copo com 1/4 de sal;
  • 1 copo com 1/4 de água.

Molhe todas as superfícies do forno com uma esponja ou um pano. Em seguida, jogue os ingredientes dentro do forno e os misture para formar uma pasta. Então espalhe por todo o interior do forno, evitando as aberturas de ventilação. Deixe a pasta no local durante a noite. De manhã, raspe e remova todos os restos do produto com uma esponja ou pano úmido.

Você vai adorar com o quão limpo seu fogão vai ficar! Saiba mais sobre esse truque de limpeza com bicarbonato na matéria: "Faça você mesmo: produtos sustentáveis para limpar o fogão e polir madeira".

Aumentar a eficácia do sabão de lavar roupas

  • ½ xícara de bicarbonato de sódio.

Acrescente o bicarbonato ao sabão em pó a cada lavagem para tornar a limpeza das roupas mais fácil e econômica, pois com o bicarbonato não será necessário colocar tanto sabão na hora da lavagem.

Limpar cortinas de chuveiro

Coloque o bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja ou escova limpa e úmida e passe na cortina.

Produtos de limpeza caseiros

Limpeza geral

O bicarbonato também pode integrar uma fórmula para limpeza básica de superfícies em geral. Confira os ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 4 colheres de sopa de vinagre;
  • 4 gotas de limão;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 litro de água.

Basta juntar tudo em um borrifador de limpeza. Ao contrário do que muitos podem pensar, o vinagre não deixa cheiro no ambiente. As gotas de limão são responsáveis por espalhar um aroma agradável e o bicarbonato de sódio elimina a gordura e as bactérias. Saiba mais sobre a fórmula na matéria: "Bicarbonato de sódio funciona como produto de limpeza".

Confira o passo a passo de como fazer esse produto de limpeza com bicarbonato:

Gostou? Conte para a gente se você conhece outra receita para fazer limpeza com bicarbonato! Lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança de que o produto é natural e não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.


Veja também:


 

Comentários 

 
0 #1 2016-07-12 01:09
Muito boas as dicas sobre o uso do bicarbonato de sódio para limpeza em casa! Sei um outro uso imbatível dele: para tirar o cheiro de café velho da garrafa térmica, é só pôr uma colherzinha de café de bicarbonato dentro da garrafa com um pouco de água fria.Depois de uns 10 minutos jogue fora e enxague pra usar com café novo!
Também é ótimo para banquear louças de banheiro, na cuba da pia e no vaso sanitário, assim como no tanque!Esfregue com bombril e um punhado de bicarbonato, que pode ser usado junto com o detergente líquido.
Parabéns ao site eCycle! Sempre ajudando seus leitores a viver melhor!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail