Borra de café: 13 usos incríveis

eCycle

Conheça 13 dicas para dar um destino mais eficiente e sustentável à borra de café

borra de café

A borra do café é a sobra de uma das bebidas preferidas dos brasileiros (somos o segundo maior consumidor de café do mundo!).

Mas o que nem todo mundo sabe é que, se for jogada no lixo comum, ela se decompõe e libera gases do efeito estufa, como o metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente que o do CO2 no aquecimento global (saiba mais sobre esse tema na matéria: "Aquecimento global: causas, consequências e combate").

Entretanto, nem tudo está perdido. É possível evitar a emissão desses gases por meio da compostagem ou, pelo menos, prolongar a vida útil do pó de café com atitudes simples, como usar a borra de café para fertilizar o solo, fazer uma máscara esfoliante, um aromatizar natural e até mesmo uma tinta atóxica.

13 maneiras de aproveitar a borra de café

borra de café

1. Fertilize o solo

A borra de café oferece nutrientes importantes para o solo. Ela é rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Entretanto, para a fertilização, não é aconselhável colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, tirando, assim, sua função de fertilizante. Então, uma alternativa para impedir a decomposição é balancear esses nutrientes ao misturar a borra de café com outros fertilizantes ou adubos que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo, como farinha de sangue, farinha de ossos e esterco de animais. Se preferir, substitua a farinha de sangue, a farinha de ossos e/ou o esterco animal por ovos triturados e cascas de frutas e legumes, deixando fermentar por aproximadamente 60 dias antes de aplicar no solo.

Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, na proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água. Borrife a mistura nos vasos ou canteiros.

Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café as protege, pois é um grande repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas; além de eliminar bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo. Para isso, polvilhe um pouco da borra de café na base das plantas.

2. Espante as pulgas

As pulgas são um problema comum em animais domésticos - e tratá-lo pode ser caro. Existem vários produtos de remoção de pulgas no mercado, mas muitos contêm química agressiva e podem produzir efeitos colaterais indesejados.

Felizmente, as pulgas não parecem gostar de café. Para livrar seus animal desses insetos, esfregue borra de café em movimentos leves em toda a pele do seu animal após a banho. Em seguida, lave e deixe seu companheiro secar como de costume.

A borra do café também proporciona suavidade e brilho ao pelo, mas há pouca ou nenhuma pesquisa para apoiar qualquer uma dessas alegações.

No entanto, as borras de café podem ser menos eficazes do que um produto de receita médica, por isso, se o seu animal de estimação tiver pulgas e este tratamento não funcionar, procure ajuda veterinária. Além disso, a borra de café só deve ser usada externamente. Ela pode ser tóxica para animais de estimação.

3. Neutralize odores

A borra de café contém nitrogênio, o que ajuda a eliminar o gás sulfúrico do ar quando este é combinado com o carbono (confira aqui estudo a respeito: 1), ajudando a eliminar maus odores.

Em uma tigela, deixe a borra do café secar ao sol. Em seguida, coloque na geladeira ou freezer para neutralizar odores de alimentos.

Você também pode encher meias velhas ou aquela meia-calça rasgada com borra de café e amarrá-las para fazer purificadores de ar portáteis. Outra opção é fazer arranjos com ervas e borra de café e espalhar pela casa (exceto no quarto, pois o aroma do café é estimulante e pode atrapalhar o sono).

Coloque a borra de café nos sapatos, saco de ginástica, gavetas do quarto, sob o assento do carro ou em qualquer outro lugar que possa precisar de alguma desodorização.

Você pode até mesmo deixar o pó de café na pia e usá-lo para esfregar as mãos depois de picar alho ou cebola.

4. Faça um produto de limpeza natural

A borra de café é abrasiva e pode ajudar a remover o acúmulo de sujeira em superfícies difíceis de limpar. Além disso, ela também tem propriedades antibacterianas e antivirais (confira aqui estudo a respeito: 2).

Use a borra para limpar a pia, polir as panelas ou limpar a grelha. Apenas tome cuidado para não usá-la em qualquer tipo de material poroso, pois ela pode causar manchas marrons.

5. Esfolie a pele

As partículas grossas da borra de café funcionam como um agente esfoliante que ajuda a remover a sujeira e as células mortas da pele.

Misture a borra de café com um pouco de água ou óleo de coco e esfregue suavemente com as mãos diretamente no rosto e no corpo (conheça os benefícios do óleo de coco para a pele na matéria: "Óleo de coco: benefícios, para que serve e como usar"). A borra de café também pode aumentar o fluxo sanguíneo, o que ajuda na saúde geral da pele (confira aqui estudo a respeito: 3).

6. Reduza a aparência da celulite

A celulite é uma condição que dá à pele uma aparência irregular com covinhas. Ela aparece quando os depósitos de gordura atravessam o tecido conjuntivo sob a pele. Aplicar a borra de café no local com celulite pode quebrar essa gordura e aumentar o fluxo sanguíneo para a área, diminuindo assim a aparência da celulite (confira aqui estudo a respeito: 4).

Basta misturar borra de café com água ou óleo de coco e esfregar por dez minutos, duas vezes por semana, em todas as áreas afetadas pela celulite.

7. Utilize como pigmento natural

Se você já derramou café em uma camisa branca, sabe que ele pode deixar uma mancha.

A borra de café (úmida) pode servir como um corante barato e totalmente natural que pode ser usado para colorir algodão, rayon, celofane, linho e papel (confira aqui estudo a respeito 5).

Esta é uma maneira fácil de dar aos tecidos e ao papel uma aparência vintage ou disfarçar manchas existentes em suas roupas e toalhas.

8. Estimule o crescimento do cabelo

Vários estudos realizados em tubos de ensaio descobriram que a cafeína, assim como a borra de café, estimula o crescimento do cabelo humano (confira aqui estudos a respeito: 6, 7, 8). Aplique a borra de café com movimentos circulares no couro cabeludo até duas vezes por semana.

9. Repare móveis riscados

Se você possui móveis de madeira, provavelmente notou que eles podem ser riscados facilmente. Para amenizar esse problema, faça uma pasta grossa com borra de café ​​e água.

Em seguida, esfregue a pasta no arranhão usando um cotonete, deixe-a descansar por cinco a dez minutos e depois limpe com um pano de algodão. Isso deve ajudar a ocultar o risco.

10. Utilize na compostagem

Com a borra de café adicionada à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para maior eficácia, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade (veja o guia da compostagem);

11. Faça um repelente de pragas

Ao usar o repelente químico é preciso considerar que, embora eficaz no combate às pragas, ele tem uma sobrevida maior na terra, pode matar outros insetos que são benéficos para a plantação e prejudicar a qualidade da planta. Para evitar esses transtornos, uma boa opção é utilizar a borra de café como repelente, principalmente se você mesmo tiver moído o café - ele se torna ainda mais efetivo no combate às pragas. Para isso, basta espalhar um pouco de borra de café na área desejada - insetos como formigas sumirão rapidamente.

12. Atraia minhocas

Minhocas adoram borras de café. Para isso, além do resto dos grãos de café, adicione sobras e cascas de alimentos e serragem. Desse modo, você convidará uma leva de minhocas para o seu jardim, o que o deixará mais rico em termos nutritivos. Dica preciosa: as minhocas adoram borras de café antigas. O cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas. Saiba mais.

13. Coloque no solo

Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma parte do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. O solo e a terra devem ser misturados numa proporção de um pra um. Após efetuar a mistura, espere aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal.


Veja também:


 

Comentários  

 
+12 #1 2013-07-11 00:53
Se eu ir guardando a borra em garrafas plásticas será que encontro algum lugar para levar? Moro no centro de São Paulo.
Citar
 
 
+10 #2 2013-07-12 14:43
Me disseram que a borra de café serve também para evitar entupimento de pias de cozinha, é verdade?
Citar
 
 
+15 #3 2014-03-26 20:48
Gostei muito dessas dicas, este é um site que todos que se preocupam com o meio ambiente deveriam acessar.
Parabéns!!!
Citar
 
 
+15 #4 2014-06-28 12:31
Sou um pequenino agricultor e faço, dos restos de frutas, legumes, hortaliças e folhas em geral e também o borra do café, o chamado "chorume" que tudo isso em decomposição em que vc coloca água junto em quantidade adequada. Esta decomposição, junto com a água, irá te fornecer um líquido escuro e forte, que mistura em litros de água, servirá de nutrientes para as plantas.
Citar
 
 
+5 #5 2015-08-19 14:36
Adorei as dicas tenho uma horta orgânica já prodizindo vegetais muito saudável, recomendo para todos amigos que tenham uma horta é bastante relaxante!

Prof° Paulo Landin.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail