Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além de fazer limpeza de tapete, produtos caseiros agridem menos o meio ambiente

Mais econômicos, os produtos de limpeza caseiros são uma ótima alternativa para quem não quer mais usar os químicos convencionais – que são tóxicos e contaminam o ar das residências. Além da vantagem financeira, os caseiros têm ingredientes menos danosos ao meio ambiente. Para fazer limpeza de tapete, por exemplo, bicarbonato de sódio, vinagre e óleos essenciais são boas opções.

Esses ingredientes são simples e baratos, além de menos agressivos. Aprenda como fazer limpeza de tapete usando uma mistura caseira e confira outras dicas de limpeza de tapete para remover manchas e tirar odores. Veja também como lavar tapete a seco.

Entenda para que serve água oxigenada

Por que usar produtos de limpeza caseiros?

De acordo com um estudo, os produtos de limpeza e de tratamento utilizados nos tapetes liberam substâncias nocivas no ambiente. Um exemplo são os químicos PFAS, produtos utilizados para impermeabilizar tecidos e torná-los antiaderentes. 

Com o tempo, esses produtos se desprendem do tecido, contaminando o ar, o solo e a água. Assim, pessoas e animais domésticos são contaminados com esses tóxicos, o que pode desencadear doenças, como câncer, doenças no sistema imunológico e infertilidade.

O estudo indica que as principais fontes para o contato com o PFAS são alimentos, água e materiais particulados presentes no ar, como a própria poeira das casas. Dessa forma, existe um movimento de algumas empresas para a produção de tapetes sem a presença desses químicos.

Apesar disso, os tapetes não são os únicos com a presença de PFAS. Esses químicos são utilizados em roupas, sapatos e móveis.

Limpeza de tapete

1. Bicarbonato e óleo essencial

Aprenda a fazer limpeza de tapete de uma forma sustentável. Bicarbonato de sódio e vinagre são opções naturais para limpar tapete, remover manchas e odores.

Materiais

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 10 a 20 gotas de óleo essencial de sua preferência;
  • 1 recipiente (de plástico ou vidro);
  • 1 colher;
  • 1 cartolina;
  • 1 furador.
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Procedimento

Insira o conteúdo das duas xícaras de bicarbonato de sódio e as gotas do óleo essencial no recipiente. Em seguida, use a colher para misturar bem as substâncias.

Feito isso, se quiser, use um pedaço da cartolina e o furador para fazer uma tampa com furos para o recipiente (uma espécie de tampa de saleiro, em proporções maiores). Em seguida, é só aplicar o conteúdo no tapete ou carpete.

Deixe a mistura descansando por 15 minutos até que ela absorva os odores. Depois, use o aspirador de pó no tapete para retirar o que sobrou e pronto!

Um bom lugar para guardar esta mistura é embaixo da pia da cozinha. Desse modo, ela vai neutralizar os odores do entorno e também pode servir para esfregar panelas, frigideiras e a própria pia, quando estiverem muito sujas.

Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

2. Bicarbonato e amido de milho

Essa receita é muito similar à de cima e tem a mesma função. Misture os dois ingredientes em proporções iguais e polvilhe sobre todo o tapete. Espere agir por alguns minutos. Essa mistura ajuda a puxar a sujeira que está agarrada nas fibras e depois é só fazer a limpeza de tudo com o aspirador de pó.

3. Bicarbonato e água oxigenada

Essa mistura é indicada para quem precisa remover manchas do tapete. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água oxigenada e aplique sobre a região das manchas. Espere agir por alguns minutos e retire com um papel ou pano branco e seco. Lembre-se de não esfregar a mistura, pois isso pode espalhar a mancha para outras áreas. Não use papéis coloridos ou jornais velhos, que podem soltar tinta e piorar o problema.

4. Vinagre

O vinagre é uma solução caseira para quem precisa neutralizar odores – ele é muito útil para limpar urina de animais. Se seu cachorro fez xixi no tapete, seque o máximo possível, depois borrife vinagre puro na área. Ele vai neutralizar a acidez da urina, eliminar o cheiro ruim e matar os germes.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais