Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O óleo de café verde é um poderoso antioxidante, muito recomendado para uso cosmético, mas com diversos fins

Originário da Etiópia, o café foi introduzido no Brasil no século XVIII e se desenvolveu graças ao solo e ao clima propícios para plantação, tornando-se o principal produto de exportação do país durante o século XIX. O café verde é simplesmente o grão de café que já conhecemos, mas antes da torrefação. O óleo de café verde, por sua vez, é extraído desses grãos que não amadureceram e seu uso apresenta inúmeros benefícios, como ajudar a emagrecer e prevenir diabetes.

O óleo de café verdese destaca na indústria cosmética e é utilizado como aromatizante, principalmente para alimentos. A produção desse óleo também é uma ótima alternativa para evitar o desperdício total de grãos de café de qualidade inferior, já que ainda conseguimos extrair óleo com todos os nutrientes desejados de um grão de café verde que não seria adequado para a produção da bebida.

Café verde emagrece mesmo? Entenda

A melhor espécie para se extrair o óleo de café verde é a Coffea arabica (café arábica), que é também a espécie com maior valor comercial e de melhor qualidade para a produção da bebida. A extração do óleo de café verde é feita por prensagem a frio. Embora o teor de óleo nos grãos de café verde seja de cerca de 11%, o rendimento dessa extração é baixo, cerca de 3 a 4% (quantidade extraída de óleo por peso total de grãos utilizados), de acordo com o estudo feito com café arábica para o II Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Propriedades e benefícios do óleo de café verde

O óleo de café verde contém inúmeras propriedades desejáveis para o uso cosmético e é um dos óleos vegetais mais indicados pra tal. Ele possui propriedades tonificantes, suavizantes e antissépticas e é muito utilizado em tratamentos de beleza corporais e faciais. É rico em ácidos graxos insaturados, como o ácido linoleico, que atua na cura de dermatites e alívio de eczemas. Os ácidos graxos promovem, também, a hidratação da pele e proteção contra raios UV (raios com grande influência no aparecimento de câncer de pele).

Outro componente encontrado no café verde são os fitosteróis, com propriedades de retenção da umidade, penetração e aderência na pele a aplicações cosméticas.

Nos cabelos, ele melhora a coesão entre as partículas de queratina e proporciona mais brilho e resistência. Atua também como hidratante, retira substâncias tóxicas dos fios e previne a calvície. No couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea e fortalece a raiz do cabelo.

Além disso, o produto é um potente antioxidante, graças à presença de ácido clorogênico e de tocoferóis (mais conhecido como vitamina E). Os antioxidantes têm ação no combate aos radicais livres, prevenindo, então, o envelhecimento precoce e a formação de rugas e manchas na pele.

O ácido clorogênico também atua na prevenção da diabetes tipo 2, a forma mais comum de diabetes no mundo. Ele diminui a quantidade de açúcar no sangue e ajuda no controle da glicose, de acordo com estudo feito por Joe Vinson, da Universidade de Scraton. Segundo Vinson, ele também atua no emagrecimento. Diminuindo a quantidade de açúcar no sangue, previne o acúmulo de gordura, já que o excesso de açúcar é transformado em gordura no corpo, e ao reduzir a absorção de glicose, obriga o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada.

Atuando também na perda de peso, o extrato tem função termogênica, que aumenta a temperatura do corpo, acelerando o funcionamento do metabolismo e aumentando o consumo energético – calorias são queimadas mesmo com o corpo em repouso. Há autores que também citam que o óleo de café verde reduz o apetite, diminuindo a ingestão de calorias extras diariamente. A cafeína e a teobromina presentes no extrato de café verde têm ação ativadora da circulação e ação lipolítica, que ajuda na quebra de gordura e, consequentemente, na diminuição da celulite.

Outra função já conhecida da cafeína é seu poder inibidor do sono, promovendo melhor rendimento e atenção, melhorando o humor e diminuindo a fadiga. A cafeína atua diretamente no sistema nervoso central como estimulante natural. Segundo um estudo da Harvard School of Public Health, publicado no The World Journal of Biological Psychiatry, a cafeína também pode agir como antidepressivo, aumentando a produção de alguns neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina.

O óleo de café verde tem importante aplicação na indústria de cosméticos, mas também pode ser facilmente encontrado puro, em cápsulas. Para tratamentos de pele e cabelo, recomendamos o uso em formulações cosméticas, mas verifique os componentes dessa formulação antes de utilizá-la para ter certeza de que contém somente produtos 100% naturais. O óleo de café verde industrializado pode perder muitas de suas propriedades. Para ajudar no emagrecimento, ele pode ser ingerido via oral, mas lembre-se de consultar sua médica ou médico antes de começar algum tratamento, já que podem haver contraindicações.

Encontre o óleo de café verde 100% natural na Loja eCycle.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Contraindicações

O óleo de café verde pode conter algumas substâncias que devem ser evitadas por quem sofre de hipertensão, tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gastrite, úlceras, problemas hepáticos e reumáticos.

Alguns efeitos colaterais da ingestão em excesso da cafeína são: agitação, arritmia, diarreia, dor abdominal, dor de cabeça, insônia, nervosismo, ansiedade, entre outros.

O descarte indevido de óleos vegetais, mesmo que 100% naturais, não é recomendado, já que eles possuem um alto nível de contaminação de águas e solos. O descarte por ralos e pias pode entupir os encanamentos. Para o descarte correto, coloque os resíduos em recipientes plásticos e leve a um local adequado. Encontre aqui onde você pode descartar.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais