Turismo sustentável é ‘ferramenta poderosa’ para proteger biodiversidade, diz organização

Recentemente, várias oficinas de capacitação foram realizadas em quatro sítios prioritários

Tursimo sustentável

Em mensagem para o Dia Internacional para a Diversidade Biológica, lembrado em 22 de maio, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, defendeu o turismo sustentável como “ferramenta poderosa” para proteger ecossistemas e preservá-los para as gerações futuras. “Biodiversidade é vida”, ressaltou a chefe da agência da ONU, que lembrou como o organismo tem apoiado iniciativas em prol da conservação do meio ambiente.

“Temos apoiado o treinamento de guias de ecoturismo para jovens na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Brasil. Na Bielorrússia, programas de turismo com base na natureza foram adaptados para atividades tais como observação de pássaros e canoagem, em cooperação com a Reserva da Biosfera de Vosges du Nord, na França”, explicou Bokova.

A dirigente afirmou ainda que a preservação da biodiversidade é também uma fonte verde de crescimento econômico e de oportunidades de trabalho. “O Programa O Homem e a Biosfera da Unesco, como a iniciativa Destinos da Biosfera, reúne destinos e certificados verdes, bem como formas de turismo certificadas, mostrando também um aumento da taxa de emprego de quase 70% em Portugal”, disse.

A Unesco conta com o Programa do Patrimônio Mundial para o Turismo Sustentável, iniciativa criada para fortalecer políticas e marcos de ação de seus Estados-membros. Recentemente, várias oficinas de capacitação foram realizadas em quatro sítios prioritários do Patrimônio Mundial em Lesoto, Malaui, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

“Precisamos juntar forças e encontrar novas formas para proteger e promover a biodiversidade como um patrimônio compartilhado e uma condição para um futuro sustentável para todos”, enfatizou Bokova, que acrescentou que a preservação da multiplicidade de espécies no mundo é “condição fundamental para ecossistemas resilientes”.


Fonte: ONUBR

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail